domingo, abril 08, 2007

John Williams - Guitar Recital - Paganini, Scarlatti, Giuliani e Villa Lobos


Páscoa. Sim, meus caríssimos e mais do que estimados leitores: é manhã de páscoa. Para os que acreditam em coelhinho, dia de ganhar muitos ovos, dos mais variados tamanhos e sabores. Para os cristãos, manhã de fé e alegria. Para todos os outros mortais que não se encaixam nas descrições anafóricas, é essa manhã, também, mui especial e álecre. Talvez não pela razão dos ovos, tampouco pela fé, mas sim pelo simples fato de que, hoje, de um modo geral, vemos incontáveis famílias reunidas. Assim é que vos desejo, meus diletos amigos, uma páscoa repleta de sublimes e benfazejos acontecimentos; que nesse dia, em cada suspiro, em cada milésimo de segundo possam encontrar dentro de seus corações a magnitude de sua existência, a sublimação de sua vida. E ... oras! Desejo, também, que ganhem muitos ovos, hehe.

Bom. Digo que, para nós, violonistas, essa é, também, uma manhã especial. Truisticamente, nenhum grande violonista ressuscitou e tampouco algum se transformou em coelhinho da páscoa e veio nos presentear com instrumentos maravilhosos, hehehe. O que acontece é que, hoje, aproveitando-se o ensejo da reunião familiar, ou, então, se não houver alguma, uma reunião fraterna que seja; podemos prover aos ouvidos alheios músicas belas e radiantes. Músicas brilhantes e estonteantes. Músicas, enfim, que dêem alguma esperança, que acalentem corações já descridos e consternados. Sim, meus amados leitores, músicas como o “Romance” da “Grande Sonata em Lá Maior”, de Paganini (procurem escutar, também, o álbum que disponibilizei aqui no blog de Eduardo Abreu, a interpretar Paganini e Sor, para ouvirem uma outra versão dessa mesma peça). E para que os nossos ouvidos possam crescer e se desenvolver ouvindo tais magnitudes, eis que aparece o (na falta de melhor epíteto, ou por falta dele em nosso léxico, ou por desconhecimento desse que vos escreve) mirífico e primoroso John Williams.

John Williams. Alguns amigos meus de muitos invernos (bem, é essa a estação que mais comigo se assemelha, e não a primavera) gostam de alcunhar Williams como: “O maior violonista do mundo”. Tome-se maior, aí, por mais preparado, elevado, insigne, enfim. Não que eu concorde (e muito menos discorde) de tal opinião. Mas não há como não ver os fatos: Williams é magnífico. É encantador. Possui um toque preciso, sereno (enfatizado pela suas expressões enquanto toca) e delicado. Ao mesmo tempo, consegue impor vigor à música, demonstrar, a despeito da época em que a música foi composta, todo o seu colorido e a sua dinâmica. Isso revela, sem sombra de dúvida, um músico maduro, sagaz e mui bem alicerçado.

Se duvidarem de minhas palavras, meus queridos leitores, verifiquem, por vocês mesmo, o que estou a dizer: ouçam faixas como a 02 ou a 03 ou, ainda, a 05 ou... bom, ouçam logo o álbum todo. Verão a lenidade do toque desse violonista, o solene repertório que ele traz nesse recital, enfim, verificarão que, se Williams não é um dos grandes violonistas que existem no globo, é um forte candidato a receber tal título. Afinal, somente por trazer para um recital um repertório tão variado e acertado como esse (haja vista que vemos Scarlatti ao lado de Villa Lobos), ele já mereceria nossa ovação suprema. Creio, também, que se trate de uma certa ilécebra desse nobre violonista. Mas, que seja: afinal, para difundir essa magnífica arte, há que se seduzir o ouvinte. E Williams sabe fazer isso como ninguém.

