quarta-feira, agosto 30, 2006

John Williams - Iberia [1992]



Eis mais um excelente (afinal, em se tratando de Williams, qual não o é?) do virtuoso John Williams. Desta vez, a interpretação recai sobre nomes como Miguel Lloblet, Enrique Granados e Isaac Albeniz. Espero que gostem.


A lista das músicas:

Miguel Llobet (doravante ML): Nine Catalan Folksongs:Canço del lladre
ML - El testament d'Amelia
ML - La filadora
ML - El mestre
ML - La nit de Nadal
ML - L'hereu Riera
ML - Lo fill del rei
ML - La pastoreta
ML - El Noi de la Mare
Joaquín Rodrigo: En los trigales
Isaac Albéniz (doravante IA): From Iberia Arr. GrayEl Albaicín Book 3, No. 1
IA - Triana Book 2, No. 3
IA - Rodeña Book 2, No. 1
Os links para download: JOHN WILLIAMS - IBERIA

Marcadores:

terça-feira, agosto 29, 2006

Leo Brouwer - Estudos (em PDF)

Quem pensa que Cuba é terra de Fidel e charutos pode estar extremamente equivocado. Eis aqui o exemplo vivo disso. Brouwer é um violonista virtuoso, certamente. Disso não nos resta dúvida. Mas o mais interessante, é o que fez esse cubano pelo didatismo do violão. Os famigerados "Estudios Sencilios" são importantíssimos na desenvoltura técnica de todo estudante do violão. Particularmente, não sou um grande entusiasta de Brouwer. Os diletos e virtuais violonistas que visitam-me que me perdoem, claro.
Enfim. Eis, aqui, em arquivos de não tão boa qualidade (infortunamente) os "Nuevos Estudios Sencicilios" e outros 10 estudos. Espero que os nobres e virtuais amigos gostem.
O link para download: LEO BROUWER - ESTUDOS.

sábado, agosto 26, 2006

Narciso Yepes - Plays Joaquín Rodrigo

Bem. A grande maioria daqueles que apreciam as obras para violão erudito, conhece um famossísimo concerto composto, nos idos de 1939, por J. Rodrigo: O Concerto de Aranjuez. Nem preciso mencionar, aqui, a beleza desse concerto, tampouco sua importância. Mas o que poucos sabem, é que J. Rodrigo, infortunamente, tornou-se cego aos 3 anos de idade. Fato que, obviamente, não elidiu seu brilhantismo, sua competência e sua genialidade. Podemos constatar isso nas belíssimas peças que fazem parte deste álbum, executado pelo também brilhante violonista Nárciso Yépes.
Infelizmente, tal trabalho não conta com as famigeradas obras Concerto de Aranjuez e Fantasia para un Gentilhombre, que Rodrigo compôs em homenagem a Andrés Segóvia. Mas, sem sombra de dúvida, as peças que fazem parte deste álbum trazem a essência da obra de Joaquin Rodrigo: maestria, qualidade e multivocidade.
Enfim. Ouçam tais obras e, também, deslumbrem-se.
Eis a lista das músicas:

Narciso Yépes Plays Joaquin Rodrigo

01. Invocacion y danza
02. Ya se van los pastores
03. Por caminos de Santiago
04. Piezas Españolas-Allegro
05. Piezas Españolas-Andante
06. Piezas Españolas-Allegro
07. En tierras de Jerez
08. Zarabanda Lejana
09. Sonata giocosa-Allegro
10. Sonata giocosa-Andante
11. Sonata giocosa-Allegro
12. Junto al Generalife
13. Entre olivares

O link para download: NARCISO YÉPES - JOAQUIN RODRIGO.

Ps: Indultem-me, pois não encontrei a capa do disco.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Kazuhito Yamashita - A. Vivaldi - As 4 Estações


Quem não conhece as quatro estações de Vivaldi? Oras, ninguém não é mesmo. Mas pergunte por aí quem já ouviu qualquer dos concertos (primavera, outono...) executados no violão. Hummm ... provavelmente ninguém, não é mesmo? Agora tens tu a chance de ouvir como um violonista pode afirmar com todo orgulho: meu instrumento é uma orquestra ambulante, hehehe. Ademais, pode-se "gabar", também, de ser um dos poucos felizardos a afirmar que já escutou As quatro estações em nosso estupendo instrumento.

É indescritível a maestria com que Yamashita executa os concertos desse álbum. A precisão, a sutileza do toque, a grandiosidade que ele confere ao instrumento, enfim, escutem. Levo-me a crer que escutanto, vocês farão inferências ainda melhores e mais aprofundadas.

