domingo, abril 19, 2009

Consternações e Preocupações - Adeus ao rútilo Universo Violonístico

Essa será a primeira (possivelmente, a única) postagem de nosso bom blog em que não lhes trarei quaisquer materiais, pautas ou afins. De fato, o que lhes disponibilizo é uma profunda e inenarrável consternação pelo impingido fechamento do estupendo blog Universo Violonístico, que pertencia (pertence?) ao nobre e estimado Yuri.

Com efeito, a existência de nosso blog se deve a escassez e profunda carência de materiais para a arte das seis cordas. Confesso que, mesmo tendo empreendido estudos acadêmicos na área das Belas Artes, ainda sentia certa privação em alguns pontos, sobremaneira naqueles ligados a audição de peças para o violão. O agravante era que eu residia (ainda resido, diga-se) na capital de meu estado, e não em uma cidade do interior. Por suposto, muitas cidades interioranas são até mais bem providas e abastecidas de materiais do que as capitais. Mas o ponto é o seguinte: se eu, que estava recém-formado em um curso de Música, não tinha acesso a determinados materiais para dar aulas, ampliar meu universo de conhecimento e, enfim, aculturar-me de alguma forma; que seria, então, do indivíduo ainda mais carente do que eu? Aí é que surgiu a ideia deste blog.

Não possuo - e tampouco esse é meu intento – qualquer vínculo pecuniário com este blog. Ao contrário, ao mais das vezes tenho mesmo de me desdobrar, deixar tarefas de lado, procrastinar compromissos, tudo para conseguir trazer os materiais que julgo serem pertinentes aos leitores. Posto os materiais aqui desprovido e despido de todo e qualquer desígnio monetário. Portanto, não posso ser acusado de promoção da pirataria. O que os nobres amigos deveriam fazer, após o download, é tão e somente o uso privado de tais materiais. Se algum dos leitores porventura utiliza esse telmático meio para a difusão dos bens culturais, infelizmente não podemos fazer nada – haja vista sítios como o YouTube ou o Scribd.

O fato é que, tal como eu, o nobre amigo Yuri também não possuí(a) a tenção locupletada com o blog. Apenas é de interesse de ambos que a arte das seis cordas seja ainda mais difundida e estimulada. Muitos são os que nos escreveram agradecendo, incentivando, promovendo e, por suposto, reclamando. Contudo, foram conversas amigáveis e, na medida do possível, dialéticas, desprovidas da ubíqua ignorância que parece cingir esse tão interessante meio que é a internet.

E vejam só: o Universo Violonístico teve de, infausta e consternadoramente, fechar suas virtuais e tecnicistas “portas”. Todos que quiserem ir lá e ler os deliciosos e pontuais textos do nobre Yuri, consubstanciar os bons materiais lá divulgados e sedimentar sua erudição pessoal, enfim ... encontrarão apenas o desolador quadro da intolerância a iniciativas que visam o crescimento e a consubstanciação do saber. É, ao mínimo, deveras triste que a tepidez discursiva e mental de alguns levem a decadência de outros.

Não te aflijas, nobilário e estimado Yuri: guindou, ao máximo que conseguiu, o nobre lugar desse mirífico instrumento que é o violão. A exitosa existência do Universo Violonístico deixou a todos um legado de conhecimento e esplendor. Seu derradeiro fechamento produzirá uma existência lacunar e irrecuperável ao Universo das seis cordas.

Continuemos, pois, com o nosso bom espaço ...

18 Comments:

Blogger Heleno Filho said...

Muito legais as suas palavras, Helder.

Abraços!

12:33 AM  
Blogger 123 said...

Olá Helder, realmente é uma pena ter acontecido isso com meu blog. Todos esses problemas ja estavam me dando nos nervos... eu gostava muito de ler os comentários, atender aos pedidos de partitura que chegavam todos os dias por email (quando eu não tinha certa peça eu caçava na internet até achar). Enfim, gostava muito de ajudar as pessoas com o material de violão que ainda é muito complicado comprar, mas que felizmente isso vem se democratizando cada vez mais. Meu blog pode ter acabado, mas outros virão e o seu permanecerá como o maior de todos sobre violão. Só posso disser uma coisa: VIDA LONGA AO BLOG VIOLÃO ERUDITO!
Grande abraço, meu caro.

9:31 AM  
Blogger Unknown said...

Por isso que AMO tanto o violão erudito: Aqueles q se propõem a aprendê-lo são — no mínimo — nobres criaturas que, diferentemente das demais, abdicam de seus interesses em favor de ajudar ao próximo (mesmo sem conhecê-lo).
Fiquei maravilhado em conhecer este blog em 2008 (nunca havia imaginado achar obras de violão erudito dessa forma) e mais recentemente o Universo Violonístico q me mostrou obras q não se pode calcular o seu valor. E, para q esse país não afunde cada vez mais na pocilga, faço minhas as palavras do grande Yuri: "VIDA LONGA AO BLOG VIOLÃO ERUDITO!".
Parabéns Helder Bello.

1:41 PM  
Blogger Unknown said...

VIDA LONGA AO "VIOLÃO ERUDITO"


e muito obrigado Helder por abdicar de outras atividades para nos proporcionar excelente material violonistico!

1:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Helder
É com imensa satisfação que lhe escrevo. Perdoe-me não ter o nível de sua erudição,mas mesmo assim, precisava escrever-te. Primeiramente para parabenizá-lo pelo excelente material com que tem nos brindado,tanto na qualidade das postagens quanto nos preciosos comentários que enriquecem sobremaneira cada uma delas. E também para dizer-te que iniciativas altruístas como a sua merecem aclamação geral e profundo respeito, conferindo-lhe, talvez com um termo não muito adequado, o título de MECENAS. Um grande abraço e desejo de muito sucesso em suas realizações, bem como afirmação de profundo respeito e apreço.

8:55 PM  
Anonymous Alysson said...

caro helder,

concordo com tuas palavras. também lamentei muito a atitude do yuri de encerrar o blog, um espaço magnífico de apreciação e aprendizado da arte do violão.

o que os críticos desse tipo de blog não percebem é que a livre circulação de informações, sejam elas partituras, músicas, textos, constitui a vanguarda do nosso tempo, uma tentativa de democratizar e libertar a informação das garras do mercado e do esnobismo que muitas vezes aprisionam e enfeiam a arte.

longa vida ao seu blog e torçamos para que o yuri reavalie sua decisão, ou que outros possam continuar seu trabalho de vanguarda.

falar de pirataria ou coisa do tipo é demonstrar muita estreiteza de pensamento e total descompasso com o próprio tempo. e músicos descompassados não são nada legais de se ouvir.

continue resistindo

abraços

10:11 PM  
Blogger Gildo de Carvalho said...

Caro Helder, situações como essa nos consternam. Ainda há uma dificuldade mental naqueles que julgam arbitrariamente o tema exposto da razão do imedimento ao Yuri. Mental, por falta de raciocínio, bom senso, equilíbrio e companheirismo. Virtudes que não são encontradas em meio à mediocridade do pseudo-profissionalismo, que vem com a idéia de se estar contribuindo para a proteção de uns, mas na verdade é a mais pura acobertação de outros. Acredito (sem provas, é claro) que seja motivado pelo desejo de não ver mais a satisfação (pura e simplesmente) de um grupo não provido da sociedade cruel em que vivemos.
Que o barco não afunde!
Sucesso ao trabalho de todos!

10:27 AM  
Blogger Unknown said...

Acho que, em todos esses anos de convivência, nunca vi meu querido Helder tão indignado com algo referente à divulgação da música erudita. É realmente uma pena que o estimado Yuri deixe de manter seu blog. Certamente tudo o que foi lá postado ajudou muitos músicos que buscavam novos conhecimentos, ou o aprimoramento de tudo que já estudaram. Esperamos que ele volte a disponibilizar seus materiais, ainda que demore um tempo.

Quanto a ti, espero que continue sempre firme em seu propósito. Como músico formado, você conhece bem a dificuldade em encontrar novas informações acerca da arte das seis cordas. Seu trabalho facilita muito a vida de outros que sentem a mesma dificuldade que outrora você conheceu. Digo mais do que isso: sua paixão pelo violão contagia muitos ao seu redor, e estes aprendem a analisar com outros olhos esse instrumento tão popular e tão desconhecido. Um paradoxo digno de reflexões, a meu ver. Continue perseverando, amado. A sua imensa paixão pelo violão já é um passo vital para que seu trabalho prospere.

Ósculos!

12:18 PM  
Blogger GengisCad said...

