domingo, julho 08, 2007

Li Jie - Classical Guitar

Eis que abro essa semana com um álbum de uma violonista que é conhecida por muitos: Li Jie. Creio que inúmeras pessoas conheçam o admirável trabalho dessa violonista devido aos excelentes e virtuosos vídeos disponibilizados no sítio chamado “You Tube.com”. O fato é que muitos ficaram ainda mais admirados ao escutar esse primoroso álbum.

Tal violonista provém de um país que não conserva uma grande intimidade com o violão erudito: a China. Como bem sabem trata-se de um país regido pelos ditames de um partido Comunista, fundado por Mao Tsé-Tung. O fato é que o nosso bom blog não promove aulas de história – e tampouco esse que vos escreve teria cacife para tanto. O interessante, aqui, é atentar para o fato de que mesmo provinda de um país que conserva uma certa patriarcalidade em suas relações sociais, Jie conseguiu mergulhar nos estudos de um instrumento musical e tornou-se, ainda infante, uma das mais proeminentes violonistas de seu país e, no limite, de todo o mundo oriental – Xuefei Yang, que também já apareceu aqui pelo nosso blog, é outro exemplo da força da mulher Chinesa.

Li Jie começou os seus estudos de violão ainda muito jovem, com apenas onze anos de idade. Talvez essa iniciação ao violão ainda nos primeiros anos de vida não seja um pré-requisito para alguém se tornar um bom violonista ou uma virtuose enquanto instrumentista. Mas, indubitável e incontestavelmente, isso ajuda. Ainda mais quando se tem um excelente professor para auxiliar nessa longa caminhada. E foi precisamente o que ocorreu a Jie: estudou ela com Chen Zhi, um dos maiores nomes do violão internacional. Zhi é professor do Conservatório Central de Música de Beijing e já ministrou aulas para figuras que nos são conhecidas: Xuefei Yang, Wang Yameng e, truisticamente, Li Jie, entre outros. Jie estudou, pois, em tal conservatório e ao ano de 1998 venceu a Competição Internacional de Guitarra, que foi sediada em Hong Kong, e ainda estava em sua segunda edição. O interessante é ver que a violonista contava dezessete anos apenas. Certamente, alguém assaz jovem a vencer um concurso internacional.

Desse modo, pode-se depreender que Li Jie é uma exuberante e primorosa violonista, dotada de virtuosidade e, principalmente, maturidade musical apesar de sua pouca idade ao gravar esse álbum. O repertório é rico e plural, contando com obras de vários períodos, o que revela uma estudante atenta e aplicada. Uma faixa que me chamou bastante a atenção foi precisamente a última, a famigerada e bela Koyunbaba de Carlo Domeniconi. Tal peça é executada com verdadeira maestria e excelência. Enfim. Creio que os nobres amigos apreciarão o excelente álbum de tal fascinante e surpreendente violonista.

Gostaria de agradecer ao dileto e querido Antonio Valdetaro, por ter disponibilizado esse grande álbum para nós. Certamente, em nome de todos os bons violonistas dessa nossa boa comunidade, agradeço-o!

Eis o disclist:

01 - J. Malats - Serenata Espanola
02 - D. Aguado - The Rondo Brillanti
03 - A. Barrios - Estudio de Concierto No. 1
04 - Bach - Prelude BWV 1007
05 - Andrew York - Sunburst
06 - F. Tárrega - Sobre una fuga de Bach
07 - Paganinni - Caprice No. 24
08 - H. Ayala - Choro
09 - F. Tárrega - Gran Jota
11 - D. Aguado - Vals No. 4
12 - C. Domeniconi - Koyunbaba Op. 1

LI JIE - CLASSICAL GUITAR - Parte I & Parte II.

Marcadores:

27 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Helder e Antônio Valderato,
grande obra! A Li Jie ficou famosa no Youtube com a interpretação do prelúdio BWV 1007 do Bach e agora podemos ouvi-la neste álbum.

Como sempre, muito obrigado a vocês,
Ranieri Carli.

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Grande Helder muito bom o pobrema é a 02 - Li Jie - The Rondo Brillanti.mp3 tá corrompida só pra avisar valeu fabuloso o álbum

5:36 PM  
Blogger Helder Bello said...

Já tentou baixar o arquivo novamente? Por vezes, o ato do "download" parece "problematizar" algumas faixas. Aí, tens de baixar o arquivo novamente.

Enfim. Tentes. Se não der certo, posto novamente tal faixa.

Amplexos!

6:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por aqui tudo funcionou como manda o figurino. Sem problemas de qualquer espécie.

11:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!
Bom,gostaria de fazer uma sugestão/pedido se for possível, claro
Estou atrás do CD do Baltazar Benitez chamado Music of Astor Piazzola. Estou atrás de especificamente a Milonga del Angel dele.
Será que por acaso sabe onde posso encontra-lo de forma digamos...digital?

Abs

11:01 AM  
Blogger Helder Bello said...

Pois então. Eu não tenho um material muito vasto de Piazolla. Infelizmente, tampouco tenho algo do granded Baltazar Benitez.

Contudo, irei dar uma procurada por aqui. Se eu achar, posto na nossa boa comunidade orkutiana.

Abraços!

11:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Passe um olho depois em um blog de música e literatura onde se discute um possível plágio de Jacob do Bandolim em cima de Canhoto da Paraíba. Gostaria muito de saber a sua opinião. Endereço: Passe um olho depois em um blog de música e literatura onde se discute um possível plágio de Jacob do Bandolim em cima de Canhoto da Paraíba. Gostaria muito de saber a sua opinião. Endereço: http://urarianoms.blog.uol.com.br/

6:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Does the track 10 exist???

8:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Yes... does track 10 exist?

3:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Helder,
Eu também tive problema com a faixa 10...obrigado

8:38 AM  
Blogger Helder Bello said...

Basta renomear os arquivos. Tal álbum possuí apenas 11 faixas, ao invés de 12.

Amplexos.

11:15 AM  
Blogger Unknown said...

realmente está faltando a faixa 10 que é a valsa venezuelana nr.1 de antonio lauro, conforme se pode constatar olhando o encarte que acompanha o arquivo da parte 1, pasta entitulada "jaquetes".

12:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro colega, você apontou que a China não conserva intimidade com o violão erudito? Acho que foi um leve erro, talvez por falta de conhecimento nessa aréa. Sou músico a mais de 30 anos, inclusive fiz meu mestrado na alemanha e já a alguns anos viajo constantemente para a China e posso confirmar que desde a década de 60 ela importa excelentes violonistas, alías, em todas as aréas instrumentais. No mais, seu blog contém muito aparato musical, contudo, sua linguagem está muito rebuscada para um blog, que deve atender a uma casta diversificada de leitores. Aceite essa crítica como uma ferramenta para esmerar seu meio de comunicaçao.

5:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu ainda concordo com o que Helder disse no que se refere ao estilo: não acho que a China tenha uma cultura violonística própria. É o mesmo caso dos EUA. Não se deve tomá-los por referência no mundo do violão. Como parênteses, acho que isso tem a ver com a falta de compositores nacionalistas de peso, como foi Villa-Lobos, pra estabelecer algumas direções musicais.

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Está faltando a faixa 10 que é a valsa venezuelana nr.1 de antonio lauro

7:17 AM  
Blogger Rodrigo said...

Caro Carlos Akmenthon said:
Não vejo problema em postar de forma rebuscada.
Nosso vocabulário é rico em palavras, e sempre notei que o autor do blog posta de forma clara e objetiva.
Abraços!

11:13 AM  
Blogger Nan said...

Oi Helder consegui tirar Vals Op 8 No 4 do Barrios... aqueles toques que você me deu pelo MSN me ajudou bastante... muito obrigado! :)

9:58 AM  
Blogger Bororeh said...

Não tá dando pra baixar a segunda parte do disco, o que é uma pena porque a primeira é excelente!
O arquivo vai ser upado denovo?

Vlw!

6:43 PM  
Blogger André said...

caro helder, estou tentando baixar a parte II do album de li jie mas nao esta dando certo.... ele simplesmente abre uma pagina em branco a hora que eu clico em download file... estou tentando a uns dois dias por isso acho que o problema nao eh no servidor ou algo do genero.... se possivel peço sua ajuda... parabens pelo bolg.... muita qualidade e informação.
abraço

2:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

NO sirve la segunda parte del archivo

9:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por favor, alguém poderia reupar a segunda parte do álbum? Perdi meu HD com meu acervo e estou tentando recuperar ao menos parte do mesmo... =/

Li Jie não pode faltar!

Desde já, agradeço. ^^

1:02 AM  
Blogger João Gabriel said...

Poderias repostar, se for de seu alcance, a parte dois de tal disco de Li Jie ?

10:05 AM  
Blogger Renata said...

Olás!
Poderima reupar a segunda parte deste disco? O arquivo está invalidado.
Desde já agradeço. =)

9:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

alguem tem a part 2 pra upar ?

2:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Please reupload part 2!

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Reupload please part 2.

5:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi. Não consigo baixar a 1° e nem a 2° parte. Gostaria muito ouvir "Koyunbaba" com uma qualidade melhor.

12:49 AM  

Postar um comentário

<< Home