Bom. Deixando para trás o discurso inflamado em favor do Sr. Yamashita [:-) , passo agora à lista de músicas do já famigerado cd.

A. Vivaldi 'The Four Seasons' (K.Yamashita & L.Coryell) [1984]

01. Concerto No.1 "Spring"

02. Concerto No.2 "Summer"

03. Concerto No.3 "Autumn"

04. Concerto No.4 "Winter"

O Link para download: KAZUHITO YAMASHITA - QUATRO ESTAÇÕES

Link repostado no dia 23-01-2008. Qualquer problema não hesitem em me avisar. Amplexos!

Marcadores:

quinta-feira, agosto 17, 2006

Andrés Segóvia - The Baroque Guitar (1969)

Este é mais um álbum do inigualável mestre na arte das seis cordas. Escutar Segóvia tocando é, ao mesmo tempo, animador e desalentador, hehe.
Pois bem. Neste trabalho, o dileto violonista executa peças de Haendel, Scarllatti, Weiss, entre outros expoentes da música barroca, como Bach.
Não há muito o que se possa falar sobre tal álbum. Somente que é indispensável na prateleira de todo bom violonista.
Infelizmente, não consegui um avatar com a capa do cd. Mas a lista com as músicas, ah, essa está aqui, hehe.
O link para download: SEGOVIA - THE BAROQUE GUITAR
Andrés Segóvia - The Baroque Guitar [1969]

1. Henry Purcell / Prelude
2. Purcell / Menuet
3. Purcell / A New Irish Tune
4. Purcell / Jig
5. Purcell / Rondo
6. Domenico Scarlatti / Sonata in A L. 483 (Trans. John Williams)
7. Georg Handel / Sonata in D minor
8. Handel / Fughette
9. Handel / Air
10. Handel / Passepied
11. Frescobaldi / Passacaglia
12. Frescobaldi / Corrente
13. Silvius Leopold Weiss / Fantasie
14. Weiss / Tombeau sur la mort de M. Conte d'Logy
15. Weiss / Menuet I - Menuet II
16. Johann Sebastien Bach / Prelude (Cello Suite No. 1)
17. Bach / Gavotte (Cello Suite No. 6)
18. Bach / Bourie (Lute Suite)
19. Bach / Bourie (Violin Partita No. 1)
20. Bach / Courante (Cello Suite No. 3)
21. Handel / Allegretto Grazioso
22. Handel / Gavotte
23. Handel / Minuet
24. Handel / Sarabande
25. Scarlatti / Sonata L. 79

quinta-feira, agosto 10, 2006

Tom Jobim - Songbooks

Não há muito o que se possa dizer sobre Tom Jobim. Ou melhor, há muito, mas o essencial é melhor dito através de aforismos. É tamanha a importância dele para nossa música, que me faltam adjetivos. Talvez tenham, também, essa momentânea perturbação de sua cognoscibilidade lingüística, hehe.
Enfim ... sei que esse blog tem o objetivo de difundir material erudito acerca no universo violonístico mundial. Não obstante, creio que seja mister conhecer algumas composições de nossa música, e ter algum material de nossos melhores compositores.
Pois bem, aqui estão três livros interessantíssimos. Tratam da história da música brasileira no seu auge.
Espero que gostem.
Os créditos pelo link devem ir para: Marcos Alberto Carvalho Luz.

John Williams - The Baroque Album (1987)


Disponibilizo mais um álbum do emérito violonista John Williams. Neste trabalho, ele executa peças do período barroco, passando por compositores essenciais dessa fase musical, como: Bach, Scarlati e Weiss.
Eis o link para download: JOHN WILLIAMS - THE BAROQUE ALBUM


A lista das músicas:

All music transcribed by John Williams Georg Philipp Telemann: Bourreé alla Polacca [03.00] Domenico Scarlatti: Sonatas
E Major K.380 (L23) [04.04]
D Minor K.213 (L108) [05.04]
A Major K.448 (L485) [03.04] J.S. Bach: Chaconne (Violin Partita No. 2 in D Minor BWV 1004) [13.50] Francois Couperin: Les baricades mistérieuses [04.06] Francois Couperin: Les moissoneurs [02.08] Domenico Scarlatti: Sonatas
A Minor K.175 (L429) [03.30]
D Major (Orig. C Major) K.159 (L104) [02.53]Lodovico Roncalli: Passacaglia [04.36] Sylvius Leopold Weiss: Fantaisie [02.23] Sylvius Leopold Weiss: Tombeau sur la mort de M.Cajetan [04.15] Sylvius Leopold Weiss: Passacaglia [04.10]

quarta-feira, agosto 09, 2006

Baden Powell - Songbook


Baden Powell de Aquino, violonista brasileiro, (Varre-Sai, RJ, 6 de agosto de 1937 - Rio de Janeiro, RJ, 26 de setembro, de 2000). Filho de Dona Adelina e do violinista Lino de Aquino, que deu-lhe esse nome por ser fã do criador do Escotismo, general britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. É pai do pianista e tecladista Phillipe Baden Powell e do violonista Louis Marcel Powell (ambos nascidos na França) e primo do violonista João de Aquino.
Baden Powell tinha uma maneira única de tocar violão, incorporando elementos virtuosísticos da técnica clássica e suíngue e harmonia populares. Ele explorou de maneira radical os limites do instrumento, o que o transformou em uma rara estrela nacional da área com trânsito internacional.
Conheceu Vinicius de Moraes em 1962, formando uma parceria musical, criando músicas como o Samba da Bênção, Samba em Prelúdio e Deixa.
Teve músicas gravadas por Beth Carvalho (Samba do Perdão, parceria com Paulo César Pinheiro), Elis Regina (Samba do Perdão, Quaquaraquaquá, Aviso aos Navegantes, todas em parceria com Paulo César Pinheiro; Cai Dentro).
Disponibilizo para os eminentes violonistas virtuais, um songbook com a obra de Baden. Eis o link: BADEN POWELL - SONGBOOK.

domingo, agosto 06, 2006

Seleção de obras para violão erudito

Pois bem: eis que disponibilizo para os nobres amigos um arquivo contendo o link para 1244 peças voltadas ao nosso nobre instrumento. Tais links fazem parte da biblioteca real de Copenhagen, que os virtuais amigos podem acessar aqui: Royal Library of Copenhagen.
Selecionei, pois, dessa biblioteca, boa parte de seu exclente material para violão. São obras digitalizadas de Tárrega, Segóvia, Strauss, Wagner, Mertz, Carcassi, Carulli, Giuliani entre muitos e muitos outros.
Enfim: é sempre bom conservar em nossa biblioteca - que agora com os adventos tecnicistas tornou-se virtual - um bom material. Este, não somente é bom como incrivelmente magnífico.
Espero que gostem.
Eis o arquivo para download: SELEÇÃO DE OBRAS PARA VIOLÃO ERUDITO.
Post Scriptum: Atualizei o link hoje, 02/01/07. Qualquer problema com este ou outro link, não hesitem em me avisar. Abraços.

Heitor Villa Lobos - Doze Estudos

Indiscutivelmente, HVL foi um divisor de águas na música brasileira. Com efeito, a obra para violão pode ser dividida a.HVL e d.HVL, hehe. Enfim, assim como Tom Jobim, esse compositor é essencial para a cultura brasuca, e, como não poderia deixar de ser, é mister para aqueles que, assim como eu, amam a arte das seis cordas.
Villa Lobos nem sempre foi tão famigerado assim. O que deu à ele reputação internacional foi, exatamente, a composição desses doze estudos. O eminente violonista compôs tais estudos em Paris, nos idos de 1929. Desde então, Segóvia, John Williams, Julian Bream e muitos outros violonistas já gravaram tais belos estudos.
Eis que aqui disponibilizo para os virtuais amigos, os 12 estudos para violão em PDF.
Eu já havia postado, há algum tempo, a interpretação que Turíbio Santos faz desses 12 estudos, além de outras obras de Villa Lobos. A quem quiser, é só dar uma pesquisada nos "posts" mais antigos.

Enfim ... aqui está o link para download: VILLA LOBOS - 12 ESTUDOS

Os créditos desse link devem ir para: Rafael GV - link , obrigado.

sábado, agosto 05, 2006

Julián Bream - Adagios Guitar Favorites for Romantic Daydreams

Eis aqui um dos maiores violonistas do mundo. Este verdadeiro lorde inglês é considerado por muitos como um dos maiores virtuoses do século 20. Neste álbum, intitulado: Adagios Guitar Favorites for Romantic Daydreams, Bream esbaja seu virtuosismo e sua competência como músico. Interpretano belas peças como o Concerto em D de Vivaldi (RV 93) ou a famigerada Clair de Lune (atente para a maravilhosa transcrição dessa peça) de Debussy, Bream hiptotiza-nos com sua precisão e maciez de toque.

Enfim ... é um disco indispensável a biblioteca de todo violonista que se preze.
JULIAN BREAM - ADAGIOS GUITAR FAVORITES FOR ROMANTIC DAYDREAMS:
Parte I & Parte II.

O disclist:
1. 5:08 Debussy, Claude - Clair De Lune
2. 4:45 Debussy, Claude - Rêverie
3. 6:15 Ravel, Maurice - Pavane Pour Une Infante Défunte
4. 3:18 Fauré, Gabriel - Dolly Suite Op.56 - Berceuse (Lullaby)
5. 3:45 Vivaldi, Antonio - Concerto in D for Lute and Strings RV93 - Largo
6. 3:22 Vivaldi, Antonio - Concerto in G for Two Lutes and Strings RV532 - Andante
7. 5:09 Rodrigo, Joaquín - Fantasía Para Un Gentilhombre - Españoleta
8. 10:40 Rodrigo, Joaquín - Concierto De Aranjuez - Adagio
9. 5:01 Boccherini, Luigi - Guitar Quintet in E Minor G.451 - Adagio
10. 6:21 Giuliani, Mauro - Guitar Concerto in A Op.30 - Andante Siciliano
11. 5:57 Sor, Fernando - L'Encouragement Op.34 - Cantabile
12. 3:00 Cimarosa, Domenico - Sonata in C-Sharp Minor
13. 2:28 Carulli, Ferdinanado - Serenade in A Op.96 - Larghetto
14. 3:28 Fauré, Gabriel - Dolly Suite Op.56 - Dolly's Garden
15. 3:43 Fauré, Gabriel - Dolly Suite Op.56 - Tendresse

Marcadores:

John Williams - Spanish Guitar Music

Mais um álbum do eminente violonista John Williams. Aqui, ele interpreta clássicos da guitarra espanhola como: Albeníz, Moreno Tórroba, Gaspar Sanz, Enrique Granados, Joaquín Rodrigo, entre muitos outros.

O link para download: JOHN WILLIAMS - SPANISH GUITAR MUSIC, LINK I & LINK II.

Eis os disclist:
John Williams - Spanish Guitar Music - 1990
1. 6:20 Isacc Albéniz - Asturias
2. 2:49 Isacc Albéniz - Tango
3. 1:23 Gaspar Sanz - Canarios
4. 3:45 Joaquín Rodrigo - Fandango
5. 3:32 Frederico Moreno Torróba - Nocturno
6. 1:14 Julio Sagreras - El Colibri
7. 3:13 Mateo Albéniz - Sonata in D
8. 1:49 Manuel de Falla - The Corregidor's Dance
9. 2:29 Manuel de Falla - Fisherman's Song
10. 2:21 Manuel de Falla - The Miller's Dance
11. 2:47 Frederico Moreno Torróba - Madroños
12. 1:11 Trad. Catalan folksong - La Nit de Nadal
13. 2:27 Trad. Catalan folksong - El Noy de la Mare
1 4. 3:43 Enrique Granados - La Maja de Goya
15. 6:43 Isacc Albéniz - Cordoba
16. 3:33 Francisco Tárrega - Recuerdos de la Alhambra
17. 4:21 Enrique Granados - Spanish Dance No.5
18. 2:13 Trad. Catalan folksong - El Testamen de Amelia
19. 3:26 Heitor Villa-Lobos - Prelude No.4 in E minor
20. 4:32 Isacc Albéniz - Sevilla
21. 3:32 Manuel de Falla - Homanaje
22. 1:43 Alonso Mudarra - Fantasía
23. 4:39 Joaquin Ruina - Fandanguillo, Op.36

sexta-feira, agosto 04, 2006

John Williams - The Great Paraguayan


Agustin BARRIOS MANGORÉ (1885-1944)
Guitarrista e compositor paraguaio. Recebeu a primeira educação musical num colégio jesuíta onde se utilizava a guitarra no estudo da harmonia. Com a idade de 13 anos Gustavo Sosa (um aluno de Juan Alais) inicia o pequeno Agustin nos métodos de Sor e de Aguado, nas peças de Tárrega, Viñas, Arcas e Pargá. Além de música, recebe formação em história, matemáticas e literatura no Colégio Nacional de Asunción. Agustin fala espanhol e guarani, lê e compreende francês, inglês e alemão, interessa-se pela filosofia, poesia e teologia. Musicalmente Agustin Barrios é um grande improvisador, testemunhos dizem-nos que improvisava de maneira espontânea até em concertos. Compôs cerca de 300 peças das quais infelizmente uma parte se perdeu. Barrios deu concertos desde 1906 até à sua morte. Nos anos 1934-1936 veio à Europa, tocando na Bélgica, Alemanha, Espanha e Inglaterra. Barrios foi o primeiro guitarrista a gravar discos comerciais de 78 rotações. Muitas das suas obras sobreviveram graças ao disco. Morreu muito pobre a 7 de Agosto de 1944 em El Salvador.
Neste álbum, o estupendo violonista australiano John Williams presta sua homenagem a este compositor. De fato, Barrios compôs obras primas. Basta atentar para a bela peça em trêmolo La Ùltima Canción ou para a performática La Catedral.
Eis o disclist:
John Williams - The great Paraguayan - 1990
01 - Vals nº 3
02 - Prelúdio em C menor
03 - Cueca
04 - Maxixa
05 - La Catedral
06 - Julia Florida (Barcarola)
07 - Vals nº 4
08 - Una Limonsita Por El Amor de Dios (La Ùltima Canciòn)
09 - Mazurka Apassionata
10 - Las abejas
11 - Medallon antiguo
12 - Choro de saudade
13 - Aire de zamba
14 - Aconquija
15 - Prelude in G minor
16 - Sueño en la floresta
17 - Villancico de navidad
Esse é um álbum completo: conserva beleza nas músicas que, com maestria e destreza, são excecutadas por J.W.
O link para o download: JOHN WILLIAMS - THE GREAT PARAGUAYAN

Andrés Segóvia - J. S. Bach - Guitar arrangements


Pouquíssimas vezes podemos afirmar em toda a história da música que somente uma pessoa tenha impulsionado um instrumento até o ponto de resultar no desenvolvimentodecisivo do mesmo.Segóvia, aliás, enobreceu o violão, um instrumento mal visto no mundo da músicaséria e que quase não se cultivava dentro dele - estava mais limitado ao campo damúsica popular e do flamengo, e confinado portanto em festas e tavernas -convertendo-o em respeitável todas as partes, habitual e até imprescindível nosconservatórios e escolas de música do mundo inteiro. E, não bastando, impulsionoudecisivamente a composição de peças pensadas expressamente para o violão, cujaliteratura era muito escassa: Castelnuovo-Tedesco, Falla, Hindemith, Ibert, Jolivet,F. Martin, Milhaud, Moreno Torroba, Ponce, Rodrigo, Roussel, Tansman, Turina eVilla-Lobos são alguns dos grandes compositores que escreveram, graças ao estimulode Segóvia, para o violão. Além disso, Segóvia transcreveu para o violão uma grandequantidade de obras compostas originalmente para alaúde, cravo e inclusive para piano (páginas de Chopin, Mendelssohn, Brahms, Grieg, Granados, Albéniz, Acriabin,Debussy, etc.).
Segóvia desenvolveu uma técnica incomparável; aos 16 anos deu seu primeiro recital em Granada, com tão grande êxito que pode apresentar-se sucessivamente em outras cidades espanholas, culminando o ano de 1912 em Madrid, elevando-o em 1916 a um giro pela América do Sul. Sua apresentação em Paris, em 1924, graças ao apoio de Pablo Casals, causou verdadeira sensação, inclusive nos assistentes tão ilustres e exigentes como Paul Dukas e Manuel de Falla: assombraram,sobretudo, suas reveladoras interpretações de Bach (transcrições feitas por ele mesmo), um patriarca da música, embora até então não suficientemente conhecido. E o fizeram enveredar pelo amplíssimo campo do repertório barroco que potencialmente se abria para o violão, o que foi se tornando uma realidade nos anos seguintes.
Disponibilizo aqui, então, um registro desse "passeio" (literalmente, diga-se) pelo universo barroco, realizado pelo emérito mestre em seu álbum intitulado: J. S. Bach - Guitar arrangements - The Segovia Collection, Vol.1.
Eis o "disclist":
J. S. Bach – Guitar arrangements, The Segovia Collection #1
1. Three Lute Pieces - Allemande
2. Three Lute Pieces - Sarabande
3. Three Lute Pieces - Gigue
4. Three Pieces from Violin Partita No.1 - Sarabande
5. Three Pieces from Violin Partita No.1 - Bouree
6. Three Pieces from Violin Partita No.1 - Double
7. Suite No.3 for Cello (arr. Duarte) - Prelude
8. Suite No.3 for Cello (arr. Duarte) - Allemande
9. Suite No.3 for Cello (arr. Duarte) - Courante
10. Suite No.3 for Cello (arr. Duarte) - Sarabande
11. Suite No.3 for Cello (arr. Duarte) - Bouree 1 & 2
12. Suite No.3 for Cello (arr. Duarte) - Gigue
13. Prelude for Lute
14. Siciliano from Violin Sonata No.1
15. Gavotte en Rondeau from Violin Partita No.3
16. Chaconne from Violin Partita No.2