segunda-feira, janeiro 21, 2008

Dimitri Illarionov - Guitar Recital: Naxos Laureate Series

Eis mais um nome que vos trago, meus caros. Tal qual o último violonista de que falamos, o nome desse instrumentista pode causar certo estranhamento a pronúncia. Certamente, não é lá mui comum (ao menos aos que não são descendentes dessa bela nação) que pronunciemos nomes em russo. Levo-me a crer, entretanto, que isso irá mudar assim que ouvirem este álbum. Afinal, ele traz um grande e premiado jovem a interpretar peças belas e de alto nível técnico; peças que mostram o quão virtuoso esse violonista pode ser.

Trata-se, enfim, de Dimitri Illarionov. Muitos não o conhecem, truisticamente. Mas na Rússia ele é um violonista aclamado. Illarionov, de fato, é um músico que conserva um estudo mui bem estruturado e sedimentado. Graduou-se no conservatório Tchaikovsky, em Moscou e continuou seus estudos com grandes violonistas de seu país, como Nikita Koshkin; e também com proeminentes nomes da música mundial, como: Carlo Marchione e Roberto Aussell. É interessante observar que os violonistas que se destacam conservam uma formação muito bem estruturada e desenvolvida. Talvez seja essa uma das chaves para se alcançar um nível mais alto nos estudos musicais: o estudo. Em verdade, como em qualquer outra área do conhecimento, o estudo musical tem de ser perene. Mas é sempre bom nos atualizarmos, conversarmos com outros músicos, tomarmos masterclasses e afins. Assim, enaltecemos ainda mais nossos conhecimentos e nos aprofundamos cada vez mais nessa bela arte das seis cordas.

A prova está aí, viva, palpável, para que todos vislumbremos. Afinal, Dimitri Illarionov venceu ainda jovem inúmeros concursos e consagrou-se um prodigioso violonista com menos de três décadas de vida. Uma dessas grandes vitórias desse violonista russo está registrado no álbum que por hora vos deixo. Neste trabalho, Illarionov traz obras de Tárrega, Dyens, Giulliani, entre diversos outros compositores, apresentando um repertório abrangente e refinado, o que acaba por revelar um violonista maduro e desenvolvido tecnicamente. Atente-se para o fato de que o violonista apresenta obras de compositores pouco conhecidos, promovendo, assim, a valorização do repertório violonístico, bem como fazendo-nos conhecer obras especialmente interessantes.

Enfim. Este é um álbum derradeiramente eclético e brilhante. Espero que apreciem.

Eis o disclist e os links:

Dimitri Illarionov – Naxos Laureate Series – Guitar Recital

Mauro Giuliani - Grande Ouverture Op.61

Alexandre Tansman - Cavatina
-Preludio
-Sarabande
-Scherzino
-Barcarolle
-Danza Pompoza

Roland Dyens - Valse en skai

Igor Rekhin - from 24 Preludes and Fugues for guitar solo
-Prelude and Fugue No. 6 in D minor
-Prelude and Fugue No. 21 in B flat major
-Prelude and Fugue No. 3 in D flat major

Nikita Koshkin - Marionette

Mario Castelnuovo-Tedesco - Capriccio diabolico (Homage to Paganini)

Francisco Tarrega - Variations on Carnival of Venice


Dimitri Illarionov - Guitar Recital: Naxos Laureate Series

Parte I & Parte II.

Marcadores:

11 Comments:

Anonymous AmbroseBierce said...

Thanks for your wonderful blog - I found many treasures of guitar music here.

But here it seems both links refer to the same file. Can you post the link for the second as well?

Thanks in advance.

10:06 PM  
Blogger Helder Bello said...

Hello Ambrose.

So. The link has been fixed. Sorry for the mistake and thanks for the lovely words.

Hugs.

10:23 PM  
Anonymous AmbroseBierce said...

Thanks a lot. There's quite some uncommon repertoire here - I'm particularly curious for the Rekhin compositions, have never heard these pieces before.

8:52 PM  
Blogger Helder Bello said...

Certainly, the album contains some uncommon pieces. But all of these works are very good and shows how Illarionov is a excelent guitarist.

Well. Enjoy the pieces.

Hugs!

10:20 PM  
Blogger Allan said...

track 5 corrompido!
abraços!

9:43 PM  
Anonymous Fabio Baladez said...

Caro Helder, este seu espaço é uma verdadeira prova de amor ao violão clássico. Desde que descobri seu blog, uma descoberta recente, comecei a baixar compulsivamente tudo o que nele está disponível, ler seus comentários, e ouvir o tempo inteiro estas obras magníficas que aqui se encontram, algo que tem me estimulado muito a tocar, o produto disso é muito informação e boa música. Gostaria de lhe pedir que enviasse - se possível - a faixa 5 de álbum de Dimitri Illarionov (fbhistoriador@hotmail.com), seria uma incomensurável gentileza, e eu ficaria infinitamente grato. Causa certa tristeza não ter este pedaço da obra, no mais, tudo é elogio. Um grande abraço!

3:11 PM  
Anonymous Fernando Cury said...

Caro Helder.
Parabéns pelo blog. o track 5 está corrompido. tem como consertar. obrigado.

10:07 PM  
Blogger Marcos Borges ® said...

Cara... Mto bom esse Illarionov. hehe

Nunca tinha ouvido falar nele, mas eu achei mto fera.

Se tiver como mandar a faixa 5 cinco pro meu e-mail, ficarei extremamente grato. marcosunders@gmail.com

Valeu! Abraço.

1:26 AM  
Blogger Alan said...

Parabéns pelo blog! Excelente!
Agradeço que me envie a faixa 5.
alanromero@gmail.com
Gratíssimo

1:42 AM  
Blogger filipe said...

Muito bom mesmo esse cara e o blog também mas eu gostaria muito que me enviasse a faixa 5 pois ela está corrompida, para esse email. filipebobby@hotmail.com

Obeigado!

10:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog!
Agradeço que me envie a faixa 5.
skandarb@hotmail.com
Gratíssimo

11:57 AM  

Postar um comentário

<< Home