domingo, janeiro 21, 2007

Dilermando Reis - O violão de Dilermando Reis


De fato, em toda a história nacional o nosso estimado instrumento foi empunhado pelos mais variados e virtuosos violonistas. Contudo, um deles é mais lembrado e cultuado. Talvez nem tanto pela sua mirífica execução mas pela grande luta que travou esse emérito ser com os preconceitos imperantes na época para com o violão.
Nos fins da década de 20 e começo da de 30, que foi quando Dilermando começou a ganhar espaço no ainda ascendente meio fonográfico brasileiro, imperava a concepção do violão como instrumento de acompanhamento, elaborado exclusivamente para acompanhar canções com cantores e afins. Dilermando lutou para impor, no então diminuto repertório existente, a qualidade de solista ao violonista. E conseguiu!
Dilermando é natural de Guaratinguetá, no grande e belo estado de São Paulo. Foi aí que começou seus estudos de música, com o famigerado maestro cego (sim, cego!) Levino da Conceição, com quem, após algum tempo, formou uma dupla e passou a viajar pelo país. Convenhamos que, já naquela época não iria ser difícil notar o primoroso talento de Dilermando para com o seu instrumento. Talvez pela rustiquez dos meios de comunicação, isso pode ter se demorado um pouco mais.
O fato é que, na década de 30, Dilermando já se encontrava na então capital federal: a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro. Nesta cidade, além de realizar algumas apresentações, também ministrava aulas em lojas de música. Foram então crescendo e se tornando célebres suas apresentações e seu inconfundível toque. Tanto que a crítica da época assinalava esse violonista como: "a fina sensibilidade interpretativa, chamando atenção para o som cheio e bem timbrado de seu violão que nunca se confundiu com nenhum outro".
O eminente violonista, em 1953, excursionou pelos Estados Unidos e se apresentou na famigerada e glamurosa CBS de Nova York. Após isso, gravou inúmeros álbuns (mais precisamente, LP's) pelo selo "Continental". Voltando ao Rio, Dilermando trabalhou em diversas rádios (a rádio, nessa época, era o meio de comunicação mais difundido e utilizado), sendo que ficou na Rádio Nacional (algo comparado com a Globo atual) até os idos de 1969. Além de tudo, foi ele um grande professor e editou inúmeras músicas para o violão.
Já que tocamos no epíteto de professor... o então presidente Juscelino Kubitscheck, sim, aquele mesmo que idealizou Brasília, foi, além de grande amigo, um aluno de Dilermando Reis. Pois é... imaginem os bons e virtuais amigos o que seria tomar aulas com esse grande e sublime mestre. Enfim... creio que deva parar de tecer minhas infindáveis mesuras à Dilermando, sob o risco de estar propagando um certo entorpecido apreço pela sua pessoa, hehe.
O que quero é que saibam que este foi, indubitável e incotestavelmente, um dos nossos maiores violonistas. Além de ser um deífico intérprete era ele também um maravilhoso compositor. E é isso que vemos neste álbum, intitulado "O violão de Dilermando Reis". Além de trazer obras do próprio violonista, como "Magoado", traz famigeradas peças do repertório popular brasileiro, como "Sons de Carrilhões" ou "Saudade do Matão" e também peças mundialmente ilustres, como "Adelita" de Tárrega. Em suma: é um álbum muito interessante. E além de tudo proporciona-nos uma visão ampla do grande violonista que foi Dilermando Reis. Simplesmente imperdível.
Eis o disclist:
01. Abismo de Rosas
02. Sons de Carrilhões
03. Branca
04. Carinhoso
05. Na Baixa do Sapateiro
06. Adelita
07. Saudade de Matão
08. Rapaziada do Brás
09. La Cumparsita
10. Magoado
11. Saudade de Ouro Preto
12. Prelúdio em Forma de Oração
13. Oiá de Rosinha
14. Sob o Céu de Brasília
15. Lamentos
16. Maria Bethânia
17. Marcha Triunfal Brasileira
18. Índia
19. Chegadinho
Os links: DILERMANDO REIS - O VIOLÃO DE DILERMANDO REIS.

