segunda-feira, dezembro 24, 2007

Ricardo Gallén - Guitar Recital - Laureate Series

Não há qualquer incerteza em se afirmar que Ricardo Gallén é, atualmente, um dos maiores violonistas do globo. Contudo, tais afirmações categóricas geralmente podem ser fruto de discursos entorpecidos pelo apreço que determinado crítico ou apreciador conserva por determinado violonista. Mas não se enganem, meus caríssimos e excelsos leitores: Gallén é, indubitavelmente, um estupendo e virtuoso solista.

É interessante notar que, como outros grandes violonistas, Gallén começou seus estudos ainda mui infante, por volta dos 5 anos. Não que tal fato seja preponderante para que um violonista torne-se um grande solista, mas me parece que ao se encetar os estudos musicais mais cedo, também mais célere e brevemente aparecerá a virtuose. Ademais, quanto mais cedo inicia-se o estudo ter-se-á mais chance de conhecer coisas novas, engrandecendo-se, assim, o repertório.

Tal fato torna-se manifesto neste excelente álbum de Gallén. Passeamos de Rodrigo a Brouwer, numa mostra do desmesurado conhecimento e competência musical desse magnífico violonista. Ademais, o repertório não se torna, aqui, comum e insoso. Pelo contrário. Além de trazer indispensáveis compositores em sua lista de belas peças, Ricardo Gallén nos mostra a diversidade de seus apanágios técnicos, executando peças dos pouco conhecidos – porém magníficos - Toru Takemitsu, Joaquin Clerch e Flores Chaviano.

Certamente, há muito que se falar sobre esse grande violonista. Mas serei comedido nas palavras e deixarei que o vigoroso e sublime toque de Gallén falem por mim. Após a audição, bem sei que terão muitas palavras a dizer sobre esse mirífico violonista.

Eis o disclist:

Joaquin Rodrigo
En Los Trigales 04:10

Joaquin Clerch
Guitarresca 05:52

Darius Milhaud
Segoviana 04:24

Leo Brouwer
Sonata
I. 'Fandangos y Boleros' 06:29
II. 'Sarabanda de Scriabin' 03:51
III. 'La Toccata de Pasquini' 04:42
Hika
Hika 07:22

Toru Takemitsu
Folios
I. - 03:29
II. - 03:09
III. - 03:11
Equinox
Equinox 07:57

Flores Chaviano
Sonata 02:10
Evocacion 02:55
Boceto 01:18

Francisco Tarrega
Preludio No. 2 02:09
Preludio No. 5 02:32

RICARDO GALLÉN - GUITAR RECITAL - LAUREATE SERIES
Ricardo Gallén - Guitar Recital - Laureate Series

Marcadores:

Elena Papandreou - Guitar Recital - Naxos Laureate Series



Já que estamos a tratar das virtuosas e sempre exuberantes violonistas, eis que vos trago, pois, uma outra instrumentista. Levo-me a crer que esta seja tão surpreendente quanto Magnant, mas de um modo diverso. Enquanto a francesa denota um apurado senso técnico aliado a um repertório excitante e maravilhoso, Papandreou mostra-nos o quão abrangente é o instrumento que escolhemos por estudar.

O violão abarca, com efeito, inúmeras culturas, estilos e “cosmovisões” dentro de suas incomensuráveis e singelas seis cordas. E vejam os caros e estimados leitores que esta excelente violonista apenas corrobora para esta minha constatação. Afinal, Elena Papandreou é ateniense, nascida no berço da civilização ocidental, e estuda o mesmo instrumento que nós, aqui do “novo mundo”. Certamente, aquele que julgar a Grécia como uma nação composta apenas pelas clássicas literaturas, pelos eruditos instrumentos estará a cometer um asinino engano. Por isso, logo esclareço: é interessante notar que uma violonista grega – mesmo que tenha estudado por decênios na Inglaterra – executa obras de um Stravinski, por exemplo. Vejam, então, que o nosso feérico instrumento aproxima culturas aparentemente tão diversas.

Não pensemos, pois, que a Grécia é berço tão-somente de eruditismos dos mais variados. Não à toa, pelas terras homéricas se tem um famigerado concurso violonístico intitulado: “Maria Callas”, do qual Papandreou, aliás, já foi vencedora. Ademais, essa grande violonista já trabalhou com grandes nomes do violão mundial, como: Alirio Diaz, Oscar Ghiglia e Roland Dyens; fato que apenas mostra a sua competência e absoluto talento.

Assim é que em minhas linhas acaba por se notar um certo discurso laudatório em favor dessa grande violonista. Contudo, ao escutarem as vigorosas e habilidosas notas de Elena Papandreou muito provavelmente comigo concordarão. Mesmo que, como eu, não apreciem alguns dos compositores presentes nesse álbum, verão que a extrema habilidade aliada a uma interpretação cálida fazem qualquer repertório tornar-se qualquer coisa senão apoteótico.

