quarta-feira, março 21, 2007

Dilermando Reis - O violão brasileiro


Esse é, sem dúvida, o violonista que ajudou a dar uma nova roupagem ao violão brasileiro. Apresentando timbres novos, ousados, geniais, Dilermando Reis corroborou para que o violão provindo de nossa terra (bem como seus primorosos violonistas) fossem devidamente reconhecidos e admirados no cenário global.
Em uma outra postagem, dediquei algumas linhas para falar um pouco sobre esse grande violonista. Mas, eis que em algumas outras, sintetizo um pouco da magnificente carreira de Dilermando Reis:
Tal nobre e preexcelente violonista começou, desde cedo, nos caminhos da música, seguindo a inspiração vinda de Levino da Conceição. Fez parte do elenco da Rádio Nacional, brindou os ouvintes com algumas apresentações na CBS, foi integrande da orquestra de 12 violões que atuou no Cassino da Urca e na Rádio Clube do Brasil e teve alunos célebres como Bola Sete, Darci Vilaverde e até mesmo o presidente Juscelino Kubitschek. Enfim, um dos nossos maiores violonistas.
Como bem diz minha querida e amada esposa: “Quem não se emociona ouvindo Abismo de Rosas pelas mãos de tal mestre?”. É senhorita Lae, creio que ninguém. Neste álbum, os caros leitores não encontrarão a famigerada Abismo de Rosas.
Em verdade, esse disco (que é original de 1975) conserva algumas músicas próprias de Dilermando e é um de seus mais famigerados álbuns, por mostrar, justamente, a precipuidade das sublimes composições desse excelente violonista.

Eis as músicas do álbum, bem como os links:
1. Terno Olhar
2. Deixa Comigo
3. Eterna Mágoa
4. Miudinho
5. Viola Triste
6. Quando Vocó Dançava
7. Chegadinho
8. Balada da Saudade
9. Cavaquinho Encabulado
10. Valsa em Mi
11. Gente Boa
12. Iracema

Os links: DILERMANDO REIS - O VIOLÃO BRASILEIRO.
PARTE I & PARTE II

Marcadores:

12 Comments:

Blogger Netº said...

Caro Helder Bello,

Conheci o seu Blog hoje, e já estou frustrado, pois há muita coisa boa REALMENTE, porém as mais antigas, já estão deletadas.
Você poderia repostá-las neste servidor que está usando agora o 4shared?

Grato pela gentileza em nos atender,

Neto

11:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Peninha que não tem Abismo de Rosas... mas tem as outras!! Terno Olhar... hmmmmmmmm

Beijocas

9:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

(e obrigada pela lembrança, meu amado!)

Sucesso para o blog!

10:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Desculpe a pergunta de iniciante mas como faço para transformar os arquivos em mp3.
Consigo baixa-los mas nao consigo ouvi-los.
Desde ja obrigado o site eh sensacional.

Sergio

7:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sergio...

Aqui funciona bem o WinRAR, que você pode baixar em qualquer site de downloads pela internet. Não conheço outro método mais fácil que este... talvez o Helder conheça!

Abraços

2:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sergio...

Aqui funciona bem o WinRAR, que você pode baixar em qualquer site de downloads pela internet. Não conheço outro método mais fácil que este... talvez o Helder conheça!

Abraços

2:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola Leticia

Muito obrigado do fundo do coração
pela dica agora deu tudo certo.

Um grande abraço Sergio

7:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Valeu pelo blog e parabéns por fazer parte de um numero pequeno de pessoas com tão bom gosto musical.Valeu
akamus,MG

8:47 PM  
Blogger Alan Maestro said...

Olá a todos, sou de Curitiba e faço meu trabalho de conlcusão de curso na UFPR (Música), sobre o grande violonista Dilermando Reis. Tenho algumas gravações e posso colaborar, caso seja solicitado. Ou quaisquer informações complemtebtares, me disponibilizo também. Parabéns Helder Bello, continuemos mantendo viva a memória do grande mestre do violão brasileiro Dilermando Reis!!! Abraços

9:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens Helder Bello pela iniciativa do blog....to piranu nos "novos" violonistas que me surgem....eu baixei "Obras completas para a alaúde de Bach -Lutz Kirchoff" só q aí a quinta musica da 1ª parte (V - Gavotte I/Gavotte II en Rondeau/Gavotte I 4:30) num dá para extrair. Será num da p/ vc colocar ela no blog, ou entao manda-la por email p/ mim? novamente parabens pela iniciativa e grato pela atenção!

4:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom dia Helder. Parabéns pelo blog, está um primor. Quero relatar, contudo, que não baixaram as duas partes do Dilermando- Violão Brasileiro. Pode dar uma olhada, por favor ? Grato.
Luiz
São Carlos.

11:19 AM  
Blogger Endro Fádell said...

Excelente Blog, parabéns!

3:36 PM  

Postar um comentário

<< Home