terça-feira, outubro 30, 2007

Augustin Barrios Mangoré - Obra Completa

Olá a todos os amados e estimados leitores de minhas fúfias palavras. Antes de tudo, devo-lhes desculpas pelo grande hiato. O fato é que passei por algumas mudanças (residenciais e psicológicas) e o meu computador parece não ter gostado muito disso, deixando-me, como popularmente se diz, “na mão”. Pois bem. Agora, novamente inserido no universo virtual, eis que lhes trago boas novas.

A primeira delas é esse excelente arquivo, contendo toda a obra do grande e emérito violonista paraguaio Augustín Barrios. Em verdade, um arquivo para lá de indispensável e inarravelmente útil aos que se aventuram na laboriosa arte das seis cordas. Oras, e quem, então, desconhece o magnífico Prelúdio em dó menor, ou a deslumbrante peça em trêmolo El ùltimo tremolo (Uma Limonsita por el amor del Diós), ou ainda a elevada La Catedral ? Mas não apenas por conter tais famigeradas peças é que esse arquivo faz-se útil e inescusável à biblioteca dos nobres amigos. Com efeito, é importante conhecer o repertório de grandes expoentes de nosso instrumento, sabendo localizá-los temporalmente, analisar suas composições à luz da teoria musical, enfim, é, além de uma maravilhosa contribuição às vossas bibliotecas, um material que pode ensejar o conhecimento musical de todo e qualquer violonista. Contudo, o material por si só não fará absolutamente nada: é elementar a presença de um bom mestre ao lado do diletante.

Bem. Creio que um pouquinho da biografia desse estupendo violonista seja interessante: Agustin BARRIOS MANGORÉ nasceu nos idos de 1885, na cidade de San Juan Bautista de Las Misiones e veio a falecer em 1944, na cidade de San Salvador, em El Salvador. Barrios teve uma infância modesta ao lado dos 7 irmãos, com quem formava a Orquestra Barrios. Augustin Barrios fez parte de tal orquestra até os 13 anos de idade, quando foi descoberto pelo talentoso maestro Gustavo Sosa Escalada, que o tomou como pupilo e o apresentou ao universo do violão erudito. O neófito violonista logo mostrou o seu grande talento, impressionando o seu mestre, que acabou levando-o para Assuncíon a fim de que continuasse seus estudos no célebre Colegio Nacional de la Capital. A partir daí Barrios começou a apresentar-se como violonista e logo ficou conhecido em todo o seu país. Em 1910 encetou a sua primeira apresentação internacional, obtendo grande êxito, o que acabou por fazê-lo visitar grande parte da América. Durante uma apresentação no Rio de Janeiro, em 1929, o violonista conheceu Glória, que acabou por se tornar sua esposa. O repertório de Barrios é plural e abrangente: como possuía uma sedimentada formação teórica suas composições apresentam várias formas: prelúdios, valsas, mazurcas, polcas, peças de cunho folclórico, etc. Após uma turnê européia, Barrios apresentou-se em alguns países da América. Quando estava no México acabou por sofrer um enfarto e uma parada respiratória. O presidente de El Salvador convidou o violonista para recuperar-se em seu país. Contudo, em 1944 Barrios teve outro enfarto e não resistiu. Acabou por falecer aos dias sete do mês de Agosto daquele ano.

Assim é que 63 anos depois da morte desse preexcelente músico, vos trago a sua obra completa. Espero que apreciem.

AUGUSTIN BARRIOS MANGORE - OBRA COMPLETA
PARTE I & PARTE II
O link com a primeira parte das obras completas foi atualizado. Perdoem-me a demora.

Marcadores:

Rafael Rabelo


Aproveitando o ensejo, atualizo um álbum que há muito foi postado em nosso bom espaço virtual. Trata-se de um trabalho do grande artista das sete cordas, Rafael Rabello.

O grande Rafel Rabello destacou-se desde jovem em seu instrumento. Diferente não poderia ser, já que o berço de Rabello é de grandes e talentosos músicos. O fato é que com apenas 12 anos Rafael já era um virtuose em seu instrumento. Ficou conhecido nas rodas de choro por haver formado o grupo Os Carioquinhas. Rabello conservava uma impressionante técnica e uma grande acuidade em suas interpretações. Talvez isso se deva ao fato de que ele tenha estudado com o lendário e distinto Dino 7 cordas (com quem, aliás, gravou um álbum, em 1991). Atuou em discos de diversos artistas, e foi um dos mais requisitados violonistas dos anos 80 e 90, famoso por aliar técnica impecável a sensibilidade interpretativa, em qualquer estilo, fosse erudito, choro, flamenco ou bossa nova. Sua morte precoce, aos 32 anos, aliada à sua genialidade e virtuosismo, o fez ser considerado o "Mozart do choro".

Esse álbum impressiona pela qualidade da execução, pela sutileza do toque e pelo requinte das interpretações. Ademais, o repertório é um verdadeiro louvor à portentosa música de nosso soberbo país, tendo Radamés Gnatalli, Ernesto Nazareth e João Pernambuco entre os compositores. Com efeito, Rafael Rabelo foi um dos nomes mais importantes da música brasileira, e indubitavelmente um dos grandes nomes do violão mundial.

Eis aqui o disclist do álbum:

Raphael Rabello ViSom LPVO 018 - 1988
A1 - Lamentos do Morro(Garoto)
A2 - Jorge Na Fusa(Garoto)
A3 - Pedra do Leme(Raphael Rabello e Toquinho)
A4 - Comovida(Guinga)
A5 - Ainda Me Recordo(Pixinguinha e Benedicto Lacerda)
A6 - Vôo da Mosca(Jacob do Bandolim)
B1 - Grauna(João Pernambuco)
B2 - Retratos(Radamés Gnatalli)
B3 - Nosso Choro(Garoto)
B4 - Escovado(Ernesto Nazareth)
B5 - Desvairada(Garoto)

Músicos :
Raphael Rabello
Dininho
Chiquinho do Acordeon
Dino das 7 Cordas

Marcadores: