sexta-feira, abril 17, 2009

Antigoni Goni - Barrios Guitar Music

Começo a crer que o tempo seja um artigo raro, pois em extinção. A tenção de postar esse álbum partiu, acreditem, na passada semana e, apenas agora, depois dos feriados pascoais, é que consigo por aqui passar. De qualquer modo, espero que perdoem a incúria e aceitem os presentes de páscoa atrasados.

Com esse excelente álbum, novamente de Antigoni Goni, serei sectário do discurso economiástico, uma vez que já discorremos (e muito, diga-se) sobre as preexcelentes e virtuosas qualidades violonísticas dessa intérprete. Atentarei, pois, tão e somente para algumas “excrescências”, as quais podem e devem ser ressaltadas, uma vez que se ressuma aí a verdadeira realização estética e sonora desse álbum e de suas interessantes interpretações.

Como notaram pelo arquilexema dessa postagem, Goni interpreta o notável compositor paraguaio Augustín Barrios. Na condição de sul-americanos, temos uma grande e profunda familiarização com essas peças, as conhecendo ainda nos primeiros anos (diria, até, que anteriormente aos estudos propriamente ditos) de contato com a escola erudita do violão. Contudo, Goni – como bem o sabem – provém de latitudes que não ensejam tal consubstanciação musical. Creio que seja justamente nesse ponto que se manifeste, de maneira mais do que evidente, a virtuosidade e agudeza da intérprete.

De fato, a violonista grega traz para a interpretação das peças uma exitosa qualidade técnica. Basta promover a audição da belíssima peça Maxixe, que abre o álbum, ou o trêmolo Un sueño en la floresta. Aos nossos ouvidos, tão acostumados com as peças e o estilo de composição de Barrios, a interpretação de Goni poderá soar um tanto ... amorfa. Contudo, essa será apenas uma réproba e nada feliz análise da excelente interpretação dessa violonista. É interessante notar com que grandiosidade e eloqüência Goni executa as peças do grande Barrios. Por suposto, já nos é mais do que conhecida a obra desse compositor. Não obstante, faz-se premente o conhecimento de intérpretes da envergadura de Goni, a executar obras da estatura de um Barrios.

O repertório, do mesmo modo, foi escolhido de modo a salientar as características correspondentes às idiossincrasias interpretativas da violonista. Peças como a valsa 4 da Opus 8 ou a própria suíte andina, carregadas de expressividade e densidade, são munificentes com as mãos de Goni.

Enfim. Um álbum para deleitar vossas audições.

Disclist:
01 - Maxixe
02 - Un sueño en la floresta
03 - Vals, Op. 8, No. 4
04 - Humoresque
05 - Sarita (Mazurka)
06 - Madrigal - Gavota
07 - Vidalita con Variaciones
08 - Junto a tu corazón - Valsa
09 - Mabelita
10 - Tu y Yo (Gavota romántica)
11 - Villancido de Navidad
12 - Pepita
13 - Suite Andina - Aconquija
14 - Suite Andina - Aire de Zamba
15 - Suite Andina - Córdoba
16 - Suite Andina – Cueca

ANTIGONI GONI – BARRIOS GUITAR MUSIC

Marcadores:

14 Comments:

Blogger Sanabria e o Mundo Non-Sense said...

Helder vc disse certa vez que não tinha a Sonata K-331 A Major de Mozart, arr. por Kanengiser.

este é o link da aprtitura se interessar ainda

http://www.4shared.com/get/46834266/2e4c0082/Mozart_-_Sonata_K-331_A_Major__arr_Kanengiser_.html

atenciosamente José Roberto

5:00 PM  
Blogger Sanabria e o Mundo Non-Sense said...

Helder vc disse certa vez que não tinha a Sonata K-331 A Major de Mozart, arr. por Kanengiser.

este é o link da aprtitura se interessar ainda

http://www.4shared.com/get/46834266/2e4c0082/Mozart_-_Sonata_K-331_A_Major__arr_Kanengiser_.html

atenciosamente José Roberto

5:00 PM  
Blogger Carla Cristina said...

