quinta-feira, agosto 24, 2006

Kazuhito Yamashita - A. Vivaldi - As 4 Estações


Quem não conhece as quatro estações de Vivaldi? Oras, ninguém não é mesmo. Mas pergunte por aí quem já ouviu qualquer dos concertos (primavera, outono...) executados no violão. Hummm ... provavelmente ninguém, não é mesmo? Agora tens tu a chance de ouvir como um violonista pode afirmar com todo orgulho: meu instrumento é uma orquestra ambulante, hehehe. Ademais, pode-se "gabar", também, de ser um dos poucos felizardos a afirmar que já escutou As quatro estações em nosso estupendo instrumento.

É indescritível a maestria com que Yamashita executa os concertos desse álbum. A precisão, a sutileza do toque, a grandiosidade que ele confere ao instrumento, enfim, escutem. Levo-me a crer que escutanto, vocês farão inferências ainda melhores e mais aprofundadas.

Bom. Deixando para trás o discurso inflamado em favor do Sr. Yamashita [:-) , passo agora à lista de músicas do já famigerado cd.

A. Vivaldi 'The Four Seasons' (K.Yamashita & L.Coryell) [1984]

01. Concerto No.1 "Spring"

02. Concerto No.2 "Summer"

03. Concerto No.3 "Autumn"

04. Concerto No.4 "Winter"

O Link para download: KAZUHITO YAMASHITA - QUATRO ESTAÇÕES

Link repostado no dia 23-01-2008. Qualquer problema não hesitem em me avisar. Amplexos!

Marcadores:

28 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nada é novidade: apenas nos tempos velozes

Por

Marcelo Baglione
25.08.2006
(para Bete Bianchi)

Ainda não escutei totalmente o álbum "Kazuhito Yamashita - A. Vivaldi - As 4 Estações", onde este interpreta esta lindíssima obra de Vivaldi com o não menos conhecido e fantástico L.Coryell, mas algo salta aos olhos: a velocidade, os tempos e as estações no século XXI.
Já li críticas e comentários a respeito das interpretações virtuosas e velozes da Yamashita, sendo que muitas delas, pesam contra seu estilo veloz, forte e ciclópico.
Algo, no entanto, deve ser inserido nesta discusão...
No campo popular, especialmente no mundo do rock, este modo de tocar que imprime velocidade e um estilo quase que supersônico, popularizou-se através do grande guitarrista sueco Eddie Van Halley. Daí em diante, o mundo do rock e todas os seus segmentos contribuíram para a saturação e a estigmatização dos "velocistas". Tocar, passou a ser sinônimo de ultra-rápido.
Transcorreram-se mais de 20 anos, até que surgiram Steve Vai, Satriani e o ápice de toda esta onda, com o outro sueco, o incrível Yngwie Malmsteen, para colocar ordem na casa dizendo: velocidade, sim; virtuosismo, também; mas com fundamentação!
Mesmo como admirador e fã, sei que desde Hendrix para cá, nada de novo, de paradigmático, foi instituido neste universo, a despeito dos avanços técnicos e performáticos dos mestres citados — até porque todos estes três guitarristas, assim como a maioria, bebem da mesma fonte.
No amplo mundo do rock, a velocidade e as performances acrobáticas nas seis cordas, foi praticamente uma descoberta, um maravilhoso caminho que encantou, mas que logo encontrou o seu limite; ou melhor dizendo, a sua instransponível barreira: o sentimento, o saber tocar com felling, mesmo sendo um mestre da velocidade. O grande exemplo deste estilo, onde o ato de tocar é praticamente compor? É ele mesmo, o norte americano Leslie West. O polo oposto de toda a era que teve início com Van Halley, encontra-se com o ultra volume e a estridência deste guitarrista que atravesse gerações, desde Wodstock.
Mas se você quiser um outro exemplo, ainda, escute Stevie Ray Vaughan, o maior guitarrista de blues de todos os tempos. Um mestre — sem par! — que sintetizou como ninguém o sentimento e a rapidez em sua técnica de bluesman.
No entanto, para quem sempre conheceu o universo da música erudita e do violão clássico; e mais ainda, o da guitarra flamenca, o virtuosismo e a velocidade em ambas as mãos e a técnica apuradíssima, nunca foram novidades.
Paco de Lucia, Carlos Montoya e Ségio Abreu, são exemplos desta unidade interpretativa que une prodígio, rara técnica e a tão decantada velocidade.
Mas do mesmo modo que Eddie Van Halley, Paco de Lucia também deu a sua contribuição para a popularização do virtuosismo em alta velocidade, especialmente em sua fase fusion que uniu seu talento ao Al Di Meola e John McLaughlin, formando um trio acústico ímpar.
Crio que Yamashita faz o mesmo com seu genial violão. Seu repertório e sua discografia são assombrosos, ao saírem um pouco da ortodoxia. Ou será que escutamos a todo momento violonistas tocarem Mussorgsky e Stravinsky?
Este álbum, "Kazuhito Yamashita - A. Vivaldi - As 4 Estações", com a participação de Larry Coryell — que fez um duo famoso e não menos virtuoso com Philip Catherine — não é somente ótimo: é inspiração e diretriz para os jovens músicos que possuem técnica e disposição para a inovação e o resgate de campos ainda intocáveis.

3:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Rapaz!!! quaze tú me mata do coração com essa estória de Euro!!!

Mais eu adorei o post!!!

Valeu mesmo!!

9:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eddie Van HALEN, é Americano e não sueco.
Não passaram 20 anos para aparecer Steve Vai e Joe Satriani, também eles americanos. Steve Vai já tocava com Frank Zappa nos finais dos anos 70...

5:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog.
Mesmo.

7:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eddie Van Halen é HOLANDES!!!!

10:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não! É de Vulcan!

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

O link está off.

Seria possível consertar?

Valeu, Helder!

2:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

O link tão bem anunciado está quebrado. Não se tem acesso ao arquivo.

6:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Somente esta semana é que tive conhecimento do seu excelente blog. Infelizmente tentei baixar este disco (As 4 estações-Vivaldi,com KAZUHITO YAMASHITA-NOV-05), mas o arquivo respectivo já está inativo. Seria possível renovar a disponibilidade do arquivo? Desde já agradeço.

1:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Stupendous. Obrigado Helder.

11:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por favor, conserta os links. Eu preciso ouvir isto!

11:55 AM  
Blogger João Bicudo said...

Olá Helder, baixei a parte I (duas vezes em dias diferentes)e infelizmente a faixa 2 "Summer" parece que está com problemas.

Parabéns pelo blog!

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog Helder. a faixa 2 "summer" está com problema, com isso tenho as três estações de vivaldi rsrs. brincadeiras à parte se puder postar novamente agradeço muito. jimmy

5:54 PM  
Blogger Daniel Violonista said...

Estou tentando ouvir mas a segunda faixa não baixa, ou melhor, ela vem só que detonada!
Resumindo: ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!!!!!

1:52 PM  
Blogger Antaŭ ol kabei said...

Corroborando o que foi dito anteriormente. A segunda faixa (02. Concerto No. 2 'Summer')da parte I está bichada. Já baixei duas vezes e o problema persiste. Corroboro também a súplica. Muito obrigado.

10:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sim também não consigo a 2 Summer
Obrigado pelo blog

7:00 PM  
Blogger Antaŭ ol kabei said...

Olá Helder.
Agora é o Inverno que está corrompido. Para mim não há problema, pois baixei anteriormente. Mas para quem chega agora o problema permanece. Aproveito e peço também algo do Marlos Nobre. Obrigado.

10:30 AM  
Blogger Helder Bello said...

Vojerarinto:

Agradeço o aviso. Irei respostar novamente o arquivo. Talvez seja algum problema no 4shared...

Enfim. Tenho algum material do esplêndido Marlos Nobre por aqui. Em breve os posto no blog.

Amplexos!

6:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

para quem quer mais uma preciosidade:
http://www.4shared.com/dir/5728496/d3fcf8b3/sharing.html

Abçs.

11:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

http://www.4shared.com/dir/5728496/d3fcf8b3/sharing.html

um belo álbum que pode ser baixado.

11:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

O inrveno está corrompido!
O Arquivo "04. Concerto No. 4 'Winter'.mp3", está corrompido.

1:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá helder, baixei no dia 25/04/08 e a faixa 04 winter está corrompida. se puder postar novamente agradeço. Eddie

1:09 PM  
Blogger Unknown said...

Puutz...
A "winter" ainda
tá corrompida...

Não dá pra ajeitar não?
Puxa vida...logo a que eu mais gosto...

Se possível, poderia me mandar o link
novamente por e-mail? O meu é agamenon_chaos@hotmail.com . Grato pela atenção...

Abraços

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

tá bichado

11:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

gostei muito desta obra, melhor ainda ter ela disponível gratuitamente, parabéns!!! o arquivo (04. Concerto No.4 "Winter") está corrompido e não consigo abri-lo.

11:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

pois eh winter esta corrompido...

2:12 PM  
Blogger MMAB said...

the 4 (winter) track is corruopted firend,can you reupload the file please

5:35 PM  
Blogger MMAB said...

puedes volver a subir el disco,,,el track 4 esta corrompido

5:36 PM  

Postar um comentário

<< Home