terça-feira, abril 03, 2007

David Russell - Francisco Tárrega Integral de Guitarra


Pois eis que começamos mais um mês no corrente ano. Lá se foram quatro meses. Não sei quanto aos nobres leitores, mas tenho a estranha sensação de que, ontem mesmo, estava a comemorar o natal. Há algumas horas, pareciam estar ainda estourando as alegrias brilhosas no céu, brindando a chegada de mais um velho-novo ano. Pois é. Nostálgico, eu? Imaginem. É apenas uma impressão. Uma leve, singela e quase imperceptível sensação de que o tempo, em verdade, não passa. Quem passa somos nós.
Mas não se enganem os olhos menos preparados que, com tal acabrunhado discurso, quero eu estabelecer alguma relação com o nobre e excelso violonista que é o grande David Russell. De forma alguma. Apenas digo que, ao escutarmos certas músicas, sejam elas clássicas ou não, tendemos a nos deixar levar por suas "palavras", por sua magia, enfim, por seu intrínseco sentimentalismo. Dessa forma, jamais veremos alguém que esteja triste, a escutar algo como “Sueño” ou “Capricho Árabe”, de Tárrega. Ou então, alguém que esteja consternado a ouvir “Johnny B Good” de Chuck Berry.
O caso, meus queridos e mais do que estimados leitores, é que quero que quero lhes dizer o quão nostálgico fico ao ouvir tão bons violonistas quanto Russell a executar peças tão belas quanto as de Tárrega. Por que, perguntariam os mais apressados. Pelo fato de que, atualmente, vê-se uma completa falta de sentido e informação no mercado fonográfico. Assim, vislumbra-se a ascensão de “violonistas” que nada têm a acrescentar aos ouvidos alheios em detrimento de outros que teriam muito mais do que a sua simples a aparência a mostrar. Não critico tais violonistas. Afinal, todos temos de pagar nossas contas. O que me deixa consternado e me faz voltar os olhos (ou melhor, os ouvidos) para tempos já idos, é a profunda falta de vontade de nossos novos estudantes. Bem sei que os leitores desse blog, bem como os freqüentadores de fóruns e comunidades que pela Internet existem, não fazem jus a essa minha contristação. Mas que fique registrado: a nostalgia desse que vos escreve deve-se antes a falta de interesse dos ouvintes do que a abundância de bons violonistas que por aí existem.
Mas deixemos minhas insípidas linhas de lado e nos atenhamos à magnificência desse álbum. Como bem puderam apreender, o álbum traz o nosso bom e velho conhecido David Russell a interpretar a obra completa do absolutamente primoroso Francisco Tárrega. Pelo simples fato do título do álbum, creio, já valeria muito à pena a sua audição. Mas a imprescindibilidade de sua audição transcende tal fato. O que vemos em tal álbum, é o profundo amadurecimento musical que um instrumentista pode conservar. É o grande senso de musicalidade aliado a uma sagacidade ímpar, que somente proeminentes músicos pensam em ter. É, enfim, uma profusa demonstração de quão bom um violonista pode sonhar em ser. O grande Colin Cooper, da bela revista Classical guitar, está certo ao afirmar: “Russell lavishes his battery of skills on every innocuous phrase, every mundane harmonic progression, as if his life as well as Tarrega's reputation depended on it.” Pena que a minha queridíssima e amada Lae por aqui não está, mas, em uma tradução infeliz e despreparada: “Russell esbanja sua bateria de habilidades em toda frase inócua, toda progressão harmônica mundana, como se a vida dele e reputação de Tarrega dependessem disso”. Pois é. Receber um elogio desses, provindo de tão altiva cabeça, ao meu ver, somente pode ser merecimento mesmo, hehe.

Mas sim. Desfilar toda a grande produção do pródigo músico que foi Tárrega, não é uma tarefa fácil. Afinal, a maioria de nós levou um grande tempo apenas para executar algumas músicas desse grande mestre. Imaginem, pois, gravar a obra completa. Como diria um ex-professor meu: “A arte das seis cordas pode se considerada um binômio: de um lado, existem você, eu, e todos os outros violonistas do mundo; do outro, existem de Segóvia à Sor, de Tárrega à Carlevaro”. Pois é, era um professor um tanto quanto extremista, mas vejam que ele está incontestavelmente correto: quando, em nossas boas e preciosas vidas, pensamos em gravar a obra completa de Tárrega? Ou a de Barrios? Ou a de Bach? Pois é, creio não estarmos do lado divino do binômio, haha.
Pilhérias à parte, e achando que já me alonguei demasiadamente em tal conversa com os diletos amigos, eis que falo um pouco mais sobre o álbum e lhes entrego, logo, os links. Pois eis aí o dilema dos dilemas: falar mais o quê sobre um álbum que é, precipuamente, inarrável? Já sei! Digo-vos, meus amados leitores, que faz parte das músicas desse álbum, como não poderia deixar de ser, já que se trata da obra completa de Tárrega; a magnífica e esplendorosa Gran Jota. A existência de tão belas variações já é, por si só, algo notável. A execução dessa sublime peça, por alguém como Russell, é que é algo fantástico.

