quinta-feira, junho 14, 2007

Pavel Steidl - J. K. Mertz Bardenklänge Op 13


Olá, meus queridos e virtuais amigos. Perdoem esse fúfio ser que vos escreve. Não estou com muito tempo hábil disponível, pois o trabalho elide todo aquele que me sobra. Bem sabem como é, afinal, já foram (e serão eternos!) estudantes. Fim de semestre é uma correria: provas, trabalhos, correções infindáveis, conselhos, análises, enfim, quero crer que entendem do que estou a lhes falar. Bom. Como esse não é um blog destinado a pormenorizar a minha insípida existência, vamos falar de coisas mais interessantes.

Hoje vos trago um excelente álbum. Em verdade, o violonista é muito bom. Mas melhor ainda são as peças que ele executa – com uma destreza e um primor que são virtuosos, diga-se. Trata-se, meus caros, do violonista tcheco Pave Steidl a executar obras do estupendo e magnífico austríaco, Johann Kaspar Mertz. Devo dizer que esse compositor me é, absolutamente, uma predileção. Sou fã incondicional, como bem devem ter observado, do período Romântico da história da música. Creio ser aí que a música, especialmente para o nosso instrumento, alcançou a preexcelência e a liricidade que lhe deram a reputação que hoje ostenta. Talvez (e muito provavelmente!) eu esteja a me enganar. De qualquer forma, enquanto apreciador essa é a minha “escola” preferida.

Enfim. A obra que Steidl executa do expressivo Mertz é a famigerada Bardenklänge, que consta como 13º trabalho desse compositor. Bardenklänge, ao nosso idioma, significaria algo como “música dos bardos”. Oras, Homero nos ensina que bardo era aquele que, com o suporte da lira ou da harpa, recitava os poemas épicos. Já se vê, por aí, que a produção de Mertz era consonante com a sua “escola”, com o período Romântico. Analisando essa opus 13, de Mertz, por um viés menos “semanticista”, podemos perceber que se trata de uma verdadeira obra prima. Não que seja, no limite, aquela obra mais significativa de tudo o que o austríaco veio a produzir. Mas pode-se dizer que essa opus conserva todas as boas qualidades desse compositor. As peças são de uma multivocidade interessantíssima e denotadoras da superior qualidade de Mertz. As peças mais conhecidas dessa opus são, indubitavelmente, o Capricho (que está a 6ª faixa deste álbum) e a Liebeslied (15ª). Não me estenderei muito sobre a tal Op 13. Deixarei que a escutem e tirem suas conclusões. Contudo, alerto-lhes, desde já, que é algo surpreendente e extremamente belo.

Quanto ao violonista, infelizmente não conheço muito de seu trabalho. Conservo, em minha coleção de álbuns, apenas este que aqui vos trago e mais outros três. Não gosto de opinar sobre um violonista sem possuir um embasamento maior ou, ao menos, sem haver escutado muito de sua produção. Dessa forma, digo apenas que Steidl é um violonista muito competente, altamente expressivo, aparenta ter um alicerce absolutamente sólido, enfim, é um violonista primoroso e dedicado. Apenas sei que, aos idos de 2003, figurou ele entre os 8 maiores violonistas do globo – embora tal lista seja extremamente reducionista e relativa.

Bom. Deixo, pois, os ouvidos dos amados amigos a escutar essa formosa e esplêndida performance. Deixarei, também, algumas peças (pois não tenho todo esse trarbalho de Mertz) da Op 13. Quem sabe, assim, daqui a um pouco não vemos um de vocês a gravar tal sublime “Música dos Bardos”.

1. Variations mignonnes
2. An Malvina
3. Romance
4. Scherzo
5. An die Entfernte
6. Capriccio
7. Abendlied
8. Kindermärchen
9. Polonaise No. 5
10. Gondoliera
11. Romance
12. Mazurka
13. Sehnsucht
14. Polonaise No. 6
15. Liebslied
16. Tarantela
17. Lied ohne Worte
PAVEL STEIDL - J. K. MERTZ BARDENKLÄNGE OP 13

Marcadores: , ,

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Helder,
você se supera a cada dia. Tenho muito a agradecer pelo seu trabalho neste blog. São obras de grande excelência disponibilizadas aqui.
Saudações!

4:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder!
venho agradecer-te hoje pelo que encontrei, e agradeço a Deus por ter te dado a força necessária para construir tudo isso!
todo o material que precisava para voltar a tocar meu velho violão está aqui... sem falar nos magníficos CDs que disponibiliza. muito obrigado, sempre! fique com Deus!

9:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

concordando com os dois comentários que precedem o meu, agradeço ao Helder por se dar ao trabalho de disponibilizar tais álbuns a nós
é realmente um exemplo de pessoa com boa vontade
muito obrigado, caro Helder

8:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado por tudo, mas peço um enorme favor: Vc poderia disponibilizar novamente o álbum "Julian Bream - Ultimate Guitar Collection" (27 de Outubro de 2006)? Os 4 arquivos deste CD do Rapidshare foram deletados. Não sei mais o que fazer para obtê-lo. Mais uma vez, obrigado.

2:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Dude, thanks for all the wonderful music and transcriptions you share with us. However, there seem to be at least one file in almost every folder that for some strange reason I cannot extract. Thanks again and keep up the excellent job you're doing there.

Joe

2:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns o material eh excelente....
Continue assim, ajudando aos iniciantes a conhecer mais sobre esse mundo maravilhoso :D

6:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como faz para baixar...

6:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sou Violinista e, atualmente, estou trilhando a difícil e extenuante seara do aprendizado deste maravilhoso instrumento que é o violão.
Uma das primeiras peças que aprendi foi um "adágio" de J K MERTZ, e desde então vinha procurando alguna gravação desse genial instrumentista e compositor,assim, foi um achado essa coletânea que você nos proporcionou.
Obrigado,meu caro Helder, por mais este presente.
Marcos

3:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nobre Helder, agradeço-lhe pelo seu bom gosto deste erudito blog e seus ricos comentários sobre os compositores e o ou interpretes de tais preciosidades musicais.

Felicidades.

2:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo amor de Tárrega e Sor, dê upload novamente nesse álbum de imensurável importância para minha insípida pessoa!

5:37 PM  
Blogger Unknown said...

Quiero descargar este disco y me salta que el archivo es inválido... Ya me ha s pasado con varios de los discos en esta página. Es una lástima, porque es un gran aporte el que hace el administrador de este blog. Lo felicito por toda la generosidad y la increíble música. Saludos desde Argentina.

7:31 PM  

Postar um comentário

<< Home