Marcadores:

16 Comments:

Anonymous Naum Fernandes said...

OLá Helder, parabéns pela lembrança do grande Dilermando Reis. Na minha humilde opinião, um gênio. Misturava a simplicidade com muita melodia, em músicas inesquecíveis.
Obrigado por esse serviço prestado à boa música.
Abraços

2:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder!! Muito legal vc colocar os arquivos no 4share, bem melhor de baixar...
Parabens pelo maravilhoso conteudo!!
Fica com Deus

12:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não conhecia Dilermando La Cumparsita é demais queria a partitura, parabéns pelo site.

4:25 PM  
Anonymous clau said...

Estou aqui pela primeira vez e adorei o conteúdo do site, sou músico e isso aqui é o paraíso, o problema é que muita coisa boa já está com o link espirado, é uma pena.
Por acaso vc não postaria de novo o DAVID BRAID - ÁUDIO, o livro está funcionando mas o audio não, e esse método é muito bom para lecionar o instrumento, facilitaria muito as minhas aulas, agradeço desde já.
Td de bom, parabéns pelo bom gosto e fique com Deus, sempre!

12:27 AM  
Blogger John Coffey said...

Olá Hombre!

Ainda se lembra da minha pessoa? Trocáva-mos mensagens via MSN mas o Sr sumiu.

Sem problemas. Agradeço de verdade pelo conteúdo desse site e em especial pela obra do grande Segóvia, que agora ostento com orgulho.

Paz, felicidades e sucesso.

9:59 AM  
Anonymous Laeticia said...

Este disclist está de matar. Três das minhas preferidas aí estão: Abismo de Rosas, Sons de Carrilhões e Magoado.

Belo post. Emocionante, na verdade.

Beijocas e sucesso!

11:55 PM  
Blogger Defensor said...

Saudações

Este blog é espetacular! Vou baixar vários plays!

Obrigado.


Parabéns!

12:09 PM  
Anonymous Weslei said...

Parabéns pelo seu trabalho :)

2:12 PM  
Blogger Helder Bello said...

Agradeço à todos os nobres e queridos amigos pelos comentários. Beijos e abraços.

2:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá parbéns muito bom seu blogg

gostei muito

porém o link o violao de Dilermando Reis parte I está com defeito baixei duas vezes

1:54 PM  
Anonymous Nina said...

Muuito bom o texto e mais ainda o link cm o cd de Dilermando Reis.

Valew!!!!

9:36 PM  
Blogger Manuel said...

Helder, Parabéns pelo conteúdo e outra coisa é importante sabermos que pessoas assim que tem uma boa musica são bastante importante ter em nossas mentes
fico muito grato em ter uma pessoa que goste de umas reliquicas tão maravilhosas desse jeito vc está de parabéns vclw e muito obrigado!!!!!!!!

1:42 PM  
Blogger Bidu said...

Manifesto meu apoio ao blog e agradeço muito a este pela divulgação deste artista maravilhoso, Dilermando Reis. Parabéns e muito obrigado mesmo! Boa sorte no seu trabalho de preservação e divulgação da cultura musical brasileira!

3:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder, primeira vez tb que visito essa pagina e vejo comentário tão verdadeiro sobre o queridissimo Dilermado Reis. Qu queria ouvir a gravação dele de LA CUMPARSITA, tenho uma música que ripei de uma fita-cassete de mais de 30 anos. E o arranjo não é, infelizmente esse de Dilermando. Se vc responder te envio a música e vc ve se me ajuda com a partitura dessa versão. Maravilhosa. Obrigado!!!

9:26 PM  
Blogger Mury com y P... said...

Parabéns meu amigo meu avô toca essas músicas todas.Ele manda agradecer as recordações.

11:19 PM  
Blogger renner ferreira said...

olá eu conheci esse blog e adorei muito o conteudo.então eu faço um convite ao dono do blog e seus visitante,que visite meu blog ok.

1:53 PM  

Postar um comentário

<< Home