sábado, novembro 11, 2006

Apostila para Iniciantes

Bom. Após esse hiato de alguns dias (que se deve, obviamente, à azafama pela qual passo) venho aqui para disponibilizar aos diletos e queridos amigos uma apostila que elaborei pensando naqueles que ainda se iniciam na laboriosa arte das seis cordas.
Assim sendo, coloquei inúmeras dicas de métodos de estudo, links, pequenos excertos teóricos, etc. Espero que ajude àqueles que, por um motivo ou outro, não podem se valer de um professor nos primeiros (e complexos, diga-se) passos nessa longa jornada que é a iniciação no violão, especificamente em sua escola erudita.
Atento para o fato de que tal "apostila" não tem qualquer pretensão didática. Apenas mostro alguns caminhos que podem ser seguidos. Música é algo que se transmite oralmente. De nada adiantam métodos e mais métodos, apostilas e mais apostilas, se o nobre aluno não tiver ao seu lado um bom professor. Mas a título de "introdução", acho que vale o trabalho.
Pois bem. Espero que gostem do material. Qualquer problema, não hesitem em me avisar.
Abraços fraternais aos virtuais e queridos amigos.
O link foi atualizado hoje, 27-12-06. Qualquer outro link com problma, peço que me avisem. Assim poderemos manter todos funcionando.

Marcadores: ,

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

a maioria dos links não estão funcionando, gostaria de saber se há como disponibilizar estes arquivos de novo.

2:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom!!!
Continue postando materiais assim.
Obrigado

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Helder!

Adorei o seu compendiozinho. Só creio que faltou uma única indicação para livros de teoria da música: os livros da Maria Luiza de Mattos Priolli. Nada contra Bohumil e Mascarenhas (que, por sinal, são excelentes), mas a Maria Luiza tem livros muitíssimo bons, com linguagem mais acessível e explicações mais claras. O Bohumil é excelente, mas acho-o um pouco "complexo" para estudantes iniciantes. O Mascarenhas tem um probleminha: usei-o por algum tempo e achei-o por demais "incompleto"... ele serviria para quem só quer conhecer o essencialíssimo da teoria da música...

=:) No mais, adorei as indicações.

Beijocas

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Helder!

Adorei o seu compendiozinho. Só creio que faltou uma única indicação para livros de teoria da música: os livros da Maria Luiza de Mattos Priolli. Nada contra Bohumil e Mascarenhas (que, por sinal, são excelentes), mas a Maria Luiza tem livros muitíssimo bons, com linguagem mais acessível e explicações mais claras. O Bohumil é excelente, mas acho-o um pouco "complexo" para estudantes iniciantes. O Mascarenhas tem um probleminha: usei-o por algum tempo e achei-o por demais "incompleto"... ele serviria para quem só quer conhecer o essencialíssimo da teoria da música...

=:) No mais, adorei as indicações.

Beijocas

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, perdão pelo lag aqui nos seus comentários...

1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi amigo, em 1º lugar parabéns pelo seu trabalho. Eu gostaria de ter sua apostila para iniciantes, porém o link não funciona, se houver possibilidade poste outra vez, ou encaminhe-me por email surf.rapha@gmail.com. Obrigado.

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá meu caro, gostaria de ter acesso a este material, e o link não está funcionando :( Você poderia, por favor, me enviar por email? Meu email é wesleisw@gmail.com

[]'s
Weslei

10:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom esse material!!

Esse blog é showww...

vlww...

11:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

asd

4:43 PM  
Blogger Joe said...

Boa noite!
Meu nome é Joel,
estou etudando na FATESB(Taculdade Teologica Sul Brasileira).
Desculpe por entrar em seu blog sem permissão! Mas é que eu eu estou procurando uma apostila para violão, mas não consigo achar.
Você poderia me ajudar?

8:48 PM  
Blogger Joe said...

meu e-mail: carmo_joel@yahoo23.com.br(orkut)

8:51 PM  
Blogger Led said...

amigo

podes postar novamente?
o link ta dando e o arquivo foi removido

grato

5:00 PM  
Blogger Carlos Eduardo Smanioto said...

Caro amigo... poderia me mandar o material ? O Link do RapidShare esta quebrado: csmanioto@gmail.com

Deus lhe abençoe

12:32 PM  
Blogger Guardia said...

File not found :(

11:26 AM  

Postar um comentário

<< Home