sexta-feira, agosto 31, 2007

Marcelo Kayath - Guitar Classics from Latin America Vol 02


Saudações, meus amados leitores. Infelizmente, já começo tal post com escusas: não tenho tido muito tempo para passar por aqui e deixar bons álbuns aos caros amigos. O trabalho me toma um tempo absurdamente grande (uma verdadeira elucubração!), e, ademais, por esses dias tudo está um tanto quanto estranho por aqui. O fato é que gostaria, se possível, que me perdoassem a incúria. Perdoem esse azafamado e insípido ente que vos escreve.

Pois bem. Deixarei aqui outro álbum de Kayath. Creio que o primeiro fez um certo sucesso, agradando diversas percepções. Sendo assim, trago-vos mais um álbum, com a prestimosa contribuição do grande Adonai Padilha. Certamente, falarei em nome de todos ao agradecer tal estimado amigo: obrigado!

Neste segundo álbum, vemos dois dos mais egrégios compositores latino-americanos: Augustin Barrios e Manuel Maria Ponce. Indubitavelmente, interpretados com uma temperança, virtuosidade e absoluto primor. Como não poderia deixar de ser, Marcelo Kayath surpreende pela excelente e invejável técnica, pela eminente precisão e, acima de tudo, pela musicalidade que parece simplesmente fluir de seus dedos.

Pois assim, deixo vossos ouvidos com esse magnífico e estupendo álbum. Um verdadeiro acalento em vossos sistemas auditivos.

Eis o disclist:

1. Mazurka Appassionata
2. Danza Praguaya
3. Tango No. 2
4. Confesion - Romanza
5. Le Catedral: Prld
6. Le Catedral: Andante Religioso
7. Le Catedral: Allegro
8. Study In b
9. Study In A 'Las Abajas'
10.: 'Una Limosna Por El Amor De Dios' (El ùltimo tremolo)
11. Preambulo & Allegro
12. Gavotte
13. Ste in a: Prelude
14. Ste in a: Allemande
15. Ste in a: Sarabande
16. Ste in a: Gavotte
17. Ste in a: Gigue
18. Balleto
19. Mazurka

MARCELO KAYATH - GUITAR CLASSICS FROM LATIN AMERICA VOL 02

Marcadores:

sexta-feira, agosto 10, 2007

Marcelo Kayath - Guitar Classics from Latin America

Após o último álbum postado, creio que não poderia atrever-me a colocar por aqui qualquer violonista. Precisamente por tal razão (e por outras ainda mais nobres, como fazê-los conhecer esse deslumbrante e primoroso violonista) trago-vos o feérico e infelizmente pouco conhecido Marcelo Kayath.

Bem sei que muitos não o conhecem ainda. Kayath foi um dos mais representativos violonistas brasileiros dos anos 1980 e meados de 90 . O grande violonista nasceu em 1964 e teve como mestres violonistas eminentes como, por exemplo, Jodacil Damaceno. Indubitavelmente, a sólida formação que Kayath recebeu ainda jovem fez com que ele se tornasse um primoroso instrumentista e um violonista completo, dotado de um toque robusto, de uma interpretação encorpada e de uma invejável técnica.

Em 1984, dois decênios após o seu nascimento, Kayath já acumulava premiações internacionais. Em um intervalo de poucos meses, foi vencedor de dois grandes concursos internacionais de tal época: o famigerado concurso de Toronto, no Canadá; e o aclamado e considerável concurso de violão da Radio France, em Paris. Nem é preciso dizer que tais fatos alentaram a carreira internacional de Kayath, que passou a ser convidado freqüente nos palcos internacionais.

Infaustamente, esse eminente violonista optou por não dar seqüência à sua reluzente carreira como instrumentista. A vida de um músico, a olhos alheios, pode parecer atraente e encantadora. Contudo, para um instrumentista como Kayath (e para tantos outros que também se valem da música para sobreviver), com uma carreira internacional, a participar de turnês e afins, muitos são os fatores que corroboram para uma vida árdua e tremendamente solitária: existe uma incomensurável pressão para que o violonista mantenha um nível sempre alto; há a sensação da solidão, pois se ficam muitas semanas ou até mesmo meses sem o vislumbre de alguém familiar; e, acima de tudo, o reconhecimento de tanto esforço é, ao mais das vezes, muito pouco reconhecido e, conseqüentemente, um músico acaba tendo que optar por outra profissão, digamos, mais “rentável”.

Transcreverei aqui trechos do maravilhoso e absolutamente excelente programa do egrégio Fábio Zanon, “A Arte do Violão”; em que ele tece alguns comentários sobre tal consternador “abandono” das seis cordas por parte de Kayath:

O público muitas vezes tem a ilusão de que o estilo de vida de um concertista internacional é uma sucessão de eventos glamurosos e paparicação, mas poucos imaginam o que é a pressão de estar sempre em plena forma em longas turnês, que freqüentemente se resumem a teatros e quartos de hotel, espera em aeroportos e a solidão de se encontrar gente desconhecida diariamente, onde a música e o carinho do público são muitas vezes a única compensação. No início dos anos 90 Marcelo Kayath percebeu essa vida não era para ele e abandonou os palcos. Fez um MA em economia na Califórnia e hoje vive em São Paulo, onde é um bem-sucedido executivo no mercado financeiro. Na minha opinião, uma perda para o violão da mesma magnitude dos irmãos Abreu ou de Ida Presti. Mas ao menos podemos ouvir um registro de sua inteligência musical e nobreza de expressão nas 6 gravações que deixou, a maior parte delas de obras curtas de caráter romântico”.

Assim é que deixo aqui, meus caríssimos e mais do que estimados leitores, um de tais seis álbuns, a fim de que ensejem aos vossos ouvidos uma medrança. Creio que após a audição deste álbum, compreenderão a razão pela qual os instrumentistas brasileiros, deste que é o instrumento mais estudado, executado e tocado ao redor do globo, são considerados preexcelentes e esplêndidos violonistas!

Indultem-me a demora na “postagem” de tais álbuns. Ando a recuperar-me...

Eis o disclist:

1. M. Ponce - Vals
2. A. Piazolla - La Muerte Del Angel
3. A. Barrios - Vals Op.8 No.3
4.A. Barrios - Choro da Saudade
5. A. Barrios - Julia Florida
6. A. Lauro - Valsa Venezuelana No.2
7. A. Lauro - El Negrito
8. A. Lauro - El Marabino
9. Leo Brouwer - Canción de Cuna
10. Leo Brouwer - Ojos Brujos
11. João Pernambuco - Sons de Carrilhões
12. João Pernambuco - Interrogando
13. Dilermando Reis - Si ela Perguntar
14. João Pernambuco - Sonho de Magia
Cinco Prelúdios - Heitor Villa-Lobos
15. No.1 in e
16. No.2 in E
17. No.3 in a
18. No.4 in e
19. No.5 in D

MARCELO KAYATH - GUITAR CLASSICS FROM LATIN AMERICA
Parte I & Parte II.
Eis AQUI a faixa que ninguém consegue baixar. Perdoem-me a demora.

Marcadores:

domingo, agosto 05, 2007

Julian Bream - JB Edition Vol.11 - Romantic Guitar

Eis que vos trago, mais uma vez, esse que é, ao meu ver, um dos nomes que traduzem toda a existência erudita da escola violonística. Antes, contudo, de tecer alguns comentários sobre o álbum, gostaria de pedir indulto aos caríssimos e estimados amigos. Contraí alguns problemas de saúde, e, literalmente, não tive condições (tanto físicas, quanto psicológicas) de atualizar o nosso querido blog. Felizmente, estou a melhorar e postarei novos álbuns. Perdoem-me o grande hiato.

Bom. Iria eu postar outros álbuns, mas decidi, antes, trazer novamente aqui o grande e primoroso Julian Bream. Indubitavelmente, trata-se de um dos maiores violonistas que o mundo já conheceu. Aos meus ouvidos, indiscutivelmente, é o que mais agrada. Tal como o grande mestre Segóvia, Julian Bream conserva uma dedlicadeza, uma sutileza ao tocar que o distinguem, logo nos primeiros segundos de qualquer audição, dos outros violonistas. Ademais, a interpretação das peças é feita com tanta paixão, com tanto vigor e com tamanha finesse que chego a crer Julian Bream como um violonista imprescindível a todo e qualquer ouvido que se preze.

Neste álbum, ele executa obras belas, ternas, sublimes até. É o caso da famigerada e belíssima segunda faixa, de Nicolo Paganini; ou a singela última faixa do egrégio compositor espanhol, Francisco Tárrega. Figuram ainda, como não poderia deixar de ser, nomes que avultosos: Mendelssohn, Albéniz, Schubert... enfim, o nome do disco já nos remete ao maravilhoso ideal romântico, mui bem traduzido por tais compositores e magnificamente interpretado por esse feérico violonista.

Espero que apreciem.

E mais uma vez enalteço os pedidos de desculpas pelo grande tempo sem por aqui passar. Esses últimos dias me foram um tanto quanto dolorosos. Enfim.

Eis o disclist:

1. N. Paganini - Allegro risoluto
2. N. Paganini - Romanze
3. N. Paganini - Andantino variato
4. Franz Schubert -Menuetto
5. Felix Mendelssohn - Nr. 6 g-moll (Venezianisches Gondellied)
6. Felix Mendelsshn - Canzonetta
7. M. Falla - Homenaje a Claude Debussy
8. Ravel - Pavane pour une Infante défunte
9. I. Albeniz - Granada
10. I. Albeniz - Leyenda (Astúrias)
11. F. Tárrega - Lagrima (Preludio)
12. F. Tárrega - Mazurka Nr. 1 (Adelita)
13. F. Tárrega - Mazurka Nr. 2 G-Dur
14. F. Tárrega - Mazurka Nr. 3 (Marieta)

JULIAN BREAM EDITION VOL.11 - ROMANTIC GUITAR
Parte I & Parte II.

Marcadores: