segunda-feira, setembro 24, 2007

Edoardo Catemario - Spanish Guitar Music


Saudações, meus diletos leitores. Eis que já andamos ao fim desse “independentista” mês de setembro. Como o tempo passa rápido, não é mesmo? Daqui a um pouco já estaremos comemorando a chegada de outro velho novo ano. Pois é. A celeridade com que os dias transcorrem me impressiona. Enfim.

Trago-vos, hoje, um álbum bem interessante. Como o título já exprime, trata-se de um violonista a executar um repertório espanhol. Contudo, não é apenas outro violonista a se valer de tal célebre filão de composições. Em verdade, estou a postar esse disco aqui mais para que vislumbrem, ou melhor, escutem a acurada e técnica e primorosa interpretação de Edoardo Catemario.

Catemario é um violonista Italiano. A Itália é, sem dúvida, um país eminentemente cultural e erudito. Desse modo, não se poderia esperar menos desse violonista. Já postei alguns álbuns no blog que trazem um tema espanhol. Entretanto, jamais vos trouxe um disco que me impressionasse tanto pela extrema qualidade e soberba interpretação. Talvez tanto primor se deva ao fato de que Catemario começou a estudar música com apenas cinco anos de idade, sendo que com onze conquistou o seu primeiro prêmio em um recital.

O fato é que o repertório desse disco traz peças mais do que conhecidas de nossos bons ouvidos: cuido que são peças já tratadas como “clássicas”. É o caso de “Astúrias”, de Albeniz; de “Recuerdos de la Alhambra”, de Tárrega ou da “Danza nº 5”, de Granados. Levo-me a crer que seja interessante a audição de tantas peças já entranhadas em nosso ouvido interno. Assim podemos fazer um cotejo entre as mais diversas interpretações e escolher aquelas que mais nos agrada. Ademais, é mais do que pertinente ouvir o maior número de violonistas a interpretar a mesma peça, a fim de que tomemos uma como parâmetro.

É interessante ver com que precisão e segurança Catemario executa tais obras. Realmente, é como se as ouvíssemos de um modo inteiramente novo. As acentuações presentes em “Astúrias”, a delicadeza que vemos em “Capicho Árabe”, a sutileza e sobressai nas peças de Granados, enfim, todo o álbum denota um absolutamente competente instrumentista, dotado das mais finas e bem desenvolvidas técnicas. Indubitavelmente, um prazer aos nossos ouvidos.
Não irei discorrer muito sobre a biografia e afins desse pindárico violonista. Creio que melhor que minhas reles palavras, o faça o sítio de Catemario: EDOARDO CATEMARIO WEBSITE. Verão que esse sítio é bem interessante: conserva um fórum, uma divisão de classificados e traz, ainda, uma seção de downloads. Além do mais, tem um visual bem limpo e agradável. Tal como as execuções desse estupendo violonista.

Eis que vos deixo o disclist e os links:

01 Albeniz – Astúrias
02 Albeniz – Sevilla
03 Albeniz – Cataluna
04 Tarrega - Capricho Arabe
05 Tarrega - Mazurka en Sol
06 Tarrega - Recuerdos de la Alhambra
07 Granados - La Maja de Goja
08 Granados - Danza n. 5 (Andaluza)
09 Granados - Danza n. 4 (Villanesca)
10 Torroba - Sonatina I. Allegretto
11 Torroba - Sonatina II. Allegretto
12 Torroba - Sonatina III. Allegretto

EDOARDO CATEMARIO – SPANISH GUITAR MUSIC
Parte I & Parte II.

Marcadores:

segunda-feira, setembro 10, 2007

Göran Söllscher - Greensleeves



Olá, meus amados e mais do que queridos leitores. Antes de qualquer coisa, peço indulto por ter demorado tanto a encetar os trabalhos deste mês. O fato é que tive alguns problemas “internéticos” no corrente mês. Primeiramente, algum vil e pueril ente virtual, que nada mais tem a fazer na indubitavelmente miserável vida que leva, resolveu “clonar” meu perfil “orkutiano” – pois é. Secundariamente, contraí alguns problemas com a minha conexão de Internet. Como vêem, meus estimados amigos, os dias começaram não lá mui bem a esse que vos escreve. Mas tudo pode melhorar – e, invariavelmente, acaba por melhorar. Ainda mais quando nosso aparelho auditivo se depara com tão belas e singelas notas como as de Göran Söllscher.

Pois que vos trago esse álbum que é, ao meu ver, mui belo e ditoso – afinal, eu aprecio deveras a música renascentista e barroca. Certamente, muitos dos caros amigos devem conhecer o sublime e famigerado tema “Greensleeves”. Mas muitos de vocês talvez não tenham tido a oportunidade de escutar tal pujante peça com a excelente e segura interpretação de Söllscher. De fato, o álbum traz, além de tal mais do que conhecida peça, outros compositores que fazem do álbum uma verdadeira obra prima.

Göran Söllscher, como o nome já parece indicar, é natural da Suécia. Começou seus estudos de música ainda infante, com apenas sete anos. Confesso que não conheço a fundo a trajetória desse estupendo violonista, mas trago na memória o modo como conheci o magnífico trabalho de Söllscher: a minha primeira professora de violão – ah! Quantos anos já se passaram... – conservava um impressionante conhecimento musical, tendo informações de vários violonistas, compositores e “etecéteras”. O interessante foi que em uma aula ela me veio com um álbum (mais precisamente, uma fita K7; algo que muitos certamente não conhecem) de Söllscher e me disse o seguinte: “eis aqui, meu aluno, um violonista que vai de Bach à Beatles”. Na hora não compreendi mui bem, mas depois de um certo tempo entendi que esse virtuoso violonista era muito conhecido no meio musical por apresentar um repertório, ao mínimo, abrangente.

E é precisamente isso que vemos nesse álbum. Um repertório variado, diverso e absolutamente soberbo. Composto por belíssimas peças de compositores anônimos, passando por Bach, Sor e até mesmo pelo não muito conhecido (mas brilhante!) Michelangelo Galilei, Söllscher revela toda a sua apurada técnica, todo o seu notável talento, enfim, toda a sua formidável desenvoltura musical. O mais interessante de tudo é que esse violonista não executa tais peças em um violão “normal". Pois ele toca em um impressionante instrumento de onze cordas. Por isso as peças soam tão densas e encorpadas. Bem. Talvez o violonista também ajude; mas só um pouquinho.

Pilhérias à parte, vos deixo com esse excelente e impressionante trabalho do primoroso Göran Söllscher. Espero que desfrutem esse lírico e enternecedor álbum.

GÖRAN SÖLLSCHER - GREENSLEEVES

Marcadores: