quinta-feira, julho 12, 2007

Eduardo Isaac - The Four Seasons [Estaciones Porteñas]


Trago-vos, hoje, um excelente e primoroso violonista argentino a interpretar, vejam só, outro emérito e preexcelente músico argentino. Trata-se do grande violonista Eduardo Isaac a interpretar o egrégio Astor Piazolla.

Em verdade, esse é o quarto álbum que Isaac lançou em sua prolífica carreira. Registrado em 1996, traz as famigeradas e belíssimas Estaciones Porteñas de Piazolla. A versão original de tal obra comporta não um, mas sim um quinteto de instrumentos: bandonéon, violino, violão elétrico, baixo e piano. Se não estou enganado, a adaptação para o violão foi feita pelo emérito Sérgio Assad. O fato é que nesse álbum Isaac desfila toda a sua competência enquanto instrumentista:os timbres são coloridos, conservadores de uma profundidade rara, e a execução das peças parece remeter-nos a uma verdadeira quintessência violonística.

Eduardo Isaac nasceu em 1956 e se escolou nos cursos ministrados por ninguém menos que Abel Carlevaro na Argentina e Porto Alegre. Ele é um múltiplo vencedor de concursos internacionais, entre eles os de Porto Alegre, Madri e palma de Mallorca, e tem se especializado no repertório do século XX. Além disso ele é catedrático de violão no conservatório de Entre Rios, e alguns violonistas brasileiros têm se aperfeiçoado com ele nesta cidade fronteiriça. Tendo como mestre alguém do porte de Carlevaro, não se esperaria menos de Isaac.

E é precisamente tal sólido alicerce que faz esse primoroso violonista demonstrar toda a sua encantadora técnica neste álbum. Astor Piazolla compôs tal Estaciones Porteñas nos idos de 1968, como havia lhes dito, para um quinteto. É incrível perceber que toda a virtuosidade e preexcelente verve criadora de Piazolla fazem-se presentes nas interpretações de Eduardo Isaac. Lá estão o cromatismo, a dissonância, a estrutura rítmica poderosa, as variações de tempo, os acentos dramáticos, enfim, todo o intenso clima da contagiante música de Piazolla está nos dedos e no violão de Isaac.

Trago, aqui, as palavras do insigne e mirífico Fábio Zanon: “a palavra-chave para definir Eduardo Isaac é a estabilidade. Suas interpretações sempre primam por um perfeito balanço entre inspiração e erudição, entre coração e cabeça. Sua sonoridade é algo opaca, mas amplamente compensada pela sua claridade de fraseado”. Creio que depois de uma tão acertada e impressionantemente sagaz análise, é mister ouvir tais interpretações, não?!

Eis o disclist:

1 Astor Piazzolla Las cuatro estaciones porteñas - Otoño porteño
2 Invierno porteño
3 Primavera porteña
4 Verano porteño
5 Manuel Maria Ponce Sonata III - Allegro moderato
6 Manuel Maria Ponce Sonata III - Chanson
7 Manuel Maria Ponce Sonata III - Allegro non troppo
8 Roland Dyens - Libra sonatina - India
9 Roland Dyens Libra sonatina - Largo
10 Roland Dyens Libra sonatina - Fuoco
11 Frederic Hand Late one night
EDUARDO ISAAC - THE FOUR SEASONS

Marcadores: ,

5 Comments:

Blogger Pedro Abreu said...

Ola!

Gosto do seu blog!

Estou a comecar um forum de guitarra e gostaria de convida-lo a participar.

http:/www.learnaboutguitar.com

Espero ve-lo por la!

Fique bem!

Pedro Abreu

11:14 AM  
Blogger Helder Bello said...

Legal Pedro. Excelente o seu fórum. Certamente, já sou um frequentador!

Amplexos!

3:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo Isaac, a good pupil of Carlevaro, plays a lot! I already heard the "Sonata" by Ponce, and one is my favorite.
Helder, thanks a lot for sharing this album. It'd be very very interesting you host Eduardo Isaac playing "Preludios Americanos" and "Microestudios".
Thus, I suggested and I'm looking forward to it...
I can't forget to say you that I admire very much your blog.
CONGRATULATIONS!!!

2:24 PM  
Blogger Unknown said...

Helder!

Você está de parabéns por reunir um acervo incrível, nunca imaginaria ter acesso a grandes obras violinísticas como vemos em seu blog.
Gostaria que desse uma olhada no link do Eduardo Isaac - The Four Seasons [Estaciones Porteñas], particularmente sou apaixonado pela obra das 4 estações e quando tentei acessar o link não funcionou.

Obrigado.

11:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi amigo, eu quiser saber se você sabe em qual universidade ele faz aulas da argentina? ou algum e-mail ou meio para um poder se comunicar com ele...talvez você não tem porque saber, mas pergunto isso, porque há tempo que eu procuro me comunicar com ele para estudar e ainda não sei como acha-lo....bom eu sou do chile e sempre quis estudar com eduardo ou fabio zannon também...ai se puder me ajudar com qualquer um, eu ficarei agredecido demais...e gostei muito do seu log, até mais

11:36 PM  

Postar um comentário

<< Home