Totalmente de acuerdo contigo, Helder! deberían entender que quien descarga música es el que NO PUEDE pagar la obra o no puede conseguirla, así que este tipo de blogs (que además son un libro abierto en cuanto a conocimientos) no les quitan nada, empero, ayudan a que los conozcamos.- Yo conocí a David Russell y a Fabio Zanon por internet, sin vuestros blogs aún no sabría ni que existían!!! pero ahora no solo los conozco sino que los admiro, y si los contrataran para actuar en Uruguay, haría cualquier cosa por verlos! Te agradezco a tí y a Yuri el tiempo que nos dedicaron sin afán de lucro, ellos también deberían agradecérselo! Dios te bendiga y acompañe, a tí y a Yuri.-

10:54 PM  
Blogger darknet⊕ said...

Sua escrita parnasiana é impressionanate.
Assim como o conteudo musical.
lamento pelo fim.



:~~

5:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Helder. Continue firme!

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pessoas ligadas às artes sempre são humanitárias, embora haja aqueles que merecem ser acantados! Parabenizo o Yuri pelo excelentíssimo trabalho feito.
Quanto ao heróico Helder, dispensa comentários. É de uma gentileza e nobreza só!

6:19 PM  
Blogger TINA said...

Olá, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Em segundogostaria de lhe perguntar o seguinte; há alguns anos ouvi no programa de Turíbio Santos na rádio Cultura de SP, composições de Sátyro Bilhar e Levino da Conceição - coisas belíssimas, diga-se de passagem -. Desde então procura algo destes compositores sem a felicidade de encontrar. Sabe de alguma referência a respeito deles? Onde poderia encontrar algo para ouvir?

Obrigado

Conrado

11:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Helder,

Que bom que você voltou a blogar!!!!! Lembra que eu sempre deixar um artigo crítico sobre algum algum CD ou música como um todo? Lembra? Eu tinha ficado até de deixar um sobre o Baden...Lembrou?

Já escreve para o Yuri lamentando o fechamento do excelente blog e trabalho socio-musical realizado por ele - e por você, também.

Depois escrevo mais.
Abraços,

Fica com Deus.

librawinmx,

9:33 AM  
Blogger Alvaro Henrique said...

Na minha opinião, hoje já é possível pensar no caminho do meio.

Tem gente por aí que quer ver seu trabalho divulgado em quantidade e qualidade suficientes para que um blog dedicado à divulgação cultural possa colocar disponível para download gratuito apenas gravações e textos de artistas que não são contrários à esse tipo de divulgação.

Por exemplo, em 09 de maio toquei num concerto na Suíça que homenageou Heitor Villa-Lobos, e estou colocando disponível para download gratuito a gravação ao vivo desse recital em www.alvarohenrique.com/Alvaro_Henrique_Live_in_Switzerland_09may2009_V illa-Lobos_Konzert.zip .

Espero que todos os blogs dedicados à divulgação cultural continuem existindo e fazendo um bom trabalho. E creio que é possível fazê-lo sem recorrer à pirataria.

10:29 AM  
Anonymous Alexandre Jaguar said...

É isso aí, bons amigos.
Fui e voltei várias vezes, mas sempre me encontro percorrendo as páginas do Violão Erudito.
Fico triste pelo blog do Yuri, e mais triste ainda por não te-lo conhecido antes.
Mas senhores, é problemático lidar com pessoas. Você faz as coisas na melhor das boas intenções. Mas nunca terá plena satisfação.
Mas... Pensando bem? Eu nem ligo.
Meu Senhor Jesus Cristo veio ao mundo plantar o AMOR, e vejam o que aconteceu com ele...
Helder, continue o perfeito trabalho que sempre teve. Yuri, muito boa sorte em todos os caminhos que escolher.
Abraços a todos!

2:17 AM  
Blogger Charles Michel N. Félix said...

E ae cara, eu também tenho um blog com várias partituras disponíveis, da uma olhada lá!!! quem sabe podemos troca partituras e aumentar nosso arcevo!!!
http://violonistico.blogspot.com/

2:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amigo, veja bem as palavras do Yuri se concretizando. Enfim, este blog continua sendo um dos melhores. Estou iniciando meus estudos nessa arte e aqui posso encontrar materiais ricos para educar meus ouvidos. Obrigado por difundir esta arte

8:48 AM  

Postar um comentário

<< Home