quarta-feira, abril 30, 2008

Eduardo Fernandez - La Danza

As águas de março já findaram com o verão, por suposto. Contudo, outra bela estação está por vir e a vida continua com a sua célere vagareza de sempre. E eis aqui novamente um grande violonista para acalentar os ansiosos e ditosos ouvidos desses estimados e diletos olhos que porventura pululem nessas linhas que por ora escrevo. Indultem-me o excessivo e aparentemente interminável hiato. O fato é que ando um tanto quanto azafamado demais com o mestrado e afins, e não estou a conferir a atenção necessária a esse nosso espaço virtual. Enfim: perdoem-me.

O violonista que hoje vos trago é freqüentemente alcunhado de o grande padagogo. Já ouvi grandes músicos atentarem para o fato de que, além de excepcionalmente virtuoso, esse violonista conserva um verdadeiro dom para transmitir o seu incomensurável conhecimento musical. Com efeito, Eduardo Fernandez é, além de um estupendo instrumentista, um egrégio e grande professor. Fernandez é o autor de uma obra intitulada “Technique, Mechanism, Learning”. Indubitavelmente, tal obra é indispensável, pois excelente na literatura violonística mundial.

De fato, o nome de Eduardo Fernandez evoca toda uma série de sensações. Uns crêem que Fernandez é um violonista que não apresenta grande esmero em suas interpretações. Afinal, é patente, em algumas gravações desse violonista, uma certa opacidade e secura do som. Contudo, não há como se confundir o apreço pela exuberância do som com falta de preparo de um violonista. O que se percebe em Fernandez é um grande conhecimento musical, um incomensurável preparo e uma profunda e invejável inteligência. Poucos são os trechos, nas peças por Eduardo Fernandez interpretadas, que não são pensados, verdadeiramente lucubrados. Diferente não poderia ser, afinal, para quem teve aulas, desde infante, com o grande mestre Abel Carlevaro.

O álbum que agora vos trago é um dos primeiros trabalhos de Fernandez. É interessante notar que, mesmo sendo essa uma das primeiras obras desse grande violonista, ela já trazia um Fernandez maduro e seguro em suas interpretações. Neste álbum o violonista traz uma interessante e bela variedade de compositores, de Brouwer a Villa Lobos, promovendo um verdadeiro passeio pelo violão das Américas. O bom violonista apresenta uma magnífica e bela técnica, que destila com todo vigor e soberba em peças mais do que conhecidas aos nossos americanos ouvidos. Atento para faixas como o Choro de Villa Lobos, interpretada com pompa e apurada técnica; “Chôro da Saudade” de Barrios, que denota um instrumentista conhecedor dos mais belos nuances do violão e a pouco conhecida “Velha Modinha”, de Oscar Lorenzo Fernandes, que é, na falta de melhor epíteto, maravilhosa; além, é claro, de ter sido executada com primor e brilhantismo.

Penso que esse grande violonista é, por vezes, injustamente alcunhado de um mau violonista, ou coisa que o valha. Em minha singela opinião, Fernandez é um dos grandes nomes do violão, apresentando, além de uma grande técnica, uma sensibilidade notável. Contudo, sou sectário do respeito por opiniões divergentes, vendo nelas uma interessante fonte de conhecimento e troca de informações. Por tal razão é que deixo aqui o álbum, a fim de que os nobres e queridos amigos tirem as conclusões devidas e me informem, ulteriormente, se apreciaram o trabalho deste bom violonista.

Eis o disclist com os links:
1 - Heitor Villa-Lobos - Choro nº 1
Gentil Montaña - Suite Colombiana nº 2
2 - I. El Margariteño: Pasillo
3 - II. Guabina Viajera
4 - III. Bambuco
5 - IV. Porro
6 - Lorenzo Fernández - Vieja Canción
7 - Antonio Lauro - Valsa Venezuelana nº 1
8 - Antonio Lauro - Valsa Venezuelana nº 2
9 - Antonio Lauro - Valsa Venezuelana nº 3
10 - Antonio Lauro - Valsa Venezuelana nº 4
Leo Brouwer: Dois Aires Populares Cubanos
11 - I. Guajira Criolla
12 - II. Zapateo
13 - Leo Brouwer - Danza Característica
Leo Brouwer: Dos Temas Populares Cubanos
14 - I. Caancíon de Cuna
15 - II. Ojos Brujos
16 - Augustin Barrios - Danza Paraguaia nº 1
17 - Augustin Barrios - Choro da Saudade
18 - Eduardo Fabini - Triste nº 1
19 - Augustin Barrios - Aire Popular Paraguaio
20 - Gentil Montaña - Amanecer
Heitor Villa-Lobos: Suite Popular Brasileira
21 - I. Mazurka-Choro
22 - II. Schottisch-Choro
23 - III. Valsa-Choro
24 - IV. Gavota-Choro
25 - V. Chorinho
26 - Antonio Lauro - Seis por Derecho
EDUARDO FERNÁNDEZ - LA DANZA!

Marcadores: