segunda-feira, setembro 10, 2007

Göran Söllscher - Greensleeves



Olá, meus amados e mais do que queridos leitores. Antes de qualquer coisa, peço indulto por ter demorado tanto a encetar os trabalhos deste mês. O fato é que tive alguns problemas “internéticos” no corrente mês. Primeiramente, algum vil e pueril ente virtual, que nada mais tem a fazer na indubitavelmente miserável vida que leva, resolveu “clonar” meu perfil “orkutiano” – pois é. Secundariamente, contraí alguns problemas com a minha conexão de Internet. Como vêem, meus estimados amigos, os dias começaram não lá mui bem a esse que vos escreve. Mas tudo pode melhorar – e, invariavelmente, acaba por melhorar. Ainda mais quando nosso aparelho auditivo se depara com tão belas e singelas notas como as de Göran Söllscher.

Pois que vos trago esse álbum que é, ao meu ver, mui belo e ditoso – afinal, eu aprecio deveras a música renascentista e barroca. Certamente, muitos dos caros amigos devem conhecer o sublime e famigerado tema “Greensleeves”. Mas muitos de vocês talvez não tenham tido a oportunidade de escutar tal pujante peça com a excelente e segura interpretação de Söllscher. De fato, o álbum traz, além de tal mais do que conhecida peça, outros compositores que fazem do álbum uma verdadeira obra prima.

Göran Söllscher, como o nome já parece indicar, é natural da Suécia. Começou seus estudos de música ainda infante, com apenas sete anos. Confesso que não conheço a fundo a trajetória desse estupendo violonista, mas trago na memória o modo como conheci o magnífico trabalho de Söllscher: a minha primeira professora de violão – ah! Quantos anos já se passaram... – conservava um impressionante conhecimento musical, tendo informações de vários violonistas, compositores e “etecéteras”. O interessante foi que em uma aula ela me veio com um álbum (mais precisamente, uma fita K7; algo que muitos certamente não conhecem) de Söllscher e me disse o seguinte: “eis aqui, meu aluno, um violonista que vai de Bach à Beatles”. Na hora não compreendi mui bem, mas depois de um certo tempo entendi que esse virtuoso violonista era muito conhecido no meio musical por apresentar um repertório, ao mínimo, abrangente.

E é precisamente isso que vemos nesse álbum. Um repertório variado, diverso e absolutamente soberbo. Composto por belíssimas peças de compositores anônimos, passando por Bach, Sor e até mesmo pelo não muito conhecido (mas brilhante!) Michelangelo Galilei, Söllscher revela toda a sua apurada técnica, todo o seu notável talento, enfim, toda a sua formidável desenvoltura musical. O mais interessante de tudo é que esse violonista não executa tais peças em um violão “normal". Pois ele toca em um impressionante instrumento de onze cordas. Por isso as peças soam tão densas e encorpadas. Bem. Talvez o violonista também ajude; mas só um pouquinho.

Pilhérias à parte, vos deixo com esse excelente e impressionante trabalho do primoroso Göran Söllscher. Espero que desfrutem esse lírico e enternecedor álbum.

GÖRAN SÖLLSCHER - GREENSLEEVES

Marcadores:

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu adoro seus textos helder!!!
grande post!!!

8:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

primeiramente: que tristeza ver que a internet lhe trouxe dores-de-cabeça como os tais clones. espero que você tenha conseguido extirpar o seu da rede!

embora não tenha tantos conhecimentos sobre o assunto quanto você, gosto e admiro a música renascentista/ barroca... só tenho a agradecê-lo por tal post!

abraços e sucesso

L.M.

11:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de parabenizá-lo pelo site. Está cada vez melhor!
Os álbuns aqui inseridos são de altíssmo nivel.

Parabéns!

Forte abraço!

2:23 PM  
Blogger Helder Bello said...

Agradeço aos amados e queridíssimos amigos as ternas e belas palavras. Fico extremamente feliz por estarem a gostar do blog.

Fraternais abraços!

2:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Foi um intervalo de grande ansiedade. Esperava por mais uma obra prima neste blog. E Helder não falhou com os seus fãs.

Muito obrigado.
Ranieri Carli.

4:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Maravilha!!! Hélder está de parabéns por postar álbuns de qualidade!!!

6:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder, mais uma vez o álbum postado é sensacional!

Todos os dias dou uma passadinha pelo blog, até poque estou atualizando meu acervo graças a tua generosidade!

Parabéns, meu virtual amigo!

9:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Helder, permita-me informar a você e a seus visitantes que acabou de ser inaugurad o site
http://www.joaopernambuco.com/
Toda obra dele será disponibilizada em partitura e em midi file.
Muito obrigado por este disco de Goran Sollscher. Aliás, para quem gosta de música renascentista, vai a dica:
http://passacaille.blogspot.com/index.html
Abraço a todos,
Hélio

6:44 PM  
Blogger Unknown said...

Saudações!

Helder, consegue o material do Frederick Noad pra gente, a famosa série Guitar Anthology.

Atenciosamente;
Edalmo.

4:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Helder, como faço para contribuir com este seu magnífico site ? Tenho vários outros álbuns que poderiam ir também para o seu acervo. Creio que os colegas gostarão bastante. Contate-me no email cordioli2@gmail.com, que não consegui resposta no seu.
Abraços e parabéns.
Luiz

7:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, este site com certeza o melhor do Brasil em termos de violão erudito! me engrandeceu muito musicalmente a descoberta deste site e espero que perdure por muitos e muitos anos!

Este cD do gorran esta MAGNIFICO, veio em boa hora, quando estou precisando de material para estudo no meu bacharelado, esta numa busca desenfreada por musica renacentista e me deparo com esse material, MT OBRIGADO

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hola Todos. Quisiera saber si alguién tiene la grabación del CD de goran sollscher tocando musica de los beatles ( yellow submarine,yesterday,etc)para que lo ponga en este foro. Gracias.

Hello Everybody. Would like to know if someone has the CD of Goran Playing the Beatles music, so it can be uploaded for this forum. Thanks a lot.

DBJ from Colombia.
abc123@cable.net.co

7:48 PM  
Blogger jpimentel said...

DBJ.
Descarga Göran Söllscher Beatles Cover em :
http://www.jbpimentel.blogspot.com/

1:58 PM  

Postar um comentário

<< Home