segunda-feira, setembro 24, 2007

Edoardo Catemario - Spanish Guitar Music


Saudações, meus diletos leitores. Eis que já andamos ao fim desse “independentista” mês de setembro. Como o tempo passa rápido, não é mesmo? Daqui a um pouco já estaremos comemorando a chegada de outro velho novo ano. Pois é. A celeridade com que os dias transcorrem me impressiona. Enfim.

Trago-vos, hoje, um álbum bem interessante. Como o título já exprime, trata-se de um violonista a executar um repertório espanhol. Contudo, não é apenas outro violonista a se valer de tal célebre filão de composições. Em verdade, estou a postar esse disco aqui mais para que vislumbrem, ou melhor, escutem a acurada e técnica e primorosa interpretação de Edoardo Catemario.

Catemario é um violonista Italiano. A Itália é, sem dúvida, um país eminentemente cultural e erudito. Desse modo, não se poderia esperar menos desse violonista. Já postei alguns álbuns no blog que trazem um tema espanhol. Entretanto, jamais vos trouxe um disco que me impressionasse tanto pela extrema qualidade e soberba interpretação. Talvez tanto primor se deva ao fato de que Catemario começou a estudar música com apenas cinco anos de idade, sendo que com onze conquistou o seu primeiro prêmio em um recital.

O fato é que o repertório desse disco traz peças mais do que conhecidas de nossos bons ouvidos: cuido que são peças já tratadas como “clássicas”. É o caso de “Astúrias”, de Albeniz; de “Recuerdos de la Alhambra”, de Tárrega ou da “Danza nº 5”, de Granados. Levo-me a crer que seja interessante a audição de tantas peças já entranhadas em nosso ouvido interno. Assim podemos fazer um cotejo entre as mais diversas interpretações e escolher aquelas que mais nos agrada. Ademais, é mais do que pertinente ouvir o maior número de violonistas a interpretar a mesma peça, a fim de que tomemos uma como parâmetro.

É interessante ver com que precisão e segurança Catemario executa tais obras. Realmente, é como se as ouvíssemos de um modo inteiramente novo. As acentuações presentes em “Astúrias”, a delicadeza que vemos em “Capicho Árabe”, a sutileza e sobressai nas peças de Granados, enfim, todo o álbum denota um absolutamente competente instrumentista, dotado das mais finas e bem desenvolvidas técnicas. Indubitavelmente, um prazer aos nossos ouvidos.
Não irei discorrer muito sobre a biografia e afins desse pindárico violonista. Creio que melhor que minhas reles palavras, o faça o sítio de Catemario: EDOARDO CATEMARIO WEBSITE. Verão que esse sítio é bem interessante: conserva um fórum, uma divisão de classificados e traz, ainda, uma seção de downloads. Além do mais, tem um visual bem limpo e agradável. Tal como as execuções desse estupendo violonista.

Eis que vos deixo o disclist e os links:

01 Albeniz – Astúrias
02 Albeniz – Sevilla
03 Albeniz – Cataluna
04 Tarrega - Capricho Arabe
05 Tarrega - Mazurka en Sol
06 Tarrega - Recuerdos de la Alhambra
07 Granados - La Maja de Goja
08 Granados - Danza n. 5 (Andaluza)
09 Granados - Danza n. 4 (Villanesca)
10 Torroba - Sonatina I. Allegretto
11 Torroba - Sonatina II. Allegretto
12 Torroba - Sonatina III. Allegretto

EDOARDO CATEMARIO – SPANISH GUITAR MUSIC
Parte I & Parte II.

Marcadores:

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom dia, Helder.
Grato pelas postagens, são excelentes. Como faço para mandar para V. alguns outros cds que tenho no meu acervo ? Meu email é cordioli2@gmail.com. Abraços.

9:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

excelente cd!! Edoardo é um mestre!

11:55 PM  
Blogger Poisoned said...