Bom. Para finalizar, atentem para a maravilhosa capa do álbum: vemos, ali, uma bela pintura de Johann Wilhelm Schirmer. Tal foi um pintor alemão que viveu no começo do século XIX. Conheci esse pintor, há alguns anos, justamente com o frontispício desse álbum. Como eram bons aqueles tempos: tanto as capas, quanto o conteúdo dos álbuns, traziam obras de arte. Enfim.

Eis o disclist:

01 Paganini Capriccio, Op. 1 No. 24 - Tema Quasi presto
02 Paganini Grand Sonata in A major - I Allegro risoluto
03 Paganini II Romanze
04 Paganini III Andantino variato
05 Scarlatti, D. Sonate i E-dur, K 380_ I Andante commodo
06 Scarlatti, D. Sonate i A-dur, K 208_ Andante e cantabile
07 Scarlatti, D. Sonate i A-moll, K 175_ Allegro
08 Scarlatti, D. Sonate i A-dur, K 322_ Allegro
09 Scarlatti, D. Sonate i D-moll, K 213_ Andante
10 Scarlatti, D. Sonate i D-dur, K 159_ Allegro
11 Villa-Lobos Prélude no 1
12 Villa-Lobos Prélude no 2
13 Villa-Lobos Prélude no 3
14 Villa-Lobos Prélude no 4
15 Villa-Lobos Prélude no 5
16 Guliani Variations on a theme by Handel nop 107
JOHN WILLIAMS - GUITAR RECITAL - PAGANINI, SCARLATI, GIULIANI E VILLA LOBOS.
Um bom amigo e visitante de nosso blog disse-me que a segunda faixa desse bom álbum está com problemas. Se alguém mais também teve tal problema, ei-la aqui: FAIXA 02.

Marcadores:

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Thank you for this! It is a great CD, unfortunately, part 1.rar only contains two pieces: #1 & # 8. With the added link provided, which is title #2, there are still missing #s 3, 4, 5, 6, 7.

Regards

11:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Poderias por favor repostar em outro servidor, pois o 4 shared não está funcionando.

Obrigado pela compreensão.

Neto

3:52 AM  
Blogger Felipe Bade said...

Olá !
Estou começando a me interessar pelo violão erudito agora e já estou conhecendo bastante coisa através do seu blog.
Estarei sempre visitando !
Um Abraço !

3:12 AM  
Blogger Daniel said...

Caro Professor Helder,
Seu espaço virtual voltado para música é excelente! Encontrei links para discos de Baden Powell que são excelentes. No entanto os links parecem estar quebrados (vencidos). Existe a possibilidade de voce atualizar os links para os discos dessa Excelência no Violão Brasileiro (Tio Baden Powell)?
Grato
Grande Abraço

7:21 PM  
Blogger João Gabriel said...

Caro Helder, você poderia por gentileza postar novamente o disco Quaternaglia 1995, pois o arquivo expirou, e estou muito interessado nesse disco, pois estou formando um quarteto na EMEM (Escola de Música do Estado do Maranhão), e quero me inteirar no repertório para o gênero. De já agradeço, até pelo seu espaço virtual que é excelente e tem me ajudado muito a ampliar a minha musicalidade.

12:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei todos os materiais do blog. Mas não consigo baixar mais nada. o 4shared não é encontrado. Se possível, arrume isso para o bem de todos os amantes de violão.

Obrigado e parabéns.

Rodrigo

1:41 PM  
Blogger Unknown said...

aew irmão.. muito bom o seu site. queria deixar ai que o link http://www.4shared.com/get/19145682/2390d5f9/Norbert_Kraft_-_Villa-Lobos_Complete_Guitar_Works_-_Parte_I.html ta com problema..
abraCOS

7:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

6:36 AM  
Blogger Cleiton Alves said...

O Link (John Williams - Guitar Recital - Paganini, Scarlatti, Giuliani e Villa Lobos) está quebrado. Valeu, um abraço.

8:48 PM  

Postar um comentário

<< Home