terça-feira, janeiro 09, 2007

Métodos de Violão Erudito

Bem. Notei que inúemeras pessoas procuram, seja por que são iniciantes, seja por que almejam melhorar a sua técnica, métodos, exercícios e afins sobre o violão. Dessa forma é que irei disponibilizar aos bons e virtuais amigos um arquivo contendo aqueles que são, ao meu ver, alguns dos melhores métodos existentes para violão erudito.
Creio que ao utilizar o epíteto de "método" estou sendo um tanto quanto excrescente, pois tais "métodos" são, em verdade, uma coletânea de exercícios de determinado compositor. Mas nem por isso perdem sua utilidade. Pelo contrário. São exercícios ótimos e indispensáveis àqueles que galgam uma vida violonística virtuosa e tecnicamente desenvolvida.
Bem sei que o que deixo aqui são apenas algumas poucas peças. Mas, indubitavelmente, para o aprendiz que conserva uma grande força de vontade, se empenha em seus estudos, para esse aluno tal material será utilíssimo.
Eis então a relação do que está contido nesse arquivo:
Matteo Carcassi - 25 estudos melódicos Op 60
Napoleon Coste - Op 38
Dionísio Aguado - 25 peças de seu método
Fernando Sor - Napoleon Coste (uma amálgama das duas escolas desses dois grandes violonistas)
Fernando Sor
Giuliani - Op 48 [24 exercícios]
Método completo para divisão musical de Paschoal BONA
Pozzoli - Ditado Musical
Henrique Pinto - Iniciação ao Violão I
Ben Bolt - 39 Progressive solos for classical guitar with tablature - book 1
The Total Classical Guitar Method
Os dois últimos estão na língua Inglesa.
Se poventura algum dos nobres e virtuais amigos tiver algum material que queira acrescentar neste arquivo, não hesite em comigo conversar.

Marcadores: ,

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

muito bom Helder!!! matou a pau!!!

12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Helder,
Primeiramente desejo-lhe os parabéns pelo seu blog e pelos seus posts....mas me perdoe a minha inconveniência, pois quero fazer um pequeno pedido. Eu baixei o arquivo q vc colocou de métodos a algumas semanas atrás, e ele ainda continua no seu blog para download, mas com uma diferença, foi add mais duas apostilas (Ben Bolt - 39 Progressive solos for classical guitar with tablature - book 1 e
The Total Classical Guitar Method). Eu gostaria mtu de ter essas duas apostilas, mas pra isso, eu teria q baixar novamente todo o arquivo. Gostaria, se possivel, q vc coloca-se essa duas apostilas separadas, e tbm no futuro, se por acaso vc for add mais alguma coisa, tbm colocase separado para facilitar o download.
Desde ja agradeço a sua atenção, e novamente, parabéns pelo seu blog!
abraços!

2:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Valeu, Helder!

Muito bom!

1:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

muito obrigado^^
eu gostaria de saber se vc tem
Henrique Pinto - Iniciação ao violão vol2^^ vlew^^

9:34 PM  
Blogger ars351 said...

helder, meu velho, vou repetir um colega meu... "assim eu passo male".

como eterno iniciante no violão clássico, eu fico entusiasmado com tanta coisa boa aqui disponível.

gracias.
hasta.
a.

9:39 AM  
Blogger BobDaTemp said...

por favor, ¿pueden publicar el metodo de Emilio Pujol`Escuela Razonada de la guitarra'', Vol 1, 2, 3, 4?
Vol I, 1934 (BA9587) ;
Vol II (BA9563), 1935 ;
Vol III 1954 (BA10945) ;
Vol IV (BA12838), 1971

gracias

1:26 PM  
Blogger gmaioral said...

Cara, esse teu blog é passagem obrigatória para quem tá aprendendo violão ou pra quem já é experiente nessa arte. Por isso te adicionei nos favoritos e estou divulgando. Parabéns pela iniciativa. Se possível, gostaria que vc disponibilizasse material de estudo para musicas espanholas.

8:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

fiz o download e so continha as peças do carcassi onde estão as outras que vc disse que continha

5:29 PM  
Blogger Helder Bello said...

Pois então, meu ignoto amigo:

Acabei de baixar o arquivo e todos os métodos e afins estão lá. Será que não houve algum problema quando do download que fizestes? Tente fazê-lo novamente.

Se ainda assim não conseguires, irei atualizar o arquivo.

Amplexos!

10:57 AM  
Blogger Rafael Zaramela said...

Beleza Helder?
Estou interessado em estudar est material.
Como eu poderia ter acesso a ele?
valeu,
Rafael

6:05 PM  
Blogger Unknown said...

e ai galera blz!!!

Entao...gostaria muito d saber um metodo q eu pudesse aprender violao erudito sozinho.( nao ter que pagar =( ).queria q vcs desssem dicas d apostilas e tudo mais ..o violao e a vontade eu ja tenhO!!

um grande abraço!!!

E-mail....
fabioalmeida89@hotmail.com

6:09 PM  
Blogger Unknown said...

dae Helder , parabens mano
to comesando agora a aprender
queria e pedir que pudesse por
mais post para nos ajudar "iniciantes" vlw mano agradeço pelos
post que ja peguei ai vlw t+

1:28 PM  
Blogger Gepetos said...

valeu cara simplesmente perfeito !!
abraço ai

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Baixei o arquivo, mas não consigo abrir, qual o programa que eu devo ter para conseguir visualizar o conteúdo? Muito obrigada pela sua iniciativa.

10:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não consegui abrir os métodos, qual programa devo usar??
Obrigado.

11:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

muito obrigado pela sua vontade de ver as outras pessoas apredendo algo novo!!!! Exemplo de cidadania.

8:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Simplismente ótimo!
Abraço.

8:36 PM  
Blogger lucena said...

Olá Helder,

realmente ainda existe alguém preocupado com o próximo na web. Gostei muito da sua iniciativa em disponibilizar este vasto material. Apesar de estudar violão desde 1984, ainda acho que nada sei. Estou revendo conceitos que não via há tempos.
Grande abraço para vc.

2:59 PM  
Blogger M. COELHO said...

Amigo, vc poderia postar esses arquivos no RAPIDSHARE?
Ficaria muito grato. Um abraço

6:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Otimo, trabalho o seu, estou a procura do metodo violão classico J.A. Navarro, olha o link: http://www.youtube.com/watch?v=pGK0WBZEDJw, muito bom esse metodo, alguém tem???

1:11 PM  
Anonymous Lucas_Panurge said...

ótimas apostilas, muito obrigado =]

1:35 AM  
Blogger Julius said...

Parabéns pela iniciativa tão salutar!
e obrigado!

1:39 AM  
Blogger Unknown said...

Muito bom o material! Parabéns pela iniciativa.
Vai me ajudar muito.
Grande Abraço.

6:35 PM  
Blogger Sidnei - Osasco said...

Arigato Saionara

12:02 PM  

Postar um comentário

<< Home