domingo, agosto 05, 2007

Julian Bream - JB Edition Vol.11 - Romantic Guitar

Eis que vos trago, mais uma vez, esse que é, ao meu ver, um dos nomes que traduzem toda a existência erudita da escola violonística. Antes, contudo, de tecer alguns comentários sobre o álbum, gostaria de pedir indulto aos caríssimos e estimados amigos. Contraí alguns problemas de saúde, e, literalmente, não tive condições (tanto físicas, quanto psicológicas) de atualizar o nosso querido blog. Felizmente, estou a melhorar e postarei novos álbuns. Perdoem-me o grande hiato.

Bom. Iria eu postar outros álbuns, mas decidi, antes, trazer novamente aqui o grande e primoroso Julian Bream. Indubitavelmente, trata-se de um dos maiores violonistas que o mundo já conheceu. Aos meus ouvidos, indiscutivelmente, é o que mais agrada. Tal como o grande mestre Segóvia, Julian Bream conserva uma dedlicadeza, uma sutileza ao tocar que o distinguem, logo nos primeiros segundos de qualquer audição, dos outros violonistas. Ademais, a interpretação das peças é feita com tanta paixão, com tanto vigor e com tamanha finesse que chego a crer Julian Bream como um violonista imprescindível a todo e qualquer ouvido que se preze.

Neste álbum, ele executa obras belas, ternas, sublimes até. É o caso da famigerada e belíssima segunda faixa, de Nicolo Paganini; ou a singela última faixa do egrégio compositor espanhol, Francisco Tárrega. Figuram ainda, como não poderia deixar de ser, nomes que avultosos: Mendelssohn, Albéniz, Schubert... enfim, o nome do disco já nos remete ao maravilhoso ideal romântico, mui bem traduzido por tais compositores e magnificamente interpretado por esse feérico violonista.

Espero que apreciem.

E mais uma vez enalteço os pedidos de desculpas pelo grande tempo sem por aqui passar. Esses últimos dias me foram um tanto quanto dolorosos. Enfim.

Eis o disclist:

1. N. Paganini - Allegro risoluto
2. N. Paganini - Romanze
3. N. Paganini - Andantino variato
4. Franz Schubert -Menuetto
5. Felix Mendelssohn - Nr. 6 g-moll (Venezianisches Gondellied)
6. Felix Mendelsshn - Canzonetta
7. M. Falla - Homenaje a Claude Debussy
8. Ravel - Pavane pour une Infante défunte
9. I. Albeniz - Granada
10. I. Albeniz - Leyenda (Astúrias)
11. F. Tárrega - Lagrima (Preludio)
12. F. Tárrega - Mazurka Nr. 1 (Adelita)
13. F. Tárrega - Mazurka Nr. 2 G-Dur
14. F. Tárrega - Mazurka Nr. 3 (Marieta)

JULIAN BREAM EDITION VOL.11 - ROMANTIC GUITAR
Parte I & Parte II.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Julian Bream is The Best!!!

12:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder,

estimo melhoras para a sua saúde. Espero que vc esteja tão revigorado quanto está agora o seu blog. O blog retornou à baila com um grande evento: Bream tocando os românticos.

Muito obrigado e, uma outra vez, estimo melhoras.

Ranieri Carli.

2:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

6:09 AM  

Postar um comentário

<< Home