Bem...de fato oq o Helder tem feito pelo violão erudito no Brasil e no Mundo é muito louvável,trazendo apostilas,musica e informação,tudo isso centrado neste mundo maravilhoso que muitos aqui fazem parte...e tbm que passaram a fazer após a fundação deste blog,que é um portal de conecção entre o céu e a terra,sou usuário antigo mas nunca me pronunciei,conhecí vários mestres por intermédio deste portal,e continuo conhecendo...parabéns!!


quanto ao Edoardo,axei seua interpretação de Tárrega as mais perfeita,entre todoa que ouví..este certamente me fez pensar na época na qual aquelas peças foram comcebidas...a música tem esse poder...

7:43 PM  
Blogger Ricardo Farão said...

Obrigado por oferecer tamanho conteúdo em diversidade (no campo erudito) e qualidade. Parabéns pela maneira de como nos convida a desfrutar do blogue.

11:44 AM  
Blogger Helder Bello said...

Rodrigo:

Fico inarravelmente contente com os encômios. Digo que o desiderato desse humilde espaço virtual parece ser alcançado: agradar àqueles que amam a música erudita para violão, além de proporcionar um espaço de confraternização e troca de idéias. E pronuncie-se mais vezes: certamente suas belas palavras incentivam-me e incentivam à todos os usuários desse blog.

Quanto ao álbum de Catemario: realmente julguei que fossem gostar. As interpretações desse violonista são extremamente tocantes e vigorosas.

Abraços, meu caro!

2:32 PM  
Blogger Helder Bello said...

Ricardo F.

Oras, meu prezado e virtual amigo. Por nada!! Afinal, como acabei mesmo de dizer, disponibilizo tais arquivos com o único intuito de promover a cultura desse magnífico e deslumbrante instrumento que é o violão em sua escola erudita.

Faço-lhe votos de uma excelente semana.

Amplexos!

2:34 PM  
Blogger nois de lean said...

excelente música... voy a ponerte en mis links

saludos

10:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Helder

Acredito que a faixa 7 ( La Maja de Goja), está com problema. Se possível gostaria que a postasse novamente. Antecipadamente agradeço.

Araken.

5:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adimiravel Helder.

Fico-lhe em divdas eternas por sua nobreza em postar tais tesouros sonoros, os quais irradiam felicidades em forma de audição.
Não querendo ser um sacripanta, pesso-lhe como um servo, se possivel,
a repostagem da faixa de numero sete, pois a mesma se encontra com alguns subitos irregulares.

Humildemente, obrigado.

1:34 PM  
Blogger Tiago Ramos said...

Helder,

Obrigado por continuar alimentando minha obsessao musical pelo violao com seu gosto impecavel na selecao e introducao de artistas e CDs.

Gostaria de perguntar se voce ja chegou a visitar o sitio do violonista russo Nikita Boldriev. Ele tem um acervo de partituras consideravel que talvez venham a interessar. O endereco do arquivo de partituras e http://gallarda.narod.ru/
O servidor e uma carroca, mas a variedade e tamanho do repertorio faz valer a pena a visita. As gravacoes do proprio Nikita sao, a meu ver, muito boas, e estao no site dele, o boldyrev.net

Abracos, parabens e continue sempre esse trabalho maravilhoso.

Tiago Ramos

5:23 PM  
Blogger Miguel said...

Caro Helder

Realmente a faixa 7 ( La Maja de Goja) está com problemas. Se o senhor pudesse sería de bom grado que a postasse novamente. Muito obrigado.

10:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mestre Helder, Gostaria de lhe pergunta se é possivel postar alguma obra de Silvio Leopoldo (Hainzs)? Não sei se o nome esta correto, pois ouvi a musica fantasia e gostei muito e não cosegui algo sobre tal autor.

Obrigado, nobre amigo.

2:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Helder, onde está voce?????
muito bom esse disco do catemario!

12:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:40 PM  
Blogger Helder Bello said...

Infaustamente a sétima faixa está com problemas por aqui também. Recei que terei de encontrá-la em outro lugar. Enfim. Verei o que consigo fazer e posto aqui para os nobres amigos.

Amplexos!

12:15 PM  
Blogger Luiza Setúbal said...

Olá Helder!
Realmente, Edoardo Catemario é maravilhoso, ouvi hoje a gravação dele de Astúrias, realmente lindíssimo e muito bem executado, pelo menos aos ouvidos de uma leiga como eu.
Besos!!
Luiza

2:41 PM  

Postar um comentário

<< Home