Sem mais delongas, eis o disclist:

David Russell – Tárrega Integral de Guitarra

CD1

1. Maria
2. Pavana

3. Gran Vals

4. El Columpio

5. Vals

6. Danza Mora

7. Danza Odalisca

8. Pepita, polka

9. Rosita, polka

10. Sueño, mazurka

11. Marieta, mazurka

12. Mazurka,in G major

13. Adelita, mazurka

14. Las dos hermanitas, vals

15. Minueto

16. Paquito, waltz in C major

17. Isabel, vals for guitar

18. Sueño, trémolo

19. Fantasia on Themes From Verdi's "La Traviata"

20. Fantasy on Themes from Arrita's Marina

21. Carnival of Venice


CD2

1. Capricho árabe

2. Recuerdos de la Alhambra

3. Alborada

4. Tango

5. Prelude No. 1 in E major

6. Prelude No. 2 in A major

7. Prelude No. 3 in A minor

8. Prelude No. 4 in B minor

9. Prelude No. 5 in G major

10. Prelude No. 6 in D minor

11. Prelude No. 7 in G major

12. Prelude No. 8 in A minor "Lágrima"

13. Prelude No. 9 in D minor "Endecha"

14. Prelude No. 10 in D minor "Oremus"

15. Prelude No. 11 in D major

16. Prelude No. 12 in D major

17. Prelude No. 13 in E major

18. Prelude No. 14 in A minor

19. Prelude No. 15 in A minor

20. Prelude No. 16 in E major

21. Etude No. 1, En forma de minuetto

22. Etude No. 2, De Velocidad

23. Etude No. 3 in G major

24. Etude No. 4 in B minor

25. Etude No. 5 in A major

26. Etude No. 6 in A major

27. Etude No. 7 in A major

28. Etude No. 8 in A minor

29. Etude No. 9 in E major

30. Etude No. 10, Petit Menuet

31. Etude No. 11 in D major

32. Etude No. 12 in C major

33. Etude No. 13 in A major

34. Etude No. 14, La Mariposa

35. Etude No. 15, Sobre un tema de Wagner

36. Etude No. 16, Inspirado en J. B. Cramer

37. Etude No. 17, Sobre un tema de Mendelssohn

38. Etude No. 18 in A major

39. Etude No. 19 in E minor

40. Etude No. 20, Estudio brillante de Alard

41. Gran jota


DAVID RUSSELL - TÁRREGA INTEGRAL DE GUITARRA:

DISCO I: Parte 1 & Parte 2

DISCO II: Parte 1 & Parte 2


Ps: Há algum tempo eu postei a obra completa de Tárrega em PDF. Ei-la aqui.

Marcadores:

30 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Helder.

Obrigado por disponibilizar este magnífico trabalho, bem como as partes, pois não as tinha completa (as partes que tenho são as do Arenas).

André/Macaé/RJ

2:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Explêndido, como não poderia deixar de ser algo que venha de tuas mãos (e de teu léxico também - entre outras coisas). =:]

Tenho uma sugestão para os brasileiros em teu blog: (ainda) o mestre Dilermando, com seu disco "Carinhoso". Ou a dos irmãos Assad tocando Villa. =:]

Beijocas e muito sucesso!

5:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

*esplêndido, para não assassinar o português com meus erros de digitação.

Bisous, vida!

7:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Helder, gostaria de te agradecer por proporcionar, a pessoas como eu, conhecimento de alguns artistas q talvez não teríamos acesso...Sou gaúcho, de Rosário do Sul,moro em Palmas-PR e não conhecia a maioria dos mestres q vcs têm postado aqui em teu maravilhoso blog...Estou baixando o q posso aqui, Infelizmente tem alguns albuns q já não estão mais disponíveis...Mas paciência, o q vc postar daqui para frente, pode ter certeza q esse fã do violão estará fazendo o dowload, não por gostar da pirataria, mas por não ter acesso mesmo a estas obras excepcionais...Obrigado mesmo...Norton
nortonaraujo@hotmail.com

9:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Helder

Que cd maravilhoso ainda mais junto com as partituras, realmente voce esta´ de parabens.
Gostaria tambem que o amigo disponibilza-sse de novo os cds dos arquivos que expiraram, pois so descobri este blog recentemente.
Um grande abraço e parabens
Sergio

7:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ouvir uma obra dessa categoria, é como alçar vôo sem destino...Meus ouvidos agradecem.

8:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alguem tem a partitura Oremus? desde ja Obrigado!!!

11:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estimado Helder: agradeço pelo trabalho sublime; não estou conseguindo baixar a parte 1 do disco 2... quando puder, dê uma olhada! Forte abraço. João E. mar/08

5:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Thank You!

5:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

thanks!

5:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

DISCO II: Parte 1

Not Working! Help?

: (

6:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Helder,

O link para a primeira parte da segunda parte, desse album, está quebrado. Consegui baixar todas as outras partes e fiquei e deixei bastante gente empolgada. Não conhecia as obras de Franscisco Tárrega.

Muito obrigado por dispobilizar isso a nós!

4:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá... Caro Dr. Helder, sou amador violonista clássico... as dicas de vc ainda estão rendendo... muito bom o pdf integral das partituras do Tárrega... REalmente vc é muito eficiente... Abraços...

2:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dr. Helder, podrá cargar de nuevo la parte I del disco 2?
Gracias,

Horacio

10:27 PM  
Blogger Unknown said...

Não da pra baixar a Parte 1 do disco 2.
por favor ajeite logo!

valeu ai!

1:22 PM  
Blogger Unknown said...

Olá!
Muito bom seu blog! Vc tem um excelente gosto musical!
Estou tentando baixar a parte I do disco 2, porém o link está quebrado. Agradeço bastante sua disposição em ajudar!
Abraços.

11:03 AM  
Blogger Unknown said...

A parte I do CD2 não está mais disponível. É possível que alguém a recupere e a disponibilize na rapidshare ou outro site? Grato.

5:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Helder, belo post! É minha 1ª vez no blog, e com certeza não será a última!!
Infelizmente a 1ª parte do 2º CD está quebrada... Não o link em si, mas quando vc aperta pra fazer o download ele diz que não é válido.

Aquele abraço!
Daniel.

11:44 PM  
Blogger GengisCad said...

Que maravilloso par de discos! Gracias y que Dios te acompañe!

12:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Helder, obrigado por disponibilizar estas maravilhas. Você poderia acertar o link da parte 1 do disco do 2 da integral do Tárrega tocado pelo D. Russell, está dando como arquivo inexistente.
Jorge

1:07 PM  
Anonymous Wakefield said...

O link da parte 1 do disco 2 morreu :-( Você poderia subir de novo? Abraço e obrigado pela coleção fantástica.

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adoro violão clássico. Conheço as obras de Tárrega, o que consigo tocar. Fiquei entusiasmado com o disco do Russel. Pena que a Primeira parte do CD 2 não está funcionando

3:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

no funciona el link a la primera parte del segundo CD

12:41 AM  
Blogger Rafael Zambonelli said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:55 PM  
Blogger Rafael Zambonelli said...

É, se pudesse repostar a parte I do disco II, eu ficaria imensamente agradecido.
Ademais, obrigado pela excelente postagem!

8:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

hola saludos

es muy bueno tu espacio, gracias por la musica me gusta mucho,me preguntaba si podrias subir la parte 1 del CD 2, no aparece, ojala y tambien pudieras subir algunas partes que faltan en unos discos. gracias hasta pronto

4:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

excelente, apenas a parte 1 do cd 2 que não consegui, e preciso muito das musicas que contem nela, capricho arabe...tem como vc arrumar?

abraços

9:47 AM  
Blogger Lino said...

Olá!
Estava há muito procurando este album! Fiquei feliz ao vê-lo disponível aqui, mas triste logo em seguida, pois somente a parte 2 do disco 2 está online... as outras já estão off. É possível colocar novamente os arquivos?
Grato pela atenção e Parabéns pelo blog!
Abraço!
LINO

12:02 PM  
Blogger Eduardo Macedo said...

Meu caro, o disco já está expirado no 4shared. Poderia recarrega-lo? Muito obrigado.

12:14 PM  
Blogger Duilio Pereira said...

Cara, cade o links? estes estão quebrados.

Abração!

3:40 PM  

Postar um comentário

<< Home