quarta-feira, outubro 04, 2006

A famigerada peça Romance de Amor

Primariamente, devo pedir desculpas pela incúria quanto ao nosso querido blog. Andei um tanto quanto ausente. O fato é que passei por algumas intempéries em minha nada interessante vida. Indultem-me pelo tal deplorável fato.
Bem ... quanto à postagem:
Eis aqui um dos mais conhecidos temas do repertório violonístico mundial, tendo sido gravado por praticamente todos os grandes violonistas. A peça, atualmente, é tida como sendo de autor anônimo. No entanto, há indícios de que pode ter sido composta pelo violonista espanhol Antonio Rubira (ou Rovira) na segunda metade do século XIX. A obra teria começado a ser divulgada fora da Europa pelo próprio Rubira, quando esteve na Argentina no período de 1881 a 1884. Domingo Prat, no verbete sobre Antonio Rubira no seu famigerado Diccionario de Guitarristas (Argentina, 1934) diz ser ele o autor de um "estúdio de arpegio, muchas vezes reeditado por su sencillez y agrado". A obra tornou-se mundialmente conhecida graças, precipuamente, ao filme de René Clement, Jeux Interdits, de 1952, onde aparece interpretada pelo emérito violonista espanhol Narciso Yepes (1927).
No Brasil a obra aparece impresa pela primeira vez em 1929, no método de Osvaldo Soares.
Uma das melhores (senão a melhor) transcrições que tive a oportunidade de adquirir é a de Dilermando Reis. Infaustamente, meu "scanner" resolveu parar de nos ajudar, hehe. Dessa forma, disponibilizo, em arquivos PDF, duas transcrições. Uma para um DUO de violões e a outra para violão solo. Espero que gostem.
Abraços fraternais aos eméritos amigos virtuais.
Romance de Amor (Antonio Rubira? - Anônimo):

Marcadores: ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

muito bom meu velho... mas agora fiquei curioso de ver a de dilermano reis.. assim q puder disponibiliza ae
muito bom o blog

5:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Saudações caro Helder,
Estou maravilhado com as jóias
do violão erudito que vc nos tem proporcionado aqui em seu Blog.
Gostaria de fazer um pedido, a partitura do Romance de Amor "DUO"
ñ esta mais disponível. Seria possível vc enviar para meu e-mail ou publicar mais uma vez?
m_santana@uol.com.br
Muito Obrigado
Abraços

4:04 PM  
Blogger Helder Bello said...

Maurício.

Já atualizei o link. Obrigado por me avisar.

Agradeço as mesuras quanto ao nosso blog. Que bom que gostou. Trabalharei para que fique ainda melhor.

Abraços ao nobre e virtual amigo.

6:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Helder Bello, peço desculpa por insistir, mas o link [http://www.sendspace.com/file/eomeze] ñ leva a partitura para o DUO do Romance de Amor, gostaria muito de interpretar esta peça acompanhada de minha filha para uma apresentação de final de ano.
Ficarei muito grato se mais uma vez vc disponibilizar ou enviar para meu e-mail
m_santana@uol.com.br
ou mauricio@ruybentes.com.br
Grande Abraços

8:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Po cara adoro seu blog ! realmente você publica umas coisas muito boas mesmo, eu queria pegar um espacinho do seu blog pra dar um recado a todos , eu sei que a galera de blog não gosta muito disso mas realmente é na boa intenção.
Do dia 22 a 24 de Fevereiro o Quaternaglia vai tocar no Auditório Ibirapuera com convidados especiais, como Marco Pereira,Paulo Bellinati e outros.não sei se vai ser gravado alguma coisa mas se eu conseguir gravar alguma coisa eu coloco no youtube e deixo o link pra vocês

11:48 AM  
Blogger Anderson Novaes said...

Parabéns pelo trabalho. Seu blog é muito bom e bem completo.
Obrigado.

9:38 PM  

Postar um comentário

<< Home