O tempo é algo em extinção para nós, querido. O que terá sido feito desse bem tão precioso, afinal? Econômico foi o seu segundo nome nesse texto... De qualquer forma, é sempre um prazer ler suas maviosas palavras!

Ósculos da sua

Carlinha.

5:07 PM  
Blogger felipe said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11:45 AM  
Blogger felipe said...

Ola meu nome é Felipe sou violonista faço parte da Orquestra de Violão da cidade de Votorantim interior de São Paulo.

Por acaso descobri seu site numa pesquisa do Google olha.. sem palavras simpesmente adorei, porque antes de músico sou fanático e grande entusiasta da música de todos os generos.

Sinceramente se eu fosse comprar todos estas obras acho que nunca conseguiria, muito obrigado.

Venho aqui porque baixei as Quatro Estações de Vivaldi do Yhamakita e a faixa 04 não abre e o disco Noturno de Juliam Breen não funciona só as 08 primeiras faixas no me celular de mp3 vocês poderiam colocar outrp link? ou arrumas estas obras no site?

Tambem gostaria de informá-los caso interesse que já a 04 anos que acontece na cidade um envento violonístico de renome internacional dedicado ao violão como um festival, com palestras masterclass e apresentções pois temos um núcleo em parceria com secretária de cultura municipal que coordena o curso, hojre nós damos o nome de Mostra Violonistica pois começou como festival.

Como Mostra este ano aconterá a terceira edição no mês de Setembro dias 05,06,07 com entrada franca e se possível alojamento, sendo o primeiro dia no teatro municipal da cidade dedicado a apresentação de orquestras de violão da região, ao Violonistas interessados em breve estarão abertas as inscrições esperamos este ano traser para o evento grandes violnistas de renome nacional e internacional do senário do violão clássico como nos anos anteriores.

Informações aqui segue o Link www.culturavotorantim.com.br/ qualquer dúvida perguntem lá mas sainda não há material disponível de divulgação do evento aguardem. Obrigado Felipe.

3:26 PM  
Anonymous camaraurbana said...

Muchas gracias por este aporte, es invaluable.
Estoy tratando de conseguir los discos que grabó Laurindo Almeida con música romántica española, claro que estaba bastante joven, aun tenía cabello, y el mío era castaño.
Mucha salud y paz.

12:51 PM  
Blogger Mom-há said...

Belíssimo!

12:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo amor de Tárrega e Sor, por favor dê upload novamente neste e em outros álbuns (recentemente postados) que foram tirados do ar!

Grato

5:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

cómo descargar el disco de Barrios, si es posible.
Muchas gracias

11:58 AM  
Anonymous Alan Roberto said...

Olá,

Pelo jeito uma certa "indústria fonográfica" (como se a arte fosse sujeita a tal idéia estapafúrdia) está impedindo o download dos arquivos que você disponibilizou.

Será que existe alguma alternativa?

Um grande abraço!

1:29 AM  
Blogger ACERVO DE FILMES said...

Olá, o link não funciona mais. Será possível postar novamente.O blog é maravilhoso Obrigado.

4:12 PM  
Blogger Leonardo Turaza said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:01 PM  
Blogger Leonardo Turaza said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:03 PM  
Blogger Leonardo Turaza said...

Começo dizendo que o trabalho que faz com esse blog é bárbaro, belo e de grande ajuda à musica, não só violonística, erudita ou popular, mas como um todo.
Obrigado pelo empenho e saiba que são muitos os que apreciam o trabalho que aqui faz. Dito isso, resta-me somente pedir para,se possível, postar novamente os trabalhos relacionados a Augustín Barrios, pois quase todos, ou todos que vi no blog já foram retirados do ar.
Desde já fico mui grato.

Leonardo Turazza

5:03 PM  

Postar um comentário

<< Home