domingo, maio 31, 2009

Fábio Zanon - Villa-Lobos Complete Solo Guitar


Olá, diletos e estimados leitores. Serei desmesuradamente lacônico nas vindouras linhas, pois, mesmo com o adiantado da hora – e mesmo sendo um dominical dia – tenho muito por fazer. De qualquer modo, não poderia deixar de pedir-lhes indultos. Afinal, as famígeras águas de maio já se findam e é somente agora que por aqui apareço. O fato é que estou a produzir materiais didáticos por aqui, o que – convenhamos! – (e utilizando, ao mínimo, um eufemismo) toma certo tempo desse que vos escreve.

Destarte, para que o mês não fique a dever-lhes sequer um mínimo álbum, trago-vos logo um pelo qual conservo desmesurado apreço. Certamente, pelo título da postagem já puderam inferir que se trata de um dos violonistas mais quistos e virtuosos da hodiernidade. Não obstante, existem outras razões pelas quais conservo tamanha admiração pelo trabalho de Zanon.

Sendo inenarravelmente objetivo, creio que são poucos os que não concordam que este álbum encerra, “tão e somente”, a “mais acertada” (entenda-se por isso que a interpretação veiculada no álbum é por muito elaborada, conservadora de uma agógica impecável) interpretação da obra violonística de Villa-Lobos que já tive a oportunidade de escutar. Pelo que, então, o Choro nº 1 ou os notáveis prelúdios se nos transfiguram, musicalmente, em expressões artísticas da mais alta e plurissignificativa estirpe?! Sem dúvida, é apenas um virtuose, cônscio da pluralidade da arte das seis cordas, entendedor da polifonia e do grande lastro interpretativo de Villa Lobos para nos brindar com tão mirífica interpretação.

Não há dúvidas de que se trata de um hiperbólico e nada mesurado discurso. Entretanto, aqueles que promoverem uma atenta e densa audição das peças interpretadas pelo emérito Zanon, provavelmente não apresentarão opiniões tão distintas da que esta que por ora leem aqui. Ademais, quero crer que a obra de Villa Lobos é uma das mais interpretadas e gravadas ao redor de nosso “mundializado” globo. Mesmo assim, jamais fora representada em toda sua magnitude e densidade como aqui.

O vindouro mês, caros amigos, trar-lhes-á outros indispensáveis e magníficos álbuns. Perdoem, novamente, o incurioso hiato...


Disclist:

1. Suite Populaire Bresilienne, Mazurka-Choro
2. Suite Populaire Bresilienne, Schottish-Choro
3. Suite Populaire Bresilienne, Valso-Choro
4. Suite Populaire Bresilienne, Gavota-Choro
5. Suite Populaire Bresilienne, Chroninho
6. Suite Populaire Bresilienne, Choros No. 1
7. Five Preludes, No. 1 In E Minor
8. Five Preludes, No. 2 In E Major
9. Five Preludes, No. 3 In A Minor
10. Five Preludes, No. 4 In E Minor
11. Five Preludes, No. 5 In D Major
12. Twelve Etudes, No. 1: Anime
13. Twelve Etudes, No. 2: Tres Anime
14. Twelve Etudes, No. 3: Un Peu Anime
15. Twelve Etudes, No. 4: Un Peu Modere
16. Twelve Etudes, No. 5: Andantino
17. Twelve Etudes, No. 6: Un Peu Anime
18. Twelve Etudes, No. 7: Tres Anime - Modere
19. Twelve Etudes, No. 8: Modere
20. Twelve Etudes, No. 9: Un Peu Anime
21. Twelve Etudes, No. 10: Anime - Lent - Modere - Anime - Tres Anime
22. Twelve Etudes, No. 11: Lent - Anime
23. Twelve Etudes, No. 12: Un Peu Anime

FABIO ZANON - THE COMPLETE SOLO GUITAR MUSIC VILLA-LOBOS

PARTE I
PARTE II

Marcadores: ,