sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Andrés Segóvia - Maestro, Maestro


Antes de tudo devo agradecer a capa deste álbum, que me foi gentilmente cedida pelo querido e dileto usuário de nosso blog: José Carlos Falcone. Em nome de toda a nossa comunidade, eu agradeço o seu mirífico gesto. Muito obrigado!

Já que a moda é Segóvia e Segóvia nunca sai de moda, eis que deixo por aqui outro álbum desse maravilhoso e absolutamente eminente violonista. Com efeito, é um álbum excelente, onde o grande mestre desfila toda a sua técnica e mostra por que recebe o epíteto de “o maior violonista de todos os tempos”.
Trata-se de um álbum duplo, que conserva clássicos e peças pouco usuais na maioria do repertório dos violonistas contemporâneos. Pois bem. Certamente, este é um álbum em que o preexcelente e excelso Andrés Segóvia brinda-nos com seu toque macio, preciso e virtuoso.


Eis o disclist do álbum:

Andrés Segóvia – Maestro, maestro

Disco I
01 – Recuerdos de la Alhambra
02 – Estudio Brillante
03 – Capricho Arabe
04 – Madroños
05 – Granada
06 – Cancion Popular Mejicana
07 – Danza de Venezuela
08 – Serenata
09 – Dos Canciones Catalanas
10 – Leccion de Guitarra nº 4
11 – Danza Española nº 5
12 – Estudio 19 en Si Menor
13 – Sevilla
14 – Variaciones sobre la Flauta Mágica

Disco II
01 – Villano y Ricercar
02 – Españoleta y Fanfarre de Caballeria de de Napoles
03 – Danza de las Hachas
04 – Canario
05 – Rondo
06 – Bouree I y II
07 – Pavana nº 6
08 – Pavana nº 5
09 – Pavana nº 4
10 – Sarabande
11 – Albada
12 – Courante
13 – Minueto
14 – Danza Española nº 3
15 – Astúrias

Os links: ANDRÉS SEGÓVIA – MAESTRO, MAESTRO.


Disco I: Parte 1 & Parte 2.

Disco II: Parte 1 & Parte 2.

Marcadores:

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Andrés Segóvia - Recital Íntimo



Bem. Qual é a primeira dica que damos a alguém que é ainda um neófito na arte das seis cordas? “Procure um bom professor”, não é? Tal frase já quase se tornou um aforismo violonístico, hehe. Pois bem. Esse simpático senhor aí de cima nunca teve um professor. Bem, nunca é uma palavra um tanto quanto forte. Certamente, ele deve, em algum momento, ter tido algum. Contudo, Andrés Segóvia é um autodidata. E como tal, tornou-se o maior violonista de todos os tempos.

Neste interessante álbum, o grande mestre interpreta obras de Weiss, Sor, Bach, entre outros. As peças são, por assim dizer, mais calmas, andantes, com movimentos mais largos, espaçados; o que confere as músicas uma áurea mais íntima, ou seja, realmente consegue chegar a essência, ao âmago de seus ouvintes, provocando sensações maravilhosas. O que, aliás, é de praxe em se tratando de Segóvia.
Bom. Deixemos de tanta conversa e partamos logo para os negócios, hehehe. Eis o disclist desse excelente álbum:

01 - Weiss – Bourre
02 - G. Benda - Sonatina en Re Mayor
03 - G. Benda - Sonatina en Re Mayor
04 - J.S. Bach - Tres movimientos Suite Nº1 para cello
05 - D. Scarlatti - Dos Sonatas
06 - F. Sor - Andante Largo en Do Menor
07 - F. Sor - Minueto en La Mayor
08 - F. Sor - Minueto en Do Mayor
09 - Vicente Asencio – Dipso
10 - Ponce - Preludio en Mi Mayor
ANDRÉS SEGÓVIA – RECITAL ÍNTIMO - PARTE I & PARTE II.

Marcadores:

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

John Williams - The Black Decameron - Música de Leo Brouwer


Eis aqui uma união, ao mínimo, interessante. Um dos maiores violonistas de todos os tempos executando obras de um dos maiores compositores do século passado. Pois é. Leo Brouwer foi, sem dúvida, o maior expoente das américas em matéria de composição. E John Williams, juntamente com a ilustre e competente "Sinfonietta" de Londres, executa as obras desse grande e magnífico mestre com virtuosismo, desprendimento, energia e paixão.
Certamente, trata-se de um álbum muito bom de um violonista preexcelente interpretando um compositor eminente. Não preciso dizer mais nada, não?! Ah sim! A não ser o disclist, hehe.
Ei-lo:
John William - The Black Decameron - Music of Brouwer
1. Concerto De Toronto (For John Williams):: Moderato, II Theme And variations
2. Concerto De Toronto (For John Williams):: Theme
3. Concerto De Toronto (For John Williams):: Variation 1
4. Concerto De Toronto (For John Williams):: Variation 2
5. Concerto De Toronto (For John Williams):: Variation 3
6. Concerto De Toronto (For John Williams):: Variation 4
7. Concerto De Toronto (For John Williams):: III, Tempo Libero. Allegro
8. Elogio De La Danza - Eulogy For The Dance: Lento, Obstinato
9. El Decameron Negro (1981): El Arpa Del Guerrero
10. El Decameron Negro (1981): La Huida De Los Amantes Por El Valle De Los Ecos
11. El Decameron Negro (1981): Balada De La Doncella Enamoradal
12. Hika: 'In Memoriam Toru Takemitsu' (1996)
JOHN WILLIAMS - THE BLACK DECAMERON - Parte I & Parte II.

Marcadores:

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Duo Assad & Nadja Salerno-Sonnenberg


Os irmãos Assad são, indiscutível e indubitavelmente, dois dos melhores violonistas que vivem no globo. Além disso, juntos, são, certamente, o maior Duo em atividade no planeta. Não há como negar a proeminete e virtuosa carreira dos irmãos paulistas. Afinal, quando mudaram-se para o Rio, ainda jovens, estudaram com a preexcelente pupila de Segóvia: Monina Tavora. Mas creio que não se deva somente a isso a grande sonoridade de seus violões, mas também deve-se reconhecer a pontualidade, a genialidade, enfim, a destreza e a grande sincronia e harmonia dos dois violões que parecem ser um só na mão desses miríficos violonistas.
Como começaram a tocar juntos (em casa, ainda bem jovens, pois o pai gostava muito de música, especialmente de choro), tiveram os mesmos professores, apreenderam as mesmas técnicas, tornaram-se, com efeito, muito interativos e tautócronos. E é realmente instigante e absolutamente magnífica a execução desses irmãos. Em verdade, aquele que os escuta logo se apaixona. Ainda mais quando tão emérita violinista faz, também, parte dessa formação.
Neste álbum, a famigerada e virtuosa violinista Nadja Salerno-Sonnenberg marca presença. Aliás, o álbum é que é dela, e os irmãos Assad os convidados, hehe. Mas como o nosso blog trata de outro instrumento de cordas que não o violino, resolvi enaltecer o nome dos irmãos. Perdoem-me a inversão na relação dos papéis. Enfim. Mas Sérgio e Odair, em certas músicas e passagens durante o álbum, quase são ofuscados, tamanha é a musicalidade e admirável precisão e energia de Nadja. Talvez por isso mesmo ela seja uma das maiores violinistas de que se tem notícia: dizem que a energia que ela transmite no palco, a sua magnífica interpretação, tudo isso é de tal forma sublime que, para os felizardos que já tiveram a oportunidade de vê-la ao vivo (dentro dos quais eu não me encontro, hehe), dizem ser um dos espetáculos eruditos mais belos e fascinantes. Quem sou eu para discordar...
Bom. O que quero é que conheçam esse maravilhoso Duo e, ainda mais, essa proeminente e bela (em todos os sentidos que essa palavra possa ter) violinista. Espero que gostem. Irei aproveitar o ensejo e, em breve, postar outros álbuns dos irmãos Assad.
Por hora, deixo aqui o disclist desse:
Nadja Salerno-Sonnenberg, Sergio & Odair Assad
01. Andalucia
02. Fantasy on Dark Eyes
03. The Chase
04. Istanbul Awakening and Turkish Dance
05. Tatras
06. Gypsy Songs
07. Vardar's Boat
08. Nuages
09. Somogy's Dream
DUO ASSAD E NADJA SALERNO-SONNENBERG:

Marcadores:

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Duo Abreu - Discografia


Eis aí um dos maiores (senão o maior) Duo brasileiro de que já se teve notícia. Com efeito, os irmãos Eduardo e Sérgio proporcionaram uma nova experiência em seus ouvintes, ao executar obras com uma finesse sem precedentes, uma magnitude sem igual, um precisão fabulosa e uma musicalidade estupenda. Em todos os bons e excelentes álbuns desses violonistas podemos perceber a grande, bem desenvolvida e inigualável técnica desses dois miríficos violonistas.
Os irmãos Abreu desenvolveram uma das mais brilhantes carreiras de concertistas internacionais. Ambos estudaram com Antonio Rebelo (que, se não me engano, foi avô deles) e com Adolfina Raitzin de Távora. Foram premiados, em 1967, no Concurso Internacional de Violão da O.R.T.F.. Também realizaram gravações em outros países, especialmente na Inglaterra. Atualmente, Sérgio dedica-se à construção de violões que, diga-se, são um dos melhores produzidos em todo o planeta.
Pois bem. Logo no começo da existência de nosso estimado blog, havia eu postado tais álbuns. Contudo, truísticamente, eles expiraram. Mas poteio-os novamente para que todos possam aproveitar a magnificência de tal Duo. Eis aí a discografia completa desses sublimes irmãos:
Disco de 1968: Parte I & Parte II
Álbum Gravado na CBS em 1969: Parte I & Parte II
The 1970's BBC Recordings: Parte I & Parte II
E este aqui é um vídeo do preexcelente Duo a tocar uma Sonata de Scarlatti na década de 70, em um programa da Rede Globo: Duo Abreu - Domenico Scarlatti Sonata K.141 - 1974 - Vídeo
Recentemente, os bons e amáveis usuários de nosso estimado espaço virtual reclamaram de problemas com a 5ª faixa do primeiro álbum, de 1968. Se, porventura, tiverem baixado o álbum e essa faixa apresentar problemas baixe-a separadamente aqui: FAIXA 5 - ÁLBUM 1968.
AQUI podem encontrar dois álbuns gravados ao vivo pelo egrégio Duo.

Marcadores: