sábado, dezembro 02, 2006

Andrés Segóvia - The Segovia Collection



Pois é. A imagem acima sintetiza tudo que Segóvia foi e é: ele está por trás da mágica violonística. Foi com ele que vimos, maravilhados e intrigados, que o violão hipnotiza, apaixona. Arrisco-me a dizer que Segóvia é a alma do violão. Por isso a imagem acima é tão sugestiva. Mostra que em cada uma das seis cordas temos Segóvia. Dentro do violão, no seu âmago, temos Segóvia. Afinal, não é sempre que se pode afirmar, dentro da história da música, que somente um ser humano tenha impulsionado o desenvolvimento de um instrumento.

Tenho arraigado e desmedido apreço por Andrés Segóvia. Primeiramente, por achá-lo genial. Certamente, existem, hoje, violonistas que em muito já o superaram. Porém, as interpretações de Segóvia, ao meu ver, são inigualáveis. E é exatamente isso que falta nos violonistas atuais: paixão. Logo nos primeiros anos de estudo de violão erudito, ouvi uma música, nada famigerada (Prelúdio em Dó Maior, da BWV 999, hehehe), executada pelo saudoso mestre. Foi paixão à primeira vista. Gostei de tudo. Da delicadeza, da dinâmica, da sustentação, da presição, da potência do som. Desde então, já ouvi de tudo. Desde Bream até Yamandu. Todos são extremamente bons naquilo que fazem. Contudo, ninguém, até o presente momento, agradou-me mais do que este mirífico e fabuloso espanhol.

Bom. Chega de elogios. Senão daqui a pouco irão me acusar de propagandismo, hehe. Se quiserem ler um texto interessante sobre o emérito Andrés Segóvia, que visitem: http://www.violaomandriao.mus.br/historia/histcap27.htm

O motivo que me traz aqui é ainda mais nobre. Inaugurando os trabalhos do útlimo mês do corrente ano, disponibilizarei à vocês a coleção completa desse extraordinário e eminente violonista. Tal coleção recebe o epíteto de Segóvia Collection e é composta de 9 álbuns. Pois bem. Verão que as músicas de tais álbuns não virão com os respectivos nomes, ou seja, o tracklist não conservará o título das músicas. Contudo, existe um programinha muito interessante que, automaticamente, coloca o nome das músicas em todos os nove álbuns. Mais fácil que isso só pular de pára-quedas com camisa de força e olhos vendados. Tudo bem, exagerei um pouco, hehe. Bem. O link para tal programa é esse: PROGRAMA PARA RENOMEAR SEGOVIA COLLECTION.

Após realizar o download do programa, faça o seguinte, meu caro e virtual amigo: verás que existem arquivos com extensões .bat , mas não se assuste, não vem a ser vírus ou qualquer outra coisa perniciosa ao seu computador. Apenas copie esse arquivo (Ctrl+C) e cole na respectiva pasta onde salvou o arquivo com as músicas. Vamos a um exemplo: suponhamos que baixou o Segovia Collection No1. Daí irás tu a tal arquivo "renomeador" e pegará a seguinte extensão .bat: renvol1.bat. Aí é só essa extensão dentro da pasta onde estão as músicas do primeiro álbum da coleção. Então, faça a mesma coisa com todos os outros álbuns. Compreendeste? Qualquer dúvida, não deixe de contatar-me.

Essa é a relação dos discos:

The Segovia Collection - Volume 1 - Bach
The Segovia Collection - Volume 2 - Ponce, Rodrigo, Torroba
The Segovia Collection - Volume 3 - My Favorite Works
The Segovia Collection - Volume 4 - The Baroque Guitar
The Segovia Collection - Volume 5 - Five Centuries the Spanish Guitar
The Segovia Collection - Volume 6 - Manuel Ponce Sonatas
The Segovia Collection - Volume 7 - Guitar Etudes
The Segovia Collection - Volume 8 - Castelnuovo-Tedesco
The Segovia Collection - Volume 9 - The Romantic Guitar

Aqui encontrarão as capas dos discos e os respectivos tracklists, caso não consigam baixar o programa supracitado. Eis o link: CAPAS E TRACKLISTS.

E, enfim, o mais esperado, hehe. Nessa pasta do rapishare encontrarão todos os nove álbuns para download. Bem sei o quando demora e o quão fastioso é esperar o download de tais arquivos. Mas lhes garanto, diletos amigos: vale a pena.

Aqui está: THE SEGOVIA COLLECTION - COMPLETE COLLECTION 9 ALBUNS.

Para realizar o download no 4Shared basta clicar nos links e aguardar um pouco, até as informações sobre o arquivo aparecerem. Depois disso, é só clicar nos dizeres "download file" e pronto.

Fraternais abraços aos estimados e eminentes amigos. Qualquer problema, não deixem de me avisar.

Marcadores:

35 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Excelente material... e muito bom seu blog. Parabéns!

Abraços.

5:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, eu tenho que te agradecer...
Achei músicas do Segóvia.
Bom saber que existem admiradores (virtuais) desse grande mestre.
Parabéns pelo blog!

10:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

grande helder!!!

parabéns por esse excelente post.

agora, um pedido pessoal.

radamés.
tens algo?

grande abraço.
hasta.

5:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

curiosamente deixei baixando a parte dois (a parte um eu baixei normalmente) e quando fui conferir, não estava lá!

vou tentar novamente.
pode ser algum problema do próprio rapidshare ou da minha conexão.

grande abraço.
hasta.
a.

7:54 PM  
Blogger sheila maceira said...

Grande, Helder!
Excelente post. Confesso que fico um pouco preocupada com a questão dos direitos autorais...
Amei as obras do Torroba. Belíssima interpretação.
Abraço,
Sheila :D

11:33 PM  
Blogger Helder Bello said...

Sheila, minha queridíssima, mirífica e sublime amiga.

Primeiramente, agradeço as mesuras. Que bom que honra-nos com sua encantadora e deífica presença.

Secundariamente, tais links foram colhidos na própria internet. Creio que não rompam com quaquer direito autoral. Enfim...

Beijos, abraços e todos os carinhos virtuais possíveis à fabulosa Sheila.

5:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não fonuncia justamente o 1 do Bach se possivél verifique , desde já obrigado Feliz Natal e Boas entradas Helder

3:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Respeitabilíssimo e prestativo amigo, ( permita-me a liberdade de considera-lo assim), não posso deixar de expressar aqui meus agradecimentos por sua incansável e dedicada rotina de compartilhar conosco tão precioso acervo.
Outrossim venho comunicar-lhe de minha dificuldade em baixar as capas dos álbuns do nosso saudoso Segóvia, tendo em vista que já desfrutei dos respectivos áudios.
Rogo-lhe portanto, sem abusar de sua prestativa atenção, que me conceba-as de alguma forma.
Certo de poder contar com suas imprescindível colaboração.


Atenciosamente

Josué Campos Sena

7:09 PM  
Blogger a said...

Helder, amigão do violão, boa tarde.

Me perdoe pelo sumiço, mas não tive condições de fazer os seus textos, mas agora, tá legal. Tanto o do Baden, como o do insuperável, jamais superado, Segóvia. Seu blog tem tudo para se tornar referência no nosso universo de blogueiros que curtem e amam o violão clássico. Na próxima mensagem, vou lhe mandar algumas sugestões, inclusive, desafios, tá?

Que eu saiba, o seu blog não tem par. Quero e faço questão de te ajudar na construção desta referência.

Parabéns!

Abração,

4:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

caro Helder, parabens por esse trabalho maravilhoso!

10:00 PM  
Blogger Bruno Madeira said...

Helder, que blog! Demais!

Parabéns pela iniciativa! Vc acaba de ganhar um visitante que virá sempre por aqui!

7:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

não baixa o bach

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder, no site abaixo tem muitos cds para baixar, mas tem uma extenção algumacois.ape que não consigo abrir e gravar.
voce conhece? sabe como fazer?
Meu nome é Renato
emai cesarcostas@pop.com.br
http://hoatau.wordpress.com/2006/10/22/38/

12:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

não to consiguindo baixar o bach
nao tentei os outros ainda
obrigado!!

12:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá,

Estou encucado em relação a terceira música, a Giga da Suíte no. 2 para alaúde, do Bach... Não quero desrespeitar esse grande mestre, mas pra não dizer mais nada: tá feio e sujo. Som pontiagudo, barulhos desnecessários...

A gravação do Segovia é essa mesmo? Ou vocë editou alguma coisa, ou colocou alguma outra intepretação pra fazer uma pegadinha nos leitores?

Atenciosamente,
Bruno

8:59 PM  
Blogger Helder Bello said...

Grande Bruno.

Entonces... creio que tal fato se deva a compilação de tal disco para CD. Segóvia gravou tais peças há muitos anos, ainda na época do vinil. E os métodos para se gravar as músicas, o equipamento, enfim, toda a qualidade do som era rústica se comparada com a atual.

Assim é que, creio, seus ouvidos estranharam a "sujidade" presente no som. Não que seja culpa de Segóvia, mas sim do equipamento que utilizaram para gravá-lo. É possível perceber tal lastimável fato no álbum "The Legendary" Segóvia.

Abraços.

1:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá
Tem algum registro de problema para fazer o download desta obra? Pois eu tentei fazer o download porém não foi possível. O que apareceu foi o seguinte:
Andres Segovia

This folder's content has been collected by asturias

9 Albums

Sort files by: filename add-time

File / Description Add-time Size
No files or sub-folders found.
Abraço

8:44 PM  
Blogger Helder Bello said...

Entonces...

Creio que o tempo de vida do rapidshare.de (aquele antigo sítio do rapidshare, antes de eles mudarem para o .com) venceu!

Por essa razão, pastas que continham álbuns, como essa do Segóvia, ou outras, foram sumariamente deletadas, e não transferidas para o outro sítio.

É uma pena, certamente.

Mas não se aflijam. Irei postar todos os álbuns, novamente, pelo 4shared. Apenas rogo-lhes um pouco de paciência, pois, como recomeçou o ano letivo, tenho muitas aulas a ministrar e pouco tempo de sobra, hehehehe.

Abraços.

10:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sem problemas.

No aguardo.

Obrigado desde já!

2:11 AM  
Blogger Tiago Ramos said...

O post, bem como todo o blog merecem meus mais entusismados parabéns. Trabalho maravilhoso esse seu, caro Helder. Muito obirgado!

11:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

queria parabenizar ao Helder por disponibilizar a nós essa maravilhosa coleção, e também pelo blog em si, que é excelente!

8:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá! O álbum "THE SEGOVIA COLLECTION - COMPLETE COLLECTION 9 ALBUNS" é demais!!! Só um pequeno problema: a música 8, do álbum 8 (Ten Pieces From 'Platero& I', VIII. El Canario Vuela) está com problemas na hora de extrair. Se puderem colocá-la novamente, ficaríamos muito gratos! Abraços!

7:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Avoid listening to Segovia's old stale interpretations. His technique is bad, and his interpretations are bad.
(Listen rather to good young players, especially those who also play in duo's, ensembles, etc. and have good musicality)

2:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro amigo, não sei se estou muito atrasado mas realmente não encontrei o volume 4 da obra nos links postados. Se tiver a oportunidade peço fazer a gentileza de posta-los novamente ou me enviar de alguma maneira.

Grato e parabéns pelo tempo dedicado.

Rodrigo
agostinipn@ig.com.br

1:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muchas gracias por todos estos discos!

4:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que coisa maravilhosa essas sonatas do Ponce !!!
Muito obrigado por postar esses
interpretações maravilhosas!!

6:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

..amigo vou compor uma musica em sua homenagem...tu ta realizando um sonho meu...abraços amigo...

meu nome renato....

6:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

...caro helder tua atitude é de grande importancia para o saudoso e as vezes solitário mundo violonístico
fico muito agradecido e feliz por voce.

Jâmison Sampaio

1:59 AM  
Blogger linha de arroxim said...

Caro Helder... A parte II, do volume 5 está faltando. Apenas esta. Poderia repostá-la? Grato desde já e abraços do Brasil...

5:17 PM  
Blogger Unknown said...

Muito obrigado! Excelente material! Você poderia postar o Vol.5 - Five Centuries the Spanish Guitar - Parte II.rar novamente? Está dando link inválido. Obrigado novamente!

10:27 AM  
Blogger rio said...

pls dar o link de Andrés Segovia - vol 5 cinco séculos da II.rar espanhol Guitar Part

2:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por amor de Tárrega e Sor, arrume o link parte 2 do volume 5!

Amplexos

12:43 AM  
Blogger GRILO said...

Gratíssimo pelo maravilhoso Segóvia.
Seu blog, e já mencionei isso antes,( enão custa repetir) é simplesmente genial!

10:32 AM  
Blogger GRILO said...

Sou aprendiz auto- didata do violão. E só tenho agardecimentos à sua gentileza ao "postar" o "Segóvia Collection".
Permita-me uma lembrança e solicitação: a segunda parte do vol. 5, "Five Centuries the Spanish Guitar", que tem 26 faixas, não aparecendo na lista para postagem a segunda parte. Poderia fazê-lo, com sua imensa gentileza?
Grato

11:19 AM  
Blogger Paulinho said...

Sem palavras...Magnífico.

3:54 PM  

Postar um comentário

<< Home