sexta-feira, setembro 08, 2006

Wolfgang Amadeus MOZART - Alla Turca


Quem não conhece esse emérito compositor? Tudo bem, tudo bem ... não se pode generalizar. Mas quero crer que uma grande parte das pessoas que você conhece já deve ter, alguma vez na vida, ouvido falar na obra Eine Kleine Nachtmusik, ou, quem sabe, no famigerado 1º movimento da Sinfonia nº 41. Agora, indubitavelmente, você, é claro, por se tratar de uma amante da música erudita, de um aplicado estudante, de um eminente violonista, deve conhecer o famigeradíssimo Rondó, que faz parte da Sonata em lá Maior (K 331), a Marcha (ou Alla) Turca.
Certamente, alguns irão estranhar, pois essa obra foi composta originalmente para piano. Sim, meus diletos amigos. Não estão errados. Porém, nem eu louco, hehe. Tal é o fato: inúmeros músicos transcreveram essa obra para o nosso estimado instrumento. Entre os nossos conterrâneos, me consta que Paulo Barreiros foi o mais feliz (apesar de eu não ser assim, um fã dessa transcrição). Bem, não exatamente o mais feliz; mas sim aquela transcrição mais simplificada, de leitura mais simples. Não que seja primitiva, ou algo afim. Pelo contrário. É bem elaborada. Porém, existe um outro músico brasuca, o Geraldo Ribeiro, que fez uma transcrição maravilhosa de tal rondó. Assemelha-se muito com a famigerada transcrição de William Kanengiser (tida por muitos, como a "melhor" já feita para o violão). Essa última, de Kanengiser, é aquela que aparece no filme "A encruzilhada", com o garoto que havia trabalhado em "Karatê Kid" (lembram-se do hilário chute da garsa, ganso; enfim ... era ridículo, hehe) e também com o virtuoso guitarrista Steve Vai.
Existem, certamente, infindáveis transcrições da Alla Turca para violão. Particularmente, prefiro a de William Kanengiser. Não que as outras sejam desmerecedoras. Não me entendam mal. Apenas é uma questão de gosto mesmo, hehe. Enfim ... como não encontrei essa transcrição, especificamente, diponibilizarei para os diletos amigos, a de Geraldo Ribeiro, que é, igualmente, muito boa. Tenho também a de Paulo Barreiros que, em breve, deixarei aqui.
Enfim ... o que cabe agora é uma breve biografia de Mozart, não?! Pois então, visitem tal Biografia de Mozart.
E aqui a peça (também em PDF) na forma de Tablatura, para os mais preguiçosos, hehe. Enfim.
E também aqui podem ver um vídeo, provindo do You Tube, em que um excelente violonista executa de forma virtuosa a transcriçao que citei mais acima, de Kanengiser.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bom!

11:36 AM  
Blogger Unknown said...

Muito obrigado por disponibilizar esse arranjo...
muito bom!!!

12:33 AM  
Blogger Edilcarlos Oliveira said...

parabens pela iniciativa...obrigado!!!estava a procura desse arranjo =D

12:06 AM  
Blogger Edilcarlos Oliveira said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:06 AM  
Blogger Unknown said...

valeu cara, estava procurando essa música cifrada, !!

9:50 PM  

Postar um comentário

<< Home