segunda-feira, maio 21, 2007

John Williams - The Guitarist


Imagino que não estejam cansados ainda de John Williams. Afinal, há como se cansar de tão magnífico e primoroso vilonista? Creio que não. O fato é que retorno, mais uma vez, com um álbum desse excelso instrumentista.

Pois bem. Esse álbum é um tanto quanto interessante. E o é por várias razões. A primeira delas reside na escolha feita por Williams no repertório desse álbum: vemos Carlo Domeniconi ao lado de Erik Satie, Anon junto com Mikis Theodorakis, enfim, é um repertório bem diversificado, denotador de um sagaz conhecimento de vários períodos musicais bem como de uma acurada e madura técnica (o que, conforme já sabemos, não é nada de tão especial assim, em se tratando de Williams).

Contudo, ao meu ver, em cada álbum, em cada peça, Williams consegue se renovar, se superar. A bela e bastante conhecida peça de Domeniconi intitulada “Koynunbaba” é executada, aqui, com uma maestria e primorosidade que impressionam até mesmo os ouvidos já acostumados com a preexcelência de Williams. O interessante é que os álbuns de Williams, geralmente, trazem um repertório, digamos, mais conhecido do grande público que o aprecia. Nesse álbum, entretanto, existem peças que mereceriam estar em outros álbuns, de outros violonistas. Ou seja: são peças belas, que conservam uma verve lírica, sublime e que poderiam figurar mais nos instrumentos de outros miríficos violonistas. E nisso, com esse intuito de promover tais peças, Williams acerta em cheio. Certamente, é muito bom e absolutamente interessante executar peças como “Astúrias”, “Recuerdos de La Alhambra” ou o “prelúdio da BWV 1007”. Mas creio que seja ainda mais atrativo difundir outras peças, a fim de que o público ouvinte, os novos violonistas e todos os apreciadores da arte das seis cordas tenham um contato maior com o desmesurado e apoteótico universo violonístico.

Enfim. É difícil falar de Williams sem uma certa tendenciosidade, hehe. Espero que me perdoem. Mas hão de concordar com esse que vos escreve, ao ouvirem tal álbum. Irão apreciar, por suposto.

Então, sem mais delongas, eis que deixo aqui o disclist e os links:

Mikis Theodorakis: Three Epitafios:Epitafio No. 3 [03.32]Epitafio No. 4 [01.49]Epitafio No. 5 [01.54]
Carlo Domeniconi: Koyunbaba:Part 1 [04.06]Part 2 [01.28]Part 3 [04.04]Part 4 [04.29]
Erik Satie: Gymnop餩e No. 3 Arr. Williams * [02.27]
Anon: Lamento di Tristan Arr. Williams [02.56]
Anon: Ductia Arr. Williams [01.52]
Anon: Saltarello Arr. Williams [01.57]
John C. Williams: Aeolian Suite *:Aeolian Chant [04.19]Double Dance [02.08]Ballad [02.57]Toccata [03.23]
Phillip Houghton: St鬩:St鬩 [03.48]Dervish [02.00]Bronze Apollo [04.13]Web [02.11]
Erik Satie: Gnossienne No. 1 Arr. Williams [03.49]
Erik Satie: Gnossienne No. 2 Arr. Williams [02.57]

JOHN WILLIAMS - THE GUITARIST - PARTE I & PARTE II.

Perdoem-me a falta de cuidado. Não vi que o arquivo estava com a 6ª faixa "corrompida" (pois é. No quadro político atual, utilizar tal palavra pode ser perigoso, hehe. Por isso as aspas). Enfim. Eis o terceiro movimento da Koyunbaba de Domeniconi: FAIXA 06.

Marcadores:

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente meterial disponibilizado no seu blog.
Na juventude fui um medíocre e desatento estudante de violão erudito. Sobrou-me apenas o apreço por este instrumento e a capacidade de ouvinte teimoso. Por ora, o seu espaço virtual tem saciado a minha crescente sede por grandes "performances" violonísticas.
Quanto a este post em particular, pergunto se a faixa "06" está de fato corrompida. Baixei-o (o RAR parte 1) mais de uma vez e não consegui extrair esta música.
Para concluir, agradeço a você pela sua laboriosa pesquisa por trabalhos dignos de apreciação e deleite - a serviço da divulgação da arte do violão e seus virtuoses.

Elton D´Almeida

10:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Helder,
Obrigado por mais este 'presente'. Aproveito para informar que a faixa 6 não está baixando. Abraços

11:35 PM  
Blogger Bisdré (André Santos) said...

Amigo!
Primeiramente Parabéns pelo Blogue. Posso colocar um link pra cá, no meu?
Gostaria de saber se vc tem o disco Contatos da Cristina Azuma. Estou louco procurando essa Suíte (composição do Bellinati) e não acho. Sei que ela gravou nesse disco, mas só consegui 2 movimentos.
DEsde já obrigado

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Conheci recentemente este blog, e gostaria de parabenizar o autor pelo otimo trabalho aqui realizado, divulgando esse tipo de material tao dificil/caro de ser obitido. o/

12:19 AM  
Blogger Unknown said...

Ao analisar este blog, pude verificar a riqueza do material que encontrei. Assim como alguns colegas que aqui postaram, sou um estudante de violão e tenho usado bastante para pesquisa.
Parabens!!

5:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

En la parte I los archivos 7, 8 y 9 también están corruptos porque ningun reproductor me los lee. Por favor, verifica el estado de ese archivo.
Gracias.

Archives 7, 8, and 9 are also corrupted withing part I, because no media player reads them. Please, check the state of that archive.
Thanxs.

10:21 PM  
Blogger Unknown said...

Magnífico, caro amigo! Muito obrigado pelo arquivo!

11:15 PM  

Postar um comentário

<< Home