quinta-feira, janeiro 18, 2007

Pepe Romero - Guitar Solos


Realmente, existem muitas famílias que se dedicam à música: Bach e Mozart figuram em nossos pensamentos mais frequentemente. Contudo, uma outra família também é inteiramente musical. É o caso dos Romeros. Celodonio, o pai, começou sua proeminente carreira estudando com o emérito mestre Daniel Fortea, que teve como professor ninguém menos que Francisco Tárrega.
Celodonio Romero teve três filhos: Celín, Pepe e Ángel. Imaginem os nobre amigos que, tendo tal pai, indubitavelmente os três começaram ainda muito jovens seus estudos de violão. Contudo, o primogênito de Celodonio não quis se dedicar integralmente a laboriosa arte das seis cordas. Ficou apenas como um excelente professor. Já o seu filho mais jovem, Ángel, tornou-se um famigerado concertista, pouco conhecido no Brasil, justamente pelo fato de conservar em seu repertório obras mais conhecidas pela Espanha.
Já o filho do meio, Pepe, tornou-se, com efeito, um dos mais populares solistas internacionais, reconhecidamente um dos maiores expoentes do século passado. Pepe é, também (assim como toda sua família), um profundo conhecedor da arte folclórica andaluza, executando com maestria e pomposidade inigualáveis tal interessante estilo.
Aos mais desavisados, pode parecer que os Romero querem abarcar, em seu repertório, somente um estilo: o espanhol. Contudo, essa é uma visão distorcida. Pepe é, obviamente, um exímio intérprete de tal estilo. Mas não restringe-se à ele. É um profundo conhecedor de toda a literatura violonística do século XIX e executa, sem dificuldades e com uma fluência extraordinária, obras de Sor, Carulli, etc.
Neste álbum apreciamos famigerados solos de violão, que se tornam ainda mais incríveis pelas mãos desse nobre violonista. A qualidade do som não é das melhores. E isso, garanto-lhes meus diletos e virtuais amigos, não é culpa desse que vos escreve. Mas creio que tal se deva à própria qualidade e forma de gravação desse álbum que, certamente, foi realizada por um "profissional" pouco gabaritado. Mas ainda assim é possível apreciar esse belo álbum, que conta com compositores como: Tárrega, Albeniz e Sor.
Eis o disclist:
01 - Anonymous - Jeux Interdits - Romance
02 - Albeniz, Isaac - Suite Espanola, Opus 47 No. 3 Sevilla [Sevillanas]
03 - Albeniz, Isaac - Suite Espanola, Opus 47 No. 1 Granada [Serenata]
04 - Albeniz, Isaac - Requerdos De Viaje, Opus 71 No. 6 Rumores De La Caleta [Malaguena]
05 - Albeniz, Isaac - Mallorca, Opus 202 [Barcarola]
06 - Granados, Enrique - Danzas Espanolas, Opus 37 No. 5 Andaluza
07 - Albeniz, Isaac - Espana, 6 Hojas De Album, Opus 165 No. 2 Tango
08 - Albeniz, Isaac - Espana, 6 Hojas De Album, Opus 165 Asturias
09 - Romero, Celedonio - Malaguena
10 - Tarrega, Francisco - Pavana
11 - Romero, Celedonio - Tres Preludios Romantico
12 - Tarrega, Francisco - Capricho Arabe
13 - Sor, Fernando - Introduction And Variations On A Theme By Mozart, Opus 9
14 - Granados, Enrique - Goyescas Intermedio.Mp3
O link: PEPE ROMERO - GUITAR SOLOS - PARTE I & PARTE II.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

com licença,
meu caro amigo virtual venho apreciando a algum tempo seu blog, realmente divino, baixei varias coisas por ele, varios albuns e partituras, aprecio muito este tipo de musica o qual tenho pouco acesso pois moro em cidade pequena,
como não vi seu e-mail indicado resolvi comunicar-me com o sr. atraves de um comentario.
Eu gostaria de começar um forum de musica classica para que tenha varios pessoas ajudando a almentar o repertorio de quem gosta deste tipo de musica e não tem muito contato...o que o sr. acha?
pode me mandar uma resposta pelo meu e-mail
kim_gr09@hotmail.com.
agradeço desde já ao sr. pelo grandioso serviso prestado,
meus nobres e sinceros agradecimentos(e minhas disculpas pelos erros de português, hehehehe)

8:34 PM  
Blogger Frioleiras said...

Gostei mt de passear pelo teu blog ...
adoro música antiga e barroca e ... não há mts blogues que me falem do q gosto !
Prazer em conhecer-te !
F.

2:08 PM  

Postar um comentário

<< Home