Lhes deixo, pois, o disclist e os links para desfrutarem da preciosa interpretação de Papandreou:

ELENA PAPANDREOU, GUITAR RECITAL NAXOS, LAUREATE SERIES
(NAXOS prize in the GFA Competition U.S.A. 1995)
Works by Igor STRAVINSKY, Roland DYENS, Nikita KOSHKIN,
Mikis THEODORAKIS, Nikos MAMANGAKIS, Evangelos BOUDOUNIS

CD
Nikos Mamangakis (b. 1929)
Folk Dance Suite (9:34)
Hassapiko 2:34
Zeimbekiko No 1 1:54
Tsifteteli 1:26
Zeimbekiko No 2 1:46
Karsilamas 1:47


Igor Stravinsky (1882 - 1971)
From The Soldier's Tale (7:05)
(arr. N. Mamangakis)
The Soldier's March 1:59
Music to Scene II 2:48
Tango 2:16


Roland Dyens (b. 1955)
Saudade No 3 6:14
Tango en Skaï 2:44

Nikita Koshkin (b. 1956)
Usher Waltz 6:29

Mikis Theodorakis (b. 1925)
Two Songs from "Lyricotera"
(arr. E. Papandreou)
Sob of Angels 3:29
Dissolving Light 3:16

Nikos Mamangakis
Hroes 4:09
(dedicated to E. Papandreou world premiere recording)

Evangelos Boudounis (b. 1950)
Eight Summaries (13:03)
No 1 Lento 1:07
No 2 Largo- Animato 1:25
No 3 Giocoso 0:56
No 4 Animato 2:32
No 5 Moderato 2:06
No 6 Agitato 1:32
No 7 Larghetto 1:54
No 8 Presto 1:17
Tsifteteli for Elena 3:49
(dedicated to E. Papandreou world premiere recording)

Cocktail 5:49
(world premiere recording)

ELENA PAPANDREOU - GUITAR RECITAL - NAXOS LAUREATE SERIES

Parte I & Parte II

Marcadores:

domingo, dezembro 23, 2007

Fabienne Magnant - Mémoire Vivante Bresil et musique du 20

Olá, meus queridos e diletos leitores. Perdoem-me a incúria pela extravagantemente demorada ausência. Em verdade, meu trabalho tomou-me um tempo assombroso nesses últimos meses do ano. Ademais, a saúde deu mostras de não estar lá mui bem. Entretanto, aqui estou novamente. E trago-lhes algumas novidades violonísticas.

A primeira delas, indubitavelmente, faz menção a um estupendo e primoroso álbum, de um igualmente magnífico e virtuoso violonista. Bem, levo-me a crer que deva me retificar. Afinal, o título da postagem não mente: com efeito, trata-se de umA violonista. Uma absolutamente mirífica e excelente instrumentista: Fabienne Magnant.

Magnant (como os caros leitores já devem ter percebido) é francesa. E como sabemos, tal povo conserva, entre os seus diversos apanágios, aquele que é caro para muitos seres viventes: o apreço pelo estudo, pela literatura, enfim, pelo saber. Aponto isso pelo fato de que se torna mais do que perceptível, nos delicados e precisos toques de Magnant, toda essa verve sapiente e extremamente responsável com a música. Certamente, alguns podem pensar, então, que Fabienne executa em seu excelente álbum músicas de seu exuberante país natal. Ledo engano.

Como percebemos pelo título do álbum, a virtuosa violonista escolheu um repertório que nos é, além de familiar, absolutamente atraente. Afinal, quem já não se encantou com as valsas de Dilermando Reis ou a preciosidade da magnífica “simplicidade” das músicas de Garoto? Não que a violonista tenha apenas optado pelo repertório brasileiro. Aparecem, também, Barrios e Dyens, com peças interpretadas de maneira interessantíssima. Mas ainda sobressaem peças sublimes, como Dr Sabe Tudo ou Se Ela Perguntar, de Dilermando Reis.

Haverá quem diga: “mas os violonistas brasileiros interpretam tais peças desmesuradamente melhor que Magnant”. Não sei se discordo completamente. Afinal, um polaco executará peças de seu folclore com mais ardor e maior desprendimento do que um chileno. Mas há que se reconhecer que a violonista executa peças com uma competência esplêndida. Basta ver a intrigante e magnífica interpretação da bela valsa Se ela perguntar.

Sem dúvida, Fabienne Magnant avulta entre a plêiade dos grandes violonistas do globo. Assim, torna-se indispensável à qualquer fonoteca violonística que se preze. Ademais, é sempre bom conhecer (e tornar-se fã) de bons e virtuosos instrumentistas.

FABIENNE MAGNANT - MÉMOIRE VIVANTE BRESIL ET MUSIQUE DU 20